Skip navigation

Semana Bizarra de Phantasy Star IV: salvando a Alys (método 2)

Postado por em 21/05/2010

Dando continuidade à Semana Bizarra de Phantasy Star IV no Blog de Algol, nosso bizarro amigo Yoz, que fez a bizarra captura de sprites de Phantasy Star I, vai contar mais sobre as bizarras descobertas que fez em Phantasy Star IV. É bizarro. Com a palavra, Yoz, o ídolo da molecada algoliana.

— Orakio “O Gagá” Rob

(Método 2, Clonagem de Personagens)

Esta será a parte final da série de 5 postagens referentes a Semana Bizarra Phantasy Star IV. E neste quinto post, será mostrado passo a passo para salvar a Alys e levá-la para enfrentar a Escuridão Profunda. Entretanto, é importante que seja dito que este método nasceu por causa de uma insatisfação referente ao procedimento anterior (Método 1), que como conseqüência, impedia que várias coisas fosse adquiridas, como por exemplo o LandRover pelo método tradicional, sem mencionar as missões extras da Associação dos Caçadores que acabavam ficando prejudicadas.

Esta metodologia é simplesmente perfeita (O orgulho do Vovô aqui), e macabra também, se é que posso usar este termo, porque aqui simplesmente você deixa a Alys morrer (Como deve ocorrer na linha normal de jogo) e depois viaja para outro planeta e a pega de volta, como se, roubando o linguaja do Star Trek, eu tivesse deixado um padrão de teletransporte neste planeta para ser resgatado posteriormente. Mas, nesse caso um padrão de clonagem. Agora chega de postergação e vamos ao que interessa.

Primeiramente, comece o jogo e vá se encontrar com a Alys Brangwin (go meet Alys Brangwin). Depois disso, vá falar com o Reitor (go talk to the Principal).

001

Use o código (use the following DeBug Menu code) de DeBug Menu (FFEC9F:06), ignore Hahn Mahlay e finalmente desça para o subsolo da universidade para enfrentar IgglaNova (ignore Hahn Mahlay and keep going until you face IgglaNova).

002

Tendo vencida a batalha contra IgglaNova, retorne ao Reitor, ainda ignorando Hahn (return to the Principal and still ignoring Hahn), para fechar a missão para qual os caçadores foram contratados.

003

Ao liberar a passagem de saída da cidade de Piata, siga apenas com Chaz Ashley e Alys Brangwin em direção a Zema, entre na caverna do Vale do Nascimento e vá pegar Rika na Bio Fábrica (head toward Zema and go get Rika in the Bio-Plant).

Cuidado com os elevadores devido a opção Block ligado.

004

Graças ao fato deste encontro com a Rika ter ocorrido muito que prematuramente, surgirá um pequeno bug na terceira posição dos personagens (there will be a small bug in the third position of the characters) do grupo, e isso precisa ser concertado (and it needs to be fixed) para que tudo dê certo posteriormente! para corrigir, basta abrir o menu e esperar a coisa se regenerar (just open the menu and wait for its restoration), isso as vezes demora um pouco porque o sistema do jogo esta carregando as informações (“Loadeando” :-)), por isso, se quiser, basta aumentar a taxa de framer do emulador (Se for o DeBugens, basta dar uns dois ou três toques em F4 para aumentar o frame e depois em F2 para normalizar depois do game ter se regenerado) e esperar que o quadradinho vermelho comece a piscar. Entretanto, aconselho a antes disso salvar o game usando o próprio sistema de Save Game do emulador (Mais tarde, esse procedimento será importante para que não haja explosão de memória proporcionado quando salvamos o game usando o salve próprio jogo), porque pode ocorrer do jogo travar nesse processo de correção de Bug, em seguida mude a ordem dos personagens para a mesma posição que estavam (then change the order of the characters to the same position as they were before), neste caso Alys, Chaz e Rika. Você pode até mudar a ordem se quiser deixar o Chaz na frente, mas só não coloque a Rika por primeiro se não ela desaparecerá para sempre (Be aware: do not place Rake in the first position; if you do, she will disappear for good). Para consolidar a correção, basta sair da cidade.

