PSG1: todos os sprites e muitas outras imagens!

Antes de mais nada, prometi lançar uma versão beta da tradução do PSG1 hoje (lembrando, será um patch parcial, com o texto em português até a parte em que achamos o Odin), mas vou adiar para quarta-feira, depois de amanhã. Topei com uns bugzinhos que queria corrigir antes de lançar o patch, e nos últimos dias corrigi quase todos, mas o fim de semana foi meio movimentado com a comemoração do meu aniversário e ficaram faltando uns detalhes. Não temam, depois de amanhã o patch estará aqui.

Antes de mais nada, prometi lançar uma versão beta da tradução do PSG1 hoje (lembrando, será um patch parcial, com o texto em português até a parte em que achamos o Odin), mas vou adiar para quarta-feira, depois de amanhã. Topei com uns bugzinhos que queria corrigir antes de lançar o patch, e nos últimos dias corrigi quase todos, mas o fim de semana foi meio movimentado com a comemoração do meu aniversário e ficaram faltando uns detalhes. Não temam, depois de amanhã o patch estará aqui.

Para compensar, estou postando hoje na Gazeta de Algol todos os sprites, cenários e afins do PSG1. As imagens foram extraídas diretamente da ISO graças ao trabalho de nossos amigos rom hackers RodolfoRG, Ignitz e CUE. Muito obrigado aos três pelo ótimo trabalho!

As imagens estão separadas em páginas diferentes, de acordo com o arquivo do qual foram extraídas. Espero que gostem, e que sirva como um aperitivo para o patch de quarta!

Usando os mesmos programas de rom hacking, é possível extrair também os sprites do PSG2. Portanto, aguardem que em breve estarei postando as imagens dele por aqui também.

Abração a todos, e até quarta-feira! Saudações algolianas!

>> SPRITES DE PHANTASY STAR GENERATION:1 <<

Fanfiction PSIII: A maior dor

O bom e velho Fernando Raffani mandou mais uma fic para a gente. É facilmente uma das melhores fics lá da Gazeta, e mostra a perspectiva de Maia ao receber de Rhys a notícia de que ele se casaria com Lena, em Phantasy Star III:

E agora, o que faria a Marlena desprezada? Casar com Lyle? Tornar-se uma sacerdotisa virgem do templo de Laya? Ser mandada para um calabouço pelo resto de sua vida? Ser sequestrada por um homem estranho? Achar o amor verdadeiro nos braços de uma mulher? Ser salva por um plebeu gentil? Ainda que algumas dessas alternativas fossem agradáveis, o que eu queria de verdade era casar-me com aquele homem, que eu tanto amara. Era impossível entender sua decisão. Ele não tinha demonstrando tanto amor por mim até o dia do nosso casamento interrompido? O que poderia ter mudado tão subitamente? Eu não podia deixar por isso mesmo. Ele me devia, ao menos, uma boa explicação.

Quer ler tudo? Clique AQUI.

Mais scans na Gazeta…

Antes de mais nada, hoje é o meu aniversário. Ê, parabéns pra mim ^_^

Nosso incansável amigo Yoz mandou mais uma batelada de scans para publicação na Gazeta de Algol. Aí vai a lista de novidades:

Para conferir todos os nossos scans, clique AQUI.

Fanfiction PSII: Eulogia à companheira caída

Fic baseada em Phantasy Star II, escrita pelo nosso amigo Fernando Raffani. Um trecho para você vencer a preguiça e dar uma lida:

Dentro dessa sociedade deplorável, havia uma mulher chamada de Numan, ou não-humana, que ousou acreditar nos humanos ao invés das máquinas; que ousou perdoá-los por seus erros e crueldades, mesmo nas vezes em que ela foi o alvo das crueldades. Que sonhou com um mundo sem calamidades, onde os humanos poderiam viver suas vidas livremente e plenamente. Que ousou agir para proteger os humanos das ameaças antinaturais. Que ousou abrir mão de sua própria existência para que os humanos pudessem viver.

