A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

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 ^  "The Return of Alis" Phantasy Star 4 that wasn’t  ^^ ^  "The Return of Alis" Phantasy Star 4 that wasn’t  ^^
 |During the production of Phantasy Star 4, there were some ideas that didn’t appear on the final version of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| |During the production of Phantasy Star 4, there were some ideas that didn’t appear on the final version of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}|
-|Muito embora tenha sido planejadas cenas em vídeodublagens e muito mais, devido a (provavelmente) baixa venda do periférico CD da SEGA, o projeto original foi deixado de lado e muito do que fora criado teve de ser retirado resultando num cartucho com poucas semelhanças com que havia sido planejado. Entre as diferenças com a versão final, uma abertura que incluía um flashback dos jogos anteriores. Uma pena que ao menos nem essa abertura em flashback não permaneceu na versão final|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| +|For examplean opening sequence including pictures of the previous games|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| 
-|A história, que ocorreria logo após os eventos de Phantasy Star III, envolvia um comércio de escravos intergalático.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| +|What a pity that opening wasn’t on the final version...|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| 
-|Todavia uma coisa que despertou um pesar imenso em muitos fans é que os autores planejavam colocar labirintos em 3D iguais aos de Phantasy Star IPorémsegundo constaa grande variedade de labirintos de Phantasy Star IV ocuparia muita memória no cartuchotornando essa idéia inviável (embora no livro Phantasy Star Compendium esteja escrito que os labirintos em 3D ficariam muito monótonos).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}|+|What’s really a pity is that the authors planned to make 3D mazes like Phantasy STar 1It’s saidhoweverthat the numerous mazes of PS 4 would take too much memoryand that idea was abandoned (though the book Phantasy Star Compedium says that 3D dungeons were monotonous).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}|
 |Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| |Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}|
 |Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star III. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| |Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star III. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}|
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 |...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}| |...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}|
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-^  Citações?  ^^ +^  Quotations?  ^^ 
-|Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito outros jogosSeriam elas apenas coincidênciasou citações para poucos perceberemou cópia descaradaVocê decide! A primeira que chama atenção refere-se a algumas semelhanças com o jogo Ys para Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| +|There are few things on PS 4 that resembles other gamesCould they be only coincidenceor quotations for only a few to noticeor plain copyYou decide! The first thing that attracts one’s attention is similarities with the game Ys for Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| 
-|Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundocom os baús por aí.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| +|In Ys cave there was also that lake at the bottomwith the chests around.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| 
-|Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz outra parte da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| +|At Zio’s Fortress (and also inside Nurvus), the group needs to cross bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| 
-|O mesmo acontece em Ys. Em dado momentovocê atravessa uma ponte que leva outro pedaço da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| +|The same thing happens on Ys. At a certain momentyou need to cross bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| 
-|Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhadoque acontece no castelo de Lashiec, também estava presente nos jogos de Ys.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| +|All that walking on the ground and the rooftopswhich happens in Lashiec’s castlewere also present on Ys’ games.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| 
-|Isso também acontecia em Ys 2 Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| +|That also happened on Ys 2 and Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| 
-|Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega DriveEm Phantasy Star 4, Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darkness, como a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um seloDark Force voltando a cada 1000 anos, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| +|But there’s also a scandalous similarity with the game Shining Force for GenesisIn Phantasy Star 4, Le Roof teaches you all about the Great Light and the Profound Darkness, how the Great Light banished the Profound Darkness to another dimension and created Algol as a seal, Dark Force coming back every 1000 years, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| 
-|Pois logo na abertura de Shining Force, você conhece a história de Light que lutou contra Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| +|Well, right at the opening of Shining Force, you get to know the story of the Light that fought against Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| 
-|Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensãoEiisso parece meio familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| +|Winnerthe Light banished Darkness to another dimensionHeythat sounds familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| 