Observe um pequeno detalhe, repare que quando todos estiverem saindo da caverna do Vale do Nascimento, o professor Holt estará acompanhando a equipe ainda transformado em pedra.

005

Fora de Zema, siga caminho de volta a Piata (go back to Piata) tendo no grupo Alys, Chaz e Rika, este será o grupo a ser, vamos dizer assim, clonado. Aconselho também que compre um Telepipe ou adquira o Ryuka (Either buy a Telepipe, or learn Ryuka). E um detalhe importantíssimo, deixe sempre a Rika por terceiro (always leave Rika as the third member), pois, além da Alys, você também perderá a menina de orelhas pontiagudas temporariamente (Infelizmente ela não poderá comparecer ao enterro da Alys). Em Piata, vá para o ponto onde Chaz começa a aventura, e pegue o Expresso para Rykros (Use the Express that takes you to Rykros) e siga caminho rumo a Torre da Fúria (and follow the path to the Anger Tower).

006

Entrar na Torre da Fúria sem a Elsydeon não será problemas, basta manter a opção Block ativada e você terá livre acesso ao lugar (keep the Block option turned on and you will have free access to the place). Todavia, PRESTE BEM A ATENÇÃO NA ORIENTAÇÃO A SEGUIR (Pay attention in the following instructions!), pois ela definirá o êxito de nosso propósito, que é o de salvar a Alys. Vá até as escadas que levam ao salão onde se encontram a Alys falsa, desligue a opção Block, suba e desça por onde veio, e, acima de tudo, não enfrente a Alys falsa! (turn off the Block option, go up and down the stairs, and do not face the fake Alys!) deixe isso para o final. Pronto, você acabou de deixar o seu padrão de clonagem na Torre da Fúria.

Como?

Simples…

Mais tarde eu explico…

🙂

Obs…: Daqui para frente, não use mais o save game do jogo, use apenas o save game do Emulador (From here on, do not use the proper save game, just save states provided by your emulator). Se estiver usando o DeBugens, é só pressionar F5 para salvar e F8 para carregar (If you are using DeBugens, you just need to press F5 to save and F8 to load). F6 e F7 modificam os Slots onde se deseja salvar.

007

Agora retorne para Motávia usando seu teletransporte, e pegue Hahn (Get back to Motavia and tal to Hahn) em Piata.

008

Assim que Hahn entrar para o grupo, repare que ele substituirá o personagem situado na terceira posição, neste caso, a Rika deixará a equipe (Now, Rika will leave the team). Em seguida, vá pegar Rune em Molcun (go and get Rune in Molcun).

009

Siga a ordem “pré-estabelecida dos fatores”, ou seja, jogue normalmente. Vá para Krup e conheça Saya, pode equipar seus personagens se quiser. Após isso rume para a caverna que leva a Tonoe (take your way to Tonoe) e depois para o dito cujo vilarejo, lá haverá a troca Rune por Gryz na cabana do Vovô Dorin. Complete o objetivo de sua ida a Tonoe pegando o Alshline (Get the Alshline) no porão do armazém, em seguida retorne para Zema (return to Zema), despetrifique os habitantes da cidade e derrote IgglaNova (and defeat IgglaNova).

É aqui que as coisas mudam um pouco, como já foi realizado a missão do Vale do Nascimento, agora é só seguir em frente. Nalya e Aiedo são as próximas paradas, mas não tente realizar o evento nos destroços próximo a Nalya (do not try fulfill the sidequest in the Wreckage near Nalya), pois já que Rika não esta na equipe, o jogo travará quando formos tentar obter informações sobre o lugar no computador central. Cruze a passagem cavernosa que liga Aiedo com Kadary e siga para o Forte Zio, derrote Juza e enfrente Zio (go to Fort Zio, defeat Juza and face Zio).

