Skip navigation

Phantasy Star IV: coisas estranhas de Mile

Postado por em 03/02/2011

Postado por: Yoz

Estava eu pesquisando sobre Phantasy Star na Internet quando me deparei com uma imagem do vilarejo de Mile que me chamou a atenção. A imagem foi retirada no momento em que a cratera, denominada de “O Extremo”, se abriu e exterminou os habitantes do referido vilarejo. Nessa imagem eu percebi que duas residências estavam abertas (como é que eu não percebi isso antes?!), mas estavam inacessíveis por causa dos corpos de uma mulher na frente da entrada da loja de suprimentos e de um velho calvo na entrada da outra residência remanescente.

Bem, sabemos que jogando normalmente, essas habitações mesmo estando com as portas abertas não estariam acessíveis, entretanto, se usarmos o código de DeBug Menu (Eu falo sobre ele aqui: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=687), podemos ativar o “atravessar paredes” e adentrar as residências.

A única sobrevivente do extermínio de Mile

Após usar e ativar o código FFEC9E:06, abrimos a janela do DeBug menu e usamos o botão “C” para marcar a opção Block:

Com isso, você será capaz de passar por dentro de paredes e etc (mas não de NPCs). Dirija-se, vindo por cima, à loja de mantimentos conforme indicado na imagem a seguir.

Dentro da referida loja você encontrará uma garota ainda viva e vendendo seus itens como se nada tivesse acontecido.

Só um pequeno detalhe, se você “pular” o balcão e falar com ela pelo outro lado, ela não terá diálogos. Isso acontece porque quando falamos com um(a) atendente pelo outro lado, os diálogos modificam dependendo de cada lugar (ele(a) só te atende se você falar pelo balcão). Mas para isso, existe um caminho para chegarmos a esses atendentes. No caso de Mile, não há um modo de você chegar do outro lado do balcão sem a utilização de códigos ou qualquer artifício trapaceiro. Portanto, ela estará sem nada o que dizer.

Bug nos diálogos e nos gráficos

Agora vamos ao mais intrigante: “O que nos reserva a outra residência”.

O procedimento é o mesmo adotado para entrar na loja de mantimentos. Aproximamos-nos da porta vindo de cima.

No interior da casa, nos deparamos com dois cadáveres, o de uma mulher e o de um homem velho. Até aqui tudo bem, porque se utilizam de Sprites de pessoas mortas usados fora da residência. O fato é que não deveríamos estar aqui por causa de algumas ocorrência bizarras.

O primeiro elemento estranho é quando “falamos” com o velho morto. Ocorre um embaralhamento num pedaço do cenário deixando alguns sprites ocultos e surge um pedaço específico do diálogo.

Quando “falamos” com a mulher morta, o mesmo ocorre, mas surge do nada o que inicialmente pensei ser um cadáver de um homem morto do lado de fora da residência (pensei até que fosse o filho do casal que é estudante de Piata). Só que como esse aí não existe em nenhum lugar do vilarejo, eu desconfiei e fui atrás do que poderia ser — como eu queria que fosse um Sprite novo e exclusivo:-(

Isolei todos os elementos dos cenários dos Sprites para ver se tinha uma visão mais clara dele.

E nada!

Não houve um esclarecimento melhor do que outrora. Então eu resolvi usar um editor de save games para SEGA Genesis e tentei isolar o Sprite.

Mas acabou não dando em nada do mesmo jeito.

Até que, observando mais atentamente, descobri que não é um Sprite completo, mas sim pedaços desordenados e com algumas cores trocadasdo Sprite de um carinha morto do lado de fora.

Claro que é algo que não deveria aparecer, deve ser conseqüência do bug todo que se dá por estarmos num lugar onde não deveríamos.

E eu encerro por aqui com essa curiosidade de Phantasy Star IV. Não percam brevemente a nossa próxima Semana Bizarra. Será que alguém adivinha de qual jogo será dessa vez? Só digo uma coisa, não é Phantasy Star IV.

😉

Até a próxima.

One Comment

  1. Posted 03/02/2011 at 11:09 am | Permalink

    Fiz uma pesquisa sobre essa ocorrência e descobri que isso já havia sido catalogado. Mas eu tenho certeza de que a próxima semana bizarra vai ser uma bomba.
    😀

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*