A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps4:start

Phantasy Star 4

Data de lançamento 17/12/1993 (Japão), fevereiro de 1995 (EUA), 08/12/1995 (EUR)
Console Originalmente para o Mega Drive
Também disponível Virtual Console do Nintendo Wii, Sega Saturn (na coletânea Phantasy Star Collection)
Documentação Caixa da versão americana (frente e verso), Manual da versão americana. Para mais documentos, consulte a seção de scans

Phantasy Star 4 foi lançado em 1993 para o Mega Drive japonês, e é considerado por muitos como o melhor jogo da série. O jogo começou sendo desenvolvido para o Sega CD, e segundo rumores se chamaria “Phantasy Star 4: The Return of Alis”. A Sega acabou desistindo da ideia, e após um longo período de desenvolvimento, o jogo foi lançado em um cartucho de impressionantes (para a época) 24 megas.

E a espera valeu a pena. O jogo promoveu avanços enormes sobre os jogos anteriores em todos os sentidos possíveis: os gráficos de batalha, a música, o desenvolvimento dos personagens, tudo o que se destaca nos jogos da série parece brilhar com intensidade ainda maior em Phantasy Star IV. Em um determinado estágio de desenvolvimento, mesmo os labirintos se apresentariam em 3D, como em PSI, mas a Sega voltou atrás e adotou o esquema de visão de PSII e III.

O sistema de batalhas recebeu atenção especial, e os personagens agora podem combinar seus ataques com o sistema de macros. A trama reúne diversos elementos dos jogos anteriores e amarra toda a série em um desfecho definitivo.

Phantasy Star 4 é considerado o último Phantasy Star da série clássica. Não foi lançado no Brasil, mas um grupo de romhackers traduziu-o para o português e disponibilizou um patch que deixa o jogo no nosso idioma (consulte os links abaixo).

Imagens

jogos/ps4/start.txt · Última modificação: 2011/02/06 07:34 por orakio

Ferramentas da página