010

Quando Alys for levada as pressas para Krup, Demi estará na mesma situação que Rika quando foi pega, então, a primeira coisa a fazer é descer as escadas para evitar problemas com esta anomalia e modifique a posição dos personagens para corrigir o bug, mas não deixe Demi na primeira posição, caso contrário, ela desaparecerá. Se não quiser esperar muito até o game regenerar as informações, vale a dica dada no caso da Rika, pressione umas duas ou três vezes o F4 do teclado para aumentar o framer, quando o quadrado vermelho começar a piscar, pressione o F2 para normalizar o framer do jogo e modifique a posição dos personagens.

011

Vá para o Sul de Krup e pegue o LandRover (get the LandRover) e siga normalmente. Se quiser vá à Monsen, faça a história do Terremoto e siga para o Sistema de Controle Tectônico para resolver o problema do vilarejo. Entretanto, a nossa missão é em Torre Ladea (in the Ladea Tower).

012

Em Ladea, algo diferente deve ser feito para evitar problemas (something different must be done to avoid problems) mais tarde, ignore Rune e pegue o Cajado Psíquico com a opção Block ligada (pass through Rune and get the Psycho Wand with the option Block turned on), isso é para evitar que ocorra um problema acarretado pela ausência de Rune, após pegar o Cajado Psíquico você simplesmente pode optar por desligar a opção block assim que pegar o cajado e assistir ao enterro de Alys, ou sair da Torre Ladea e ir direto para Nurvus derrotar Zio, mas se optar por esta segunda escolha, o resultado será uma Alys controlada por você (Que será revelado mais tarde como fazer isso) simultaneamente com outra eternamente doente na cama da estalagem de Krup.

013

Você escolhe.

Neste caso optei por realizar o evento que leva a morte de Alys, apos o enterro siga para a Forte Zio e derrote o algoz de Alys.

014

Após derrotar Zio, Demi deixará a equipe para ficar no controle de Nurvus e Gryz retornará para Tonoe. Como a Alys morreu temporariamente, Rika desapareceu devido a antecipação de sua entrada na equipe, e deixamos de pegar Rune na Torre Ladea Chaz, como resultado, Chaz estará sozinho (Chaz will be by himself). Todavia, este será o momento para trazer Alys e Rika de volta (this is the moment to bring back Alys and Rika). Portanto, muita atenção nas orientações a seguir.

015

Retorne para Piata, pegue o Expresso para Rykros e siga caminho até a Torre da Furia.

016

MUITA ATENÇÃO! Salve o jogo (F5) quando estiver de cara para a escada que leva ao pavimento onde se encontra a Alys falsa. Abra a janela do DeBug, ative a opção Block e suba as escadas (activate the Block option and go up the stairs).

017

No pavimento superior, desative a opção Block e desça as escadas (disable the Block option and go down the stairs).

018

Como resultado desse procedimento, você emerge das escadas tendo consigo Alys, Chaz e Rika (O mesmo grupo com o qual se havia deixado o “padrão de clonagem” no começo do jogo).

Espera um segundo! Como isso aconteceu?

Simples!

Quando se esta jogando normalmente, chegará um momento em que Chaz deverá subir essas escadas e enfrentar a Alys falsa, e quando isso ocorre, Chaz ficará SOZINHO. Bem, quando o nosso herói cruza as escada para o andar térreo da Torre da Fúria, o jogo armazena na memória as informações do grupo a qual estavam acompanhando Chaz (Na verdade ele armazena o grupo inteiro e não somente quem estava com ele), e quando ele desce pelas escadas, o jogo resgata essas informações e “conserta” o agrupamento.