-|Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| +|But the dark lord would return... Guess after how many years? 1000 years!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| 
-|Com o passar do tempoas pessoas foram esquecendo sobre eleassim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|+|With timepeople forgot about itthe same way that the descendants of the Great Light forgot about their mission.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|
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-^  Mapas sem parede  ^^ +^  Maps without walls  ^^ 
-|Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo Filho. Perto do final do jogo, Chaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar a espada Elsydeon.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| +|This mysterious curiosity was sent by Adenildo Filho. Close to the end of the game, Chaz enters the Sacred Sword Cave alone to get the Elsydeon sword.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| 
-|Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da cavernaOs programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aqui, então você pode atravessar parede à esquerda.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| +|There seems to be a small flaw right at the beginning of the cave’s mapThe programmers must have forgotten to put solid block here, so you can pass through the wall to the left.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| 
-|Você pode dar volta por fora do mapaMesmo se você ficar parado olhando para uma paredemas apertando o botão direcionalum inimigo logo irá aparecer.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| +|You can take walk around the mapEven if you stand still facing a wallbut pressing the directional buttonan enemy will soon appear.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| 
-|Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutos. Inclusiveo inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiênciaMas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho)Vão para todos os personagensmesmo aqueles que não fazem parte do grupoÉ uma boa forma de aumentar os níveis...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| +|In factthe enemy that appears in this cave leaves 1000 experience pointsBut those points don’t go to Chaz onlyThey go to all characterseven those who are not part of the groupThat’s a nice way to raise levels...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| 
-|Outra curiosidade semelhante foi enviada por Gipper. Ela acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| +|Another similar curiosity was sent in by Gipper. It happens when you’re in Reshel (In Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| 
-|Você pode atravessar uma das casas.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| +|You can walk through one of the houses.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| 
-|Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Temple, perto da entrada.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| +|Sidney Eley found another place that isn’t solid in the cave to the Soldier’s Temple, close to the entrance.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| 
-|Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}|+|You even get to walk on the air and see the water below.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}|
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-^  Sega em Algol  ^^ +^  Sega on Algol  ^^ 
-|Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil)Em Phantasy Star IVna cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| +|There are references to Sega in two games of the seriesIn Phantasy Star 4at Nalya town, Chaz finds a Game Gear inside a closet.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| 
-|Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3” ("O Machado Dourado - Volume 3" fazendo referência ao jogo Golden Axe, mas com esse "Volume 3" possivelmente por causa do lançamento de [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/73/Golden_Axe_III_Coverart.png|Golden Axe III]] que foi no mesmo ano de Phantasy Star IV), “A Day with Ecco” ("Um dia com Ecco" que por sua vez também faz referência ao game [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0d/Tides.jpg|Ecco The Dolphin]]) e, por fim, “Run, Hedgehog, Run!” ("Corra ouriço, corra!" já fazendo alusão aos jogos da série [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f4/Sonic_modern_and_classic_designs.png|Sonic the Hedgehog]])|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|+|At Krup, inside Hahn’s fiancé schoolyou also find three children’s picture book with suggestive titles: “The Golden Axe volume 3”, “A Day with Ecco” and “Run, Hedgehog, Run!”|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|
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 ^  Hacking  ^^ ^  Hacking  ^^
-|O programa [[http://www.gazetadealgol.com.br/_media/diversos/downloads/phantasy_star_editor.rar|PS Editor]], que você encontra na [[http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/downloads/start|seção de Download]] da Gazeta de Algol, altera alguns dados nos jogos gravados. Indo um pouco mais alémalgumas pessoas descobriram que alguns itens não aparecem durante o jogomas podem ser colocados “à força” hackeando o jogo gravadoPor exemploesse item Nothing (nada)Ele na verdade é um mapa do planeta em que você está.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| +|Hacking through the gamesome people found out that a few items don’t appear during the gamebut they can be put there by hacking the saved gameFor examplethis item Nothing. It’s actually a map of the planet you’re in.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| 
