A Semana Bizarra de Phantasy Star III (dia 4)

Abrindo Todas as Portas

Por Yoz

Apesar do subtítulo (“Abrindo Todas as Portas”) tudo o que eu farei aqui é iniciar o jogo normalmente e ensinar atalhos rápidos e fáceis para adquirirmos o Pendente de Laya e as Partes de Wren (Sem conotações sexuais :-)) ainda na geração de Rhys, e aproveitarei também para mostrar algumas micro curiosidades sobre o que acontece se irmos com o Rhys para um lugar que ele não deveria ir (A relação de um determinado objeto sobre outro), além, é claro, de divulgar outros códigos descobertos por mim.

A jornada será longa! Estão preparados?

Então vamos lá!

Obs: Orientem-se pelo mapa de Alisa III:

Primeiro inicie o jogo e tente fazer o casamento com Maia. Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star III (dia 4)”

A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 3)

Enfrentando Dark Force com Personagens que Não Deveriam Enfrentá-lo

Por Yoz

Conforme prometido no post anterior, hoje demonstrarei o que acontece quando derrotamos o Dark Force com as Gerações de Rhys, Ayn e Nial. E devo confessar também que eu sempre tive vontade de fazer isso, dar uma “pisa” no Dark-Force-Cara-De-Rato com cada uma das gerações, mas principalmente com o Rhys que além de ser o meu personagem principal preferido, é a única constante realmente canônica em Phantasy Star III.

Para alcançar esse propósito, deveremos usar outros códigos além dos que já foram mencionados no post anterior e pular por cima de um monte de regras para que isso seja possível. Entretanto, tentarei fazer do modo mais rápido para não me alongar nas palavras.

Antes de começarmos, gostaria de dizer que isso me lembrou muito a parte da Semana Bizarra de Phantasy Star IV onde enfrentamos a escuridão profunda com Seth e com a Alys viva na equipe.

Vamos lá! Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 3)”

A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 2)

Encerrando uma Geração Onde Não Deveria se Encerrar

Por Yoz

Rhys Enfrenta os Algozes de sua Prole

Neste segundo dia da semana bizarra, irei divulgar alguns códigos ao mesmo tempo em que demonstro algumas curiosidades interessantes.

Hoje irei demonstrar como fazer para encerrarmos uma geração num lugar onde se encerraria outra geração e conseqüentemente o que acontece.

Não entendeu?

É simples!

Por exemplo, o que acontece se ao invés de enfrentarmos o Rei Cille resolvermos enfrentarmos Lune no final da saga de Rhys? Vou logo adiantando que o resultado será o mesmo, o que demonstra, na minha opinião, que Phantasy Star III possui uma programação vamos dizer assim, forte, resistente, difícil de se quebrar. Todavia, a maneira como farei isso é que é realmente importante.

Bem, inicie o game normalmente e vá jogando até o final da geração do Rhys onde deveríamos enfrentar o rei Cille para finalmente decidirmos com quem se casar, se com Maia ou com Lena.

Só que ao invés de enfrentar o Rei Cille, você usará os seguintes códigos em conjunto:

FFD014:0064 Equivalente ao Hinas, mas funciona em qualquer lugar. Ou seja, ele retorna para o ultimo ponto de teletransporte (Porta, escada etc) em que os personagens atravessaram.

e

FFD024:0012 Expresso para a Lua Dahlia

OBS: Sugiro que antes de usar esses dois códigos, você dê uma salvada no progresso do game. Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 2)”

A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 1)

Postagem de Abertura com curiosidades simples

Por Yoz

Eu gosto quando as pessoas dizem que algo não pode ser feito. Principalmente quando eu consigo provar que pode.

🙂

Para aqueles que leram a Semana Bizarra de Phantasy Star IV, não vão se sentir tão surpresos assim com as coisas que eu costumo fazer num game, mas para os que perderam, sintam-se a vontade para fazê-lo através dos seguintes links:

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=853

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=792

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=755

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=734

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=704

http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=687 (Este não faz parte embora seja bizarro)

Bem, antes de iniciarmos de fato, permitam-me contar a história dessa semana (O que me fez escrevê-la realmente). Tudo aconteceu com uma decepção de minha parte com alguns membros ROM Hack americanos especializados em encontrar códigos de Game Genie e Pro Action Replay para retro plataformas variadas. Contarei melhor essa história em outro post de outra semana bizarra, mas em resumo, eles disseram que era impossível fazer um determinado código que eu solicitei (O de atravessar paredes). Bem, era impossível até eu tentar e conseguir.

Portanto, nem preciso salientar que a essência da semana bizarra, excetuando-se esse primeiro post, girará em torno dos códigos de Pro Action Replay que eu mesmo encontrei para o Phantasy Star III, tudo isso combinado com certas manipulações das regras do jogo. Existem, é claro, alguns que foram modificados por mim de códigos já descobertos.

Devo dizer também que, na realidade, não deveria haver uma semana bizarra de Phantasy Star III, mas sim uma do Phantasy Star II (Inclusive já esta sendo organizada antes mesmo dessa). Entretanto, já que eu tive de dar certos “pulos do gato” (Fazer muita trapaça no jogo) para poder capturar os Sprites Sheets do Phantasy Star III pro site do meu amigo Orakio-Rob, acabaram surgindo, vamos dizer assim, umas descobertas interessantes que valeriam a pena para uma série de postagens iguais aos que os visitantes do Blog de Algol irão ler a partir de hoje. Porém, hoje me limitarei em somente mostrar algumas curiosidades encontradas enquanto eu capturava os Sprites, seguidas de outras imagens curiosas geradas com a utilização dos meus códigos de Pro Action Replay, mas sem demonstrar nada de como fazer em relação aos códigos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star III (Dia 1)”

Captura de sprites de Phantasy Star III, by Yoz

Se você já viu a captura de sprites que o Yoz fez para o primeiro Phantasy Star, eu não preciso dizer mais nada e você já “voou” para o link no fim do post. Se não viu, eu explico: o Yoz é um louco. Ele é completamente pirado. Só assim para explicar o grau de dedicação dele nas capturas de sprites que faz.

O trabalho do Yoz com o primeiro jogo, inclusive, foi usado como base para o trabalho gráfico da matéria especial sobre Phantasy Star da Old!Gamer número 2. E agora ele repete a dose com Phantasy Star III.

O Yoz prefere a Lena, mas para mim a Maia sempre vai ser a escolhida do Rhys 🙂

A seção ainda vai ser atualizada nos próximos dias, mas já tem material suficiente para fazer sua estreia. O Yoz capturou personagens, monstros e até as ceninhas de casamento dos heróis. É um trabalho bonito de se ver, e certamente a melhor captura de sprites que o jogo já recebeu. Continue lendo “Captura de sprites de Phantasy Star III, by Yoz”

Tradução do PSG1: arquivo EVENT011 na Gazeta

Amigos algolianos, acabei de subir mais um arquivo da tradução do PSG1 para a Gazeta de Algol. É o EVENT011, que traz todas as falas de Gothic, incluindo as que o povo manda quando a gente volta depois de derrotar o Lassic.

Para conferir a tradução, acesse:

>> Tradução do PSG1 na Gazeta de Algol <<

Gazeta update: seção de Phantasy Star II turbinada

E mais uma seção vergonhosamente fraquinha da Gazeta acaba de ganhar uma bela turbinada!

Tomei vergonha na cara e criei páginas novas na seção de Phantasy Star II. As novidades são: página sobre os personagens, tabelas completas de equipamentos de ataque e defesa e lista com informações sobre as técnicas.

Ainda há muito trabalho a ser feito na seção de jogos da Gazeta de Algol, mas aos poucos a gente chega lá!