Quer ler tudo? clique AQUI.

PSG1 PT-BR: um aperitivo…

E aí, quem quer testar a tradução do PSG1?

Calma, gente, calma! Essa imagem é só uma piadinha velha que estou reciclando ^_^

Antes de mais nada, a tradução ainda não está pronta. Mas como já estamos bem encaminhados no trabalho, decidi lançar um patch com uma versão de testes incompleta, só para vocês sentirem como a coisa está ficando e darem seus pitacos.

O patch será lançado na segunda que vem, e será possível jogar em português até a parte em que falamos com o governador, depois que Myau e Odin entram para o grupo. Os nomes de itens e magias relevantes para esse trecho do jogo também estarão disponíveis em português, bem como alguns menus.

Na segundona do lançamento eu posto mais detalhes. Vale lembrar que não vou colocar o jogo para ninguém baixar não, só vou colocar o patch. A turma que tem o jogo original em casa pode ripar a ISO e aplicar o patch (instruções no dia do post), e a turma da pirataria vai ter que googlar por aí porque eu não quero ir em cana postando links nefastos no blog 😛

Aproveito para agradecer a todos pelo apoio e pela paciência!

Saudações algolianas!

Conclusão da Labuta de Captura de Sprites de PSI?

Quem sabe?

Devo começar dizendo que essa atualização deveria ter saído há muito tempo, mas só recentemente me vieram às mãos os recursos necessários para realizar a tarefa de modo mais preciso. Fora que enquanto trabalhava na criação da Semana Bizarra de Phantasy Star I, acabei topando com códigos que revelaram “coisas” secretas dentro da ROM, como os NPC’s perdidos (Chamados assim pelo fato de terem sido criados, inseridos na ROM, mas nunca usados). Por isso, cada etapa de captura que eu citar aqui, será por um método específico. O primeiro deles é…

Pelo Catálogo de Sprites

Durante a postagem do quarto dia da Semana Bizarra de Phantasy Star I, falei de vários códigos que revelavam NPCs. Surpreso fiquei quando percebi a existência de vários (Totalizando 6) que não havia encontrado enquanto andava de cidade em cidade capturando imagens para a seção de Sprites de Phantasy Star I da Gazeta de Algol. Mediante a isso, vou usar novamente cada código para revelar esses NPC’s e dar um belo upgrade nas imagens da referida seção.

– Do que se tratam mesmo esses códigos de catálogo de Sprites?

– Cada código nada mais é do que um modificador de Sprites de NPCs. Ele muda somente o NPC que você visualiza quando entra numa casa, fala com alguém na rua ou mesmo pressiona o botão para ver as caixas de opções (Que exibem o cenário do lugar onde os personagens se encontram) sem alterar em nada a função vigente (Ou seja, se eu entrar na casa da Suelo com o código que mostra o Padre, vai aparecer o Padre, mas com o diálogo da Suelo).

Para garantir que eles são realmente Sprites Perdidos, resolvi dar mais um tour pelas cidades dos três planetas e não encontrei esses 6 NPC’s perdidos, mas vamos analisar o que temos e os que faltam para chegarmos a alguma lógica.

Primeiro vamos falar dos completos.

O primeiro trio que temos são os das mulheres de cabelos curtos:

Se pararmos para observar com cautela a imagem anterior, perceberemos um padrão: Existem 4 tipos discerníveis pelas cores das roupas, de cima para baixo temos, azul, vermelho, azul mais claro (Que eu vou considerar como sendo branco) e verde. Cada tipo dividido por cores de roupa é, por sua vez, subdividido por cores de cabelos, nesse caso, padronizado para mulheres de cabelos azuis, pretos e loiros. Vamos observar mais um exemplo completo a seguir: Continue lendo “Conclusão da Labuta de Captura de Sprites de PSI?”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 5

Saudações de Algol à todos! Finalmente chegamos a nossa ultima postagem da Semana Bizarra de Phantasy Star I, e este é com certeza um dos mais trabalhosos porque eu combino uso de códigos de Pro Action Replay e manipulo regras e eventos que não deveriam ser manipulados, e mostro também curiosidades mistas que normalmente poucos iriam atrás.