O que o manual do jogo nem sonha em revelar sobre isso tudo é que quando fazemos essa manobra uma vez, essa informação fica armazenada na memória até que o jogo seja desligado, e a grande sacada aqui é que o jogo só vai saber que se desligou quando usarmos o save do próprio jogo (Pressionando Start, Salvando e bla bla bla) e carregarmos o mesmo. Todavia, se usarmos o salve do emulador isso seria o mesmo que dizer que o jogo rolou ininterruptamente, não havendo assim explosão de memória (Liberação de memória desnecessária).

A opção Block do DeBug Menu vai criar justamente uma brecha nessa regrinha para que nos permitirá manipular o grupo do jogo, ou seja, quando você sobe as escadas com a opção Block ligada, o jogo não irá armazenar o ultimo grupo que entrou em contato com a mesma, porém, se desligarmos a opção Block e descermos pela mesma, ele irá resgatar o que tiver na Memória. Todavia, se não estiver nada armazenado na memória, o jogo lhe dará de presente 5 Chaz.

E é isso…

Agora é dado segmento à linha normal do Game seguindo para Zelan. Porém, se não quiser ter fazer escala em Motávia para poder chegar lá, irei ensinar um truque para usar o porto espacial de Rykros, na Torre do Silêncio, sem realizar os eventos referentes a revelação da Genesis Algoliana, pois lembre-se de que o objetivo aqui não é somente salvar a Alys, mas sim fazer com que ela participe das missões e que todas (Ou quase) sejam cumpridas o mais próximo da ordem normal possível. Excetuando-se é claro o mínimo de alterações nos casos necessário (Na verdade algumas pequenas quebras necessárias na ordem dos eventos).

019

Então, vamos optar por não usar teletransporte e seguir para Zelan partindo de Rykros!

Vá para a Torre do Silêncio e ative a opção Block do DeBug Menu. Isso fará com que Le-Roof permaneça quieto, mas também o impedirá de acessar o porto espacial.

Então faça o seguinte…: Chegue próximo aos portões que levam ao porto espacial, abra-os e dê apenas um toque para cima para que o personagem da frente fiquem relativamente dentro da passagem conforme mostrado na foto abaixo. Então, abra o DeBug Menu e desative a opção Block e isso fará com que os personagens entrem no porto espacial de Rykros sem realizar nenhum evento. Quando entrar no porto, surgirá a cartografia estelar mostrando o Sistema Algoliano, porem, os controles estarão travados em Motávia. Isso ocorre porque o código de DeBug Menu está ativado, segurando o cursor nas coordenadas no planeta em questão, se confirmar, será para lá que você viajará.

020

Para corrigir este problema, basta ir em “File” e “Game Genie” e desativar o código de DeBug Menu…

021

…isso o fará ter controle do cursor na cartografia, então, mova o mesmo para a posição de Zelan e confirme o destino.

022

O jogo prossegue normalmente com a Alys substituindo Rune. Ou seja, tanto na linha normal quanto nessa alternativa com a Alys na equipe, estaremos trabalhando com quatro personagens constantes, permitindo a entrada dos demais como o Raja e Kyra Tierney.

023

Um dos pontos mais intrigante disso tudo é que mesmo não tendo Rune na equipe, ele fará sua atuação quando for necessário, participando de diálogos e inclusive surgirá quando for o momento de adquirirmos a Espada Elsydeon.

024

Depois da missão da Garuberk e uma pequena parada no templo Gumbious, porem, o próximo passo seria ir até o Templo dos Soldados na Ilha próxima a Krup. Nem preciso dizer que se essa missão for realizada, o Seth não poderá ser escolhido como quinto integrante para a batalha final contra a escuridão profunda.

Nesse caso, pode-se optar por algumas alternativas interessantes…:

A primeira delas seria realizar a missão do Aero Prisma e perder Seth para sempre.

Outra alternativa seria usar o Expresso para Rykros e deixar a missão da aquisição do Aero Prisma para o final, e nesse caso, deixaríamos de enfrentar a ultima forma do Dark Force e obviamente ficaríamos também sem o prisma e sem acesso ao planeta cristalino através da enfadonha viagem espacial.

