Raças e classes
Há três raças de personagens em Phantasy Star Zero: humanos, newmans e casts.
Os humanos dispensam apresentações, sendo de modo geral os personagens mais equilibrados. Ocupam o planeta Terra, onde o jogo se passa. Os newmans parecem humanos, mas têm orelhas pontudas e propensão ao uso de técnicas. Sumiram da face da Terra após um misterioso evento ocorrido há duzentos anos. Os casts são entidades mecânicas, robôs inteligentes, com muita força física, que estiveram adormecidos por duzentos anos, e agora estão despertando aos poucos, sem memória.
O jogo separa as três raças em níveis de dificuldade, considerando humanos como melhores para novatos, casts melhores para jogadores intermediários e newmans para jogadores experientes. Cada raça gera histórias diferentes ao longo do jogo.
Além de escolher a raça de seu herói, você também deve escolher uma das três classes disponíveis: hunters, rangers e forces. A combinação de raças e classes pode gerar personagens balanceados. Estas são as combinações possíveis:
