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diversos:curiosidades:ps4eng [2020/12/05 14:28] – yoz | diversos:curiosidades:ps4eng [2020/12/08 14:33] – yoz |
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^ "The Return of Alis" Phantasy Star 4 that wasn’t ^^ | ^ "The Return of Alis" Phantasy Star 4 that wasn’t ^^ |
|During the production of Phantasy Star 4, there were some ideas that didn’t appear on the final version of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| | |During the production of Phantasy Star 4, there were some ideas that didn’t appear on the final version of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| |
|Muito embora tenha sido planejadas cenas em vídeo, dublagens e muito mais, devido a (provavelmente) baixa venda do periférico CD da SEGA, o projeto original foi deixado de lado e muito do que fora criado teve de ser retirado resultando num cartucho com poucas semelhanças com que havia sido planejado. Entre as diferenças com a versão final, uma abertura que incluía um flashback dos 3 jogos anteriores. Uma pena que ao menos nem essa abertura em flashback não permaneceu na versão final|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| | |For example, an opening sequence including pictures of the 3 previous games|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| |
|A história, que ocorreria logo após os eventos de Phantasy Star III, envolvia um comércio de escravos intergalático.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| | |What a pity that opening wasn’t on the final version...|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| |
|Todavia uma coisa que despertou um pesar imenso em muitos fans é que os autores planejavam colocar labirintos em 3D iguais aos de Phantasy Star I. Porém, segundo consta, a grande variedade de labirintos de Phantasy Star IV ocuparia muita memória no cartucho, tornando essa idéia inviável (embora no livro Phantasy Star Compendium esteja escrito que os labirintos em 3D ficariam muito monótonos).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| | |What’s really a pity is that the authors planned to make 3D mazes like Phantasy STar 1. It’s said, however, that the numerous mazes of PS 4 would take too much memory, and that idea was abandoned (though the book Phantasy Star Compedium says that 3D dungeons were monotonous).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| |
|Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| | |Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| |
|Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star III. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| | |Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star III. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| |
|...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}| | |...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}| |
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^ Citações? ^^ | ^ Quotations? ^^ |
|Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito a outros jogos. Seriam elas apenas coincidências, ou citações para poucos perceberem, ou cópia descarada? Você decide! A primeira que chama atenção refere-se a algumas semelhanças com o jogo Ys para Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| | |There are a few things on PS 4 that resembles other games. Could they be only coincidence, or quotations for only a few to notice, or plain copy? You decide! The first thing that attracts one’s attention is similarities with the game Ys for Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| |
|Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundo, com os baús por aí.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| | |In Ys cave there was also that lake at the bottom, with the chests around.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| |
|Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz a outra parte da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| | |At Zio’s Fortress (and also inside Nurvus), the group needs to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| |
|O mesmo acontece em Ys. Em dado momento, você atravessa uma ponte que leva a outro pedaço da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| | |The same thing happens on Ys. At a certain moment, you need to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| |
|Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhado, que acontece no castelo de Lashiec, também estava presente nos jogos de Ys.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| | |All that walking on the ground and the rooftops, which happens in Lashiec’s castle, were also present on Ys’ games.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| |
|Isso também acontecia em Ys 2 e Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| | |That also happened on Ys 2 and Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| |
|Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega Drive. Em Phantasy Star 4, Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darkness, como a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um selo, o Dark Force voltando a cada 1000 anos, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| | |But there’s also a scandalous similarity with the game Shining Force for Genesis. In Phantasy Star 4, Le Roof teaches you all about the Great Light and the Profound Darkness, how the Great Light banished the Profound Darkness to another dimension and created Algol as a seal, Dark Force coming back every 1000 years, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| |
|Pois logo na abertura de Shining Force, você conhece a história de Light que lutou contra Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| | |Well, right at the opening of Shining Force, you get to know the story of the Light that fought against Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| |
|Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensão. Ei, isso parece meio familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| | |Winner, the Light banished Darkness to another dimension. Hey, that sounds familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| |
|Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| | |But the dark lord would return... Guess after how many years? 1000 years!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| |
|Com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo sobre ele, assim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}| | |With time, people forgot about it, the same way that the descendants of the Great Light forgot about their mission.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}| |
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^ Mapas sem parede ^^ | ^ Maps without walls ^^ |
|Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo Filho. Perto do final do jogo, Chaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar a espada Elsydeon.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| | |This mysterious curiosity was sent by Adenildo Filho. Close to the end of the game, Chaz enters the Sacred Sword Cave alone to get the Elsydeon sword.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| |
|Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da caverna. Os programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aqui, então você pode atravessar a parede à esquerda.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| | |There seems to be a small flaw right at the beginning of the cave’s map. The programmers must have forgotten to put a solid block here, so you can pass through the wall to the left.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| |
|Você pode dar a volta por fora do mapa. Mesmo se você ficar parado olhando para uma parede, mas apertando o botão direcional, um inimigo logo irá aparecer.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| | |You can take a walk around the map. Even if you stand still facing a wall, but pressing the directional button, an enemy will soon appear.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| |
|Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutos. Inclusive, o inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiência. Mas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho). Vão para todos os personagens, mesmo aqueles que não fazem parte do grupo! É uma boa forma de aumentar os níveis...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| | |In fact, the enemy that appears in this cave leaves 1000 experience points. But those points don’t go to Chaz only. They go to all characters, even those who are not part of the group! That’s a nice way to raise levels...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| |
|Outra curiosidade semelhante foi enviada por Gipper. Ela acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| | |Another similar curiosity was sent in by Gipper. It happens when you’re in Reshel (In Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| |
|Você pode atravessar uma das casas.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| | |You can walk through one of the houses.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| |
|Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Temple, perto da entrada.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| | |Sidney Eley found another place that isn’t solid in the cave to the Soldier’s Temple, close to the entrance.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| |
|Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}| | |You even get to walk on the air and see the water below.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}| |
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^ Sega em Algol ^^ | ^ Sega on Algol ^^ |
|Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil). Em Phantasy Star IV, na cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| | |There are references to Sega in two games of the series. In Phantasy Star 4, at Nalya town, Chaz finds a Game Gear inside a closet.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| |
|Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3” ("O Machado Dourado - Volume 3" fazendo referência ao jogo Golden Axe, mas com esse "Volume 3" possivelmente por causa do lançamento de [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/73/Golden_Axe_III_Coverart.png|Golden Axe III]] que foi no mesmo ano de Phantasy Star IV), “A Day with Ecco” ("Um dia com Ecco" que por sua vez também faz referência ao game [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0d/Tides.jpg|Ecco The Dolphin]]) e, por fim, “Run, Hedgehog, Run!” ("Corra ouriço, corra!" já fazendo alusão aos jogos da série [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f4/Sonic_modern_and_classic_designs.png|Sonic the Hedgehog]])|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}| | |At Krup, inside Hahn’s fiancé school, you also find three children’s picture book with suggestive titles: “The Golden Axe volume 3”, “A Day with Ecco” and “Run, Hedgehog, Run!”|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}| |
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^ Hacking ^^ | ^ Hacking ^^ |
|O programa [[http://www.gazetadealgol.com.br/_media/diversos/downloads/phantasy_star_editor.rar|PS Editor]], que você encontra na [[http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/downloads/start|seção de Download]] da Gazeta de Algol, altera alguns dados nos jogos gravados. Indo um pouco mais além, algumas pessoas descobriram que alguns itens não aparecem durante o jogo, mas podem ser colocados “à força” hackeando o jogo gravado. Por exemplo, esse item Nothing (nada). Ele na verdade é um mapa do planeta em que você está.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| | |Hacking through the game, some people found out that a few items don’t appear during the game, but they can be put there by hacking the saved game. For example, this item Nothing. It’s actually a map of the planet you’re in.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| |
|O item mostra apenas os mapas de Motavia e Dezoris. Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmo, sendo usado apenas pelos programadores, tanto que o mapa de Dezoris aparece com chuviscos. Outros dizem que o item estaria no jogo, mas os autores consideraram que isso o deixaria muito fácil.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}| | |The item shows only the maps of Motavia and Dezoris. Some people say that this item was never supposed to be on the game, it was used only by the programmers, that’s why there are noises in Dezoris’ map. Others say that the item was going to be on the game, but the authors thought it’d make the game too easy.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}| |
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^ Expresso para Dezoris e Rykros ^^ | ^ Express to Dezoris and Rykros ^^ |
|Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidade, que parece ser algum tipo de bug ou algo que sobrou da época da programação do jogo. São pontos de transporte para outros planetas. Os pontos de transporte estão na universidade, no andar de cima. Você pode utilizá-los a qualquer momento do jogo. Coisas engraçadas acontecem se vocês usá-los logo no começo do jogo.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| | |Yoz, our phan on duty, showed this curiosity, that seems to bee some kind of bug or some leftover from the programming times. It’s about transportation spots to other planets. The transportation spots are at the university, upstairs. You may use them at any time on the game. Funny things happen if you use them at the beginning of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| |
|Para ver essa curiosidade, porém, é preciso ativar o código Game Genie para atravessar as paredes. Atravessando a parede nesse local, logo ao lado está o ponto de transporte para Dezoris.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| | |To see this curiosity, however, you must activate the Game Genie code to walk through walls. Cross the wall at this place, and the transportation spot to Dezoris is right beside it.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| |
|Você chega num lugar próximo de Ryuon. Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogo, acontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezoris, mesmo Chaz estando sozinho.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| | |You arrive at a place close to Ryuon. If you use this transportation spot right at the beginning of the game, you’ll see the dialog between various characters about the snowstorm, even if Chaz is alone.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| |
|Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogo, será como simplesmente pegar a nave para lá.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| | |If you use the transportation spot further on the game, it’s just like you simply took the spaceship there.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| |
|Na universidade, um pouco acima do ponto de transporte para Dezoris está outro ponto de transporte, desta vez para Rykros. O engraçado é que esse ponto deixa o grupo bem no meio de uma montanha.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| | |At the university, a little above the transportation spot to Dezoris is another transportation spot, this time to Rykros. Funny thing is that this spot leaves you at the middle of a mountain.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| |
|Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| | |You can go to the Silence Temple and listen to LeRoof.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| |
|Logo acima está a porta que leva à nave. Você pode “voltar” para Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| | |Right above you is the door that takes to the ship. You can “go back” to Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| |
|De Kuran, vejam só, você pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia. Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogo, porém...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| | |From Kuran, check this out, you can go back to an invisible spaceport on Motavia. If you activate this curiosity right on the beginning of the game, however...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| |
|...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| | |...it happens the known situation that you can’t leave Piata, yet.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| |
| ^ Versão para Nintendinho ^^ |
| |Wait a second, it can only be a joke! Phantasy Star 4 on NES? In a certain way, it is sort of a joke. It’s not an official game. It’s a chinese pirate version for NES.|{{:diversos:curiosidades:001_ps4_nes1.gif|}}| |
| |There are various names for the game (Xing He Zhan Shi, Xing Ji Zheng Ba, Xing Zhan Qing Yuan), each one adding a piece of the game to the previous version.|{{:diversos:curiosidades:002_ps4_nes2.gif|}}| |
| |It seems that the game isn’t complete yet. I played Xing Zhan Qing Yuan until Tonoe and I couldn’t get out of the town anymore.|{{:diversos:curiosidades:003_ps4_nes3.gif|}}| |
| |Despite the simple graphics, the game is impressive because it has the cut scenes and the same variousness of enemies. Weapons also have their own icon on the items list. On the other hand, mazes are much more simple (sometimes you can see the whole maze on screen) and the songs are totally different.|{{:diversos:curiosidades:004_ps4_nes4.gif|}}| |
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^ [[diversos:curiosidades:ps3|⇐ Curiosidades sobre Phantasy Star III]] ^ [[diversos:curiosidades:start|Página inicial]] ^ [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psa|Curiosidades sobre Phantasy Star Adventure ⇒]] ^ | ^ [[diversos:curiosidades:ps3eng|⇐ Phantasy Star III]] ^ [[diversos:curiosidades:start|Home Page]] ^ [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psaeng|Phantasy Star Adventure ⇒]] ^ |
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