Ou então, simplesmente use o procedimento de clonagem de personagens. Para essa ultima alternativa, basta, seguir o mesmo procedimento adotado para clonar a Alys e a Rika, ou seja, assim que pegar o Seth, vá até a Torre da Furia em Rykros, fique próximo da escada que leva ao pavimento onde se encontra a Alys falsa, desligue a opção Block, suba e desça as escadas. Depois disso, vá e enfrente a ultima forma de Dark Force, e depois da batalha, retorne a Torre da Furia, fique novamente próximo da escada que conduz ao pavimento da falsa Alys, só que dessa vez você precisaria subir as escadas com a opção Block ligada, quando estiver lá em cima, desligue a opção Block e desça, e pronto! Seth estará na sua equipe mesmo depois de ter sido morto na batalha. No entanto, existe um ponto negativo, você não poderá pegar mais nenhum outro personagem como quinto, pois a presença de Seth estaria impedindo disso se concretizar.

Agora, ao chegar no momento decisivo do jogo, basta escolher seu quinto integrante, podendo ir para o porto espacial escolher entre Hahn Mahlay, Gryz, Demi, Raja ou Kyra Tierney. Ou então, siga para a Torre Ladea e integre Rune Walsh, ou vá para a entrada da caverna da ilha próximo a Krup e deixe Seth Shizlabram o ajudar na batalha final.

025

Bem, com isso encerro o ultimo post referente a Semana Bizarra Phantasy Star IV, espero que todos se deleitem com os meus textos da mesma forma como eu ao escrevê-los.

Até outro dia!

PS. Só pra deixar a galera com um gostinho de quero mais! Vou deixar essa imagem aqui…:

026

Será que alguém descobre como eu fiz isso usando o DeBug Menu? Ou ao menos o quê que há de errado com essa imagem?

🙂

14 Comments

  1. Posted 21/05/2010 at 6:18 am | Permalink

    Essa imagem ao final é a mnelhor! huahuahuahauha

    Bem legal. Fechou bem a série de posts.

  2. Posted 21/05/2010 at 7:54 am | Permalink

    Valeu Senil… Sei que posso contar sempre com você, alias! Obrigado por ter me ajudado nessa “matéria” com as traduções das partes negritadas…

  3. Posted 21/05/2010 at 8:00 am | Permalink

    Imagina! Estou aí para o que precisar! hehehe

  4. Posted 21/05/2010 at 5:03 pm | Permalink

    OMG, quanta coisa!!
    Se eu não tivesse terminado PSTAR tão recentemente eu rejogaria pra tentar essas coisas. Já fico contente por ver o que acontece.
    Agora, enfrentar Seth à bordo do CAVALO DE AREIA ? hehehehe! Essa eu quero ver!

  5. Posted 23/05/2010 at 11:24 pm | Permalink

    Puts… dá-lhe vício!

    preciso arruma rum tempinho pra testar essas loucuras 😀

  6. Posted 24/05/2010 at 2:50 am | Permalink

    Aê Cosmão!
    > Se eu não tivesse terminado PSTAR tão recentemente eu rejogaria pra tentar essas coisas. Já fico contente por ver o que acontece.
    R: Mas assim que é bom porque você já tem o jogo em mente e vai poder diferenciar um monte de coisas no procedimento… No meu caso, que estava sem jogar isso a um tempão, eu tive de meio que estudar o jogo…

    >Agora, enfrentar Seth à bordo do CAVALO DE AREIA ? hehehehe! Essa eu quero ver!
    R: Vou ver se faço um vídeo ao invés de escrever um post inteiro… Deixa só eu pegar o meu PC na manutenção.

    > Puts… dá-lhe vício!
    R: Hehehehehehehehe Valeu Patrick!