>> Confira a seção de Phantasy Star II na Gazeta de Algol <<

“Rise or Fall” de PSII, agora em arranjo metaleiro

Há alguns dias eu postei o brilhante remix do “mago” Eric Fraga para “Rise or Fall”, de Phantasy Star II. Agora nosso amigo MarceloEong616 soltou uma versão metaleira desse hino algoliano! Confiram:

Show de bola, Marcelo!

Eu estava conversando com o Marcelo outro dia sobre a possibilidade de juntarmos essas versões em um álbum metal de Phantasy Star. Se alguém quiser bolar uma capa bacana para um possível CD, mande aí para orakio arroba gazetadealgol ponto com ponto br!

E não deixe de postar seus comentários la na página do vídeo!

UPDATE: o Marcelo mandou um link para quem quiser baixar os MP3.

Tradução do PSG1: arquivos EVENT008, 009 e 010 na Gazeta

Após alguns dias sem atualizações por causa de um big-trabalho que peguei para fazer, aí vai nossa atualização da tradução do PSG1… para compensar, trago logo três arquivos de uma vez:

  • EVENT008: parece ser um arquivo com textos de uma batalha de testes;
  • EVENT009: texto da caverna Naula, onde compramos o bolo;
  • EVENT010: texto da passagem espaçoporto-Gothic (assistente de Luveno).

Além disso, mexi um pouco nas traduções anteriores. Reparei que os japoneses gostam muito de descrever as localizações completinhas… por exemplo, “Eu sou Alis, da cidade de Camineet”, e aí a pessoa pergunta “Então você é da bela cidade de Camineet?”. Removi os “cidade de” e “vila de” excessivos no texto, ficou só o nome da cidade mesmo (“Camineet”, por exemplo), dando um ar mais natural e menos cansativo ao texto. Em ocasiões específicas, onde a descrição completa ajuda a caracterizar o local (por exemplo, “cidade portuária de Scion”), eu mantive completo na primeira menção, mas se a frase seguinte repete a descrição completa eu abrevio para “Scion” apenas.

Outra coisa importante; ainda não sei exatamente quantos caracteres ocidentais vão caber em cada quadro de texto do jogo. Como o Igntiz conseguiu encolher um pouco as fontes, estou trabalhando com frases de até 90 caracteres por quadro, o  que acredito ser razoável. Com isso, mexo no estilo e na estrutura de algumas frases para que caibam nesse limite, já que em japonês frases bem mais longas cabem no mesmo espaço por causa do alfabeto do idioma. Mas não temam: em situações onde o conteúdo não podia ser abreviado para 90 caracteres sem prejudicar o entendimento, eu estou remanejando o texto, dividindo-o em duas ou três frases, separadas pelo toque do botão (que limpa o texto do quadro e exibe mais texto).

Vou torrar a paciência de nossos romhackers favoritos, Ignitz e RodolfoRG, para ver se conseguimos inserir logo um dos arquivos de texto no jogo para postar umas screenshots. Eles vêm fazendo um ótimo trabalho com a programação, e aproveito para agradecer!

Ah, criei uma categoria específica aqui no blog para a tradução do PSG1. Agora você pode conferir todos os posts sobre a tradução clicando aqui.

Para conferir a tradução, acesse: >> Tradução do PSG1 na Gazeta de Algol <<

Remix de “Rise or Fall” (PSII), por Eric Fraga

E lá vai nosso amigo Eric “Cosmonal” Fraga com mais um remix de Phantasy Star que chuta todas as bundas do universo… desta vez, o tema agraciado foi “Rise or Fall”, de Phantasy Star II. Confiram primeiro o tema original:

Phantasy Star II – Rise or Fall (Original) by Cosmonal

E agora o big-remix do nosso camarada:

Phantasy Star II – Rise Or Fall (by Cosmonal) by Cosmonal

Obrigado por mais um excelente remix, mr. Fraga!

Comentários, elogios e xingamentos no post original, para o Eric acompanhar, ok?