E por fim o “fim”. Vamos lá:

Walking through walls

Nada como começar esta derradeira postagem com a estrela dos códigos, o código para atravessar paredes no Phantasy Star I (Phantasy Star I Walking Through Walls). Como alguns sabem, esta foi a razão por eu começar a me interessar por caça a códigos de Pro Action Replay e como bônus conseqüente, vários outros códigos vieram.

Vamos a ele: Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 5”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 4

Uma quinta feira cheia de bizarrices para quem gosta de coisas estranhas no seu retro game predileto, e hoje não será nem um pouco diferente. Vamos a eles:

Catálogo de Sprites

Esse código nada mais é do que um gerador/modificador de Sprites de NPC’s. Ele insere e/ou muda somente o NPC que você visualiza quando entra numa casa, fala com alguém na rua ou pressiona o botão para ver as caixas de opções (Que exibe o cenário do lugar onde os personagens se encontram) sem alterar em nada a função vigente. Não sei se estou sendo claro, portanto, irei direto à aplicação prática e conforme for exibindo algumas imagens curiosas.

00C2DC:00 Além de não exibir sprite algum, ainda retira o sprite do NPC a qual você conversa. Observe a imagem a seguir;

Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 4”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3

Mais um dia, mais uma bizarrice. Vamos ao que interessa!

Catálogo de Itens

Antes de catalogar os itens, porém, primeiro precisamos definir o Slot que ele irá e como ativar o Slot para que o item fique acessível pelo jogador (É mais trabalhoso do que os códigos modificadores de itens de qualquer outro jogo que eu já vi).

O código 00C4E2:Xx serve para ativar ATÉ o Slot a qual o item irá se encontrar, ou seja, o valor de ativação nos slots de itens.

– Compliquei? Deixe-me tentar explicar de outra maneira.

Repare que no código 00C4E2:Xx, logo após os dois pontos (:) existem dois X’s (Xx). Esses dois X’s (Xx) devem ser substituídos pelo valor hexadecimal da tabela a baixo para que o item no respectivo Slot seja ativado (Para que você possa posicionar o cursor para cima dele). Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 2

Dando prosseguimento à nossa série “Semana Bizarra de Phantasy Star I” hoje começarei falando de algumas curiosidades voltadas diretamente aos personagens, e seguirei com outros assuntos mistos.

Mas vamos lá!

Onde Alis Estava Quando Nero Foi morto?

Dando prosseguimento à nossa série “Semana Bizarra de Phantasy Star I” hoje começarei falando de algumas curiosidades voltadas diretamente aos personagens, e seguirei com outros assuntos mistos.

Mas vamos lá!

Onde Alis Estava Quando Nero Foi morto?

Claro que isso não deve ser considerado como canônico no contexto histórico dos eventos dos games, já que tudo que fiz foi iniciar o game evitando o evento da morte de Nero, o que resulta em algo estranho.

Vamos ao procedimento:

Primeiro carregue a ROM e insira o código 00C202:09 (Este código desativa o menu da tela de apresentação), se a tela exibida for a da apresentação, o cursor mudará.

Ao observar a imagem acima, vemos a diferença entre o cursor normal e o anormal (Um sem a ação do código e outro com o efeito do mesmo). Confirmado o código, reseta-se o jogo (Basta pressionar a tecla “TAB”).

Se a tela do jogo reinicializar, a mesma virá sem cursor algum, ou seja, em tese, já pulamos o evento da morte do Nero. Se pressionarmos algum dos botões do jogo, a tela mudará para o cenário dos campos esverdeados de Palma. Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 2”