    > preciso arruma rum tempinho pra testar essas loucuras
    R: Você vai gostar, e eu não duvido que assim que você assimilar o comportamento do DeBug Menu você não acabe encontrando mais coisas…

  7. Posted 07/07/2010 at 8:41 am | Permalink

    Legal heheheh.
    Um jeito mais simples (a depender do ponto de vista) de se fazer essas maluquices é alterar o save state dos jogos.

    Dá alterar os personagens da equipe, por exemplo, para tentar zerar o jogo com menos de 4 personagens, usar Alys ou Seth, ou personagens duplicados.

    Dá pra atribuir magias a pessoas que não as têm, mexer nos itens (usar alguns que nem existem no jogo) e outras loucuras.

    Já fiz algumas vezes de brincadeira, é legal.
    Esse jogo com certeza é dos melhores que já joguei.
    Não conhecia o debug. *Muitas possibilidades*

  8. Posted 14/07/2010 at 6:36 am | Permalink

    Otto, legal isso! Eu não sei nem por onde começar pra fazer algo assim… você bem que poderia escrever um tutorial sobre isso usando games de Phantasy Star como exemplos. O que me diz?
    😉

  9. Posted 16/07/2010 at 3:32 pm | Permalink

    Hehehehe pode ser.
    Na verdade eu queria fazer um editor. Estou fazendo, só não sei se irei até o fim.
    Olha umas imagens: http://bit.ly/9VJOki
    Até o momento, o máximo que posso fazer é te mandar o save state por e-mail.

  10. Posted 19/07/2010 at 10:46 am | Permalink

    Muito maneiro Otto! O Chaz usando um Nawat foi muito legal! Melhor ainda ele usando o Deban! Fora essa técnica maluca, o tal do Feeve que até hoje eu não sei direito do que se trata!
    >Estou fazendo, só não sei se irei até o fim.
    R: Entendo, ia ser uma pena se você não fosse até o final, vamos torcer para que você conclua esse editor aí, assim eu não vou mais precisar ficar procurando códigos de Pro Action Replay pra fazer mais maluquices no Phantasy Star IV. Eu tava até pensando em fazer umas experiencias malucas no Phantasy Star IV envolvendo ganhos negativos de niveis além do máximo pra ver o quê que róla, mas estou me segurando por causa dos estudos.
    😀
    Em relação ao Save, não manda não se não eu vou ficar maluco! 🙂 Aí eu não estudo mais só pra ficar jogando Phantasy Star.
    Hehehehehehehehehe

    Mas prepara um material aí pra gente postar aqui no Blog de Algol.

    Até mais!!!!!!!!!!!!!!

  11. Luiz Fernando
    Posted 26/12/2012 at 12:44 pm | Permalink

    Kra, show de bola…. eu descobri um truque q tb permitia a Alys no final, mas sem derrotar o Zio e abrir o spaceport de Motavia…. mas o seu é mto perfeito…. se vc puder me enviar o save-state pra mim eu iria agradecer mto!! Parabéns pelo trabalho… ps: quem não iria querer a Alys até o final, né? VLW!!!

  12. Nicolas
    Posted 27/12/2012 at 7:40 pm | Permalink

    Chique véi….. ou, como q deixa eles no nível 90 tão rápido? tem cheat? qual é? VLW!!!

  13. J.F. Souza (Yoz)
    Posted 06/10/2013 at 10:03 pm | Permalink

    Eita! Eu não recebi o aviso desse comentário!
    Simples, Nicolas, basta você entrar na nossa seção de Downloads da Gazeta de Algol http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/downloads/start e baixar um programinha chamado “Phantasy Star Editor”, que é a melhor versão do editor de níveis e mesetas dos jogos da série Phantasy Star clássicas. Só um detalhe! Deve ser usado nos saves games gerados pelos emuladores.

  14. mestredoplaneta
    Posted 11/02/2016 at 2:48 am | Permalink

    Oi orakio;tudo beleza?libra de mim;do primeiro forum fã gazeta?quanto tempo;hein carimha?lembra de mim?

One Trackback/Pingback

  1. […] http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=792 […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*