-|item mostra apenas os mapas de Motavia Dezoris. Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmosendo usado apenas pelos programadorestanto que o mapa de Dezoris aparece com chuviscosOutros dizem que o item estaria no jogomas os autores consideraram que isso o deixaria muito fácil.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|+|The item shows only the maps of Motavia and Dezoris. Some people say that this item was never supposed to be on the gameit was used only by the programmersthat’s why there are noises in Dezoris’ mapOthers say that the item was going to be on the gamebut the authors thought it’d make the game too easy.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|
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-^  Expresso para Dezoris Rykros  ^^ +^  Express to Dezoris and Rykros  ^^ 
-|Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidadeque parece ser algum tipo de bug ou algo que sobrou da época da programação do jogoSão pontos de transporte para outros planetasOs pontos de transporte estão na universidadeno andar de cimaVocê pode utilizá-los a qualquer momento do jogoCoisas engraçadas acontecem se vocês usá-los logo no começo do jogo.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| +|Yoz, our phan on duty, showed this curiosity, that seems to bee some kind of bug or some leftover from the programming timesIt’s about transportation spots to other planetsThe transportation spots are at the universityupstairsYou may use them at any time on the gameFunny things happen if you use them at the beginning of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| 
-|Para ver essa curiosidadeporémé preciso ativar o código Game Genie para atravessar as paredesAtravessando a parede nesse locallogo ao lado está o ponto de transporte para Dezoris.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| +|To see this curiosityhoweveryou must activate the Game Genie code to walk through wallsCross the wall at this placeand the transportation spot to Dezoris is right beside it.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| 
-|Você chega num lugar próximo de Ryuon. Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogoacontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezorismesmo Chaz estando sozinho.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| +|You arrive at a place close to Ryuon. If you use this transportation spot right at the beginning of the gameyou’ll see the dialog between various characters about the snowstormeven if Chaz is alone.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| 
-|Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogoserá como simplesmente pegar a nave para lá.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| +|If you use the transportation spot further on the gameit’s just like you simply took the spaceship there.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| 
-|Na universidadeum pouco acima do ponto de transporte para Dezoris está outro ponto de transportedesta vez para Rykros. O engraçado é que esse ponto deixa o grupo bem no meio de uma montanha.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| +|At the universitya little above the transportation spot to Dezoris is another transportation spotthis time to Rykros. Funny thing is that this spot leaves you at the middle of a mountain.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| 
-|Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| +|You can go to the Silence Temple and listen to LeRoof.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| 
-|Logo acima está a porta que leva à naveVocê pode voltar” para Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| +|Right above you is the door that takes to the shipYou can go back” to Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| 
-|De Kuran, vejam sóvocê pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia. Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogoporém...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| +|From Kuran, check this outyou can go back to an invisible spaceport on Motavia. If you activate this curiosity right on the beginning of the gamehowever...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| 
-|...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}|+|...it happens the known situation that you can’t leave Piata, yet.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| 
 +^  Versão para Nintendinho  ^^ 
 +|Wait a second, it can only be a joke! Phantasy Star 4 on NES? In a certain way, it is sort of a joke. It’s not an official game. It’s a chinese pirate version for NES.|{{:diversos:curiosidades:001_ps4_nes1.gif|}}| 
 +|There are various names for the game (Xing He Zhan Shi, Xing Ji Zheng Ba, Xing Zhan Qing Yuan), each one adding a piece of the game to the previous version.|{{:diversos:curiosidades:002_ps4_nes2.gif|}}| 
 +|It seems that the game isn’t complete yet. I played Xing Zhan Qing Yuan until Tonoe and I couldn’t get out of the town anymore.|{{:diversos:curiosidades:003_ps4_nes3.gif|}}| 
 +|Despite the simple graphics, the game is impressive because it has the cut scenes and the same variousness of enemies. Weapons also have their own icon on the items list. On the other hand, mazes are much more simple (sometimes you can see the whole maze on screen) and the songs are totally different.|{{:diversos:curiosidades:004_ps4_nes4.gif|}}|
  
-^  [[diversos:curiosidades:ps3|⇐ Curiosidades sobre Phantasy Star III]]  ^  [[diversos:curiosidades:start|Página inicial]]  ^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psa|Curiosidades sobre Phantasy Star Adventure ⇒]]  ^+^  [[diversos:curiosidades:ps3eng|⇐ Phantasy Star III]]  ^  [[diversos:curiosidades:start|Home Page]]  ^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psaeng|Phantasy Star Adventure ⇒]]  ^
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diversos/curiosidades/ps4eng.txt · Última modificação: 2020/12/08 15:36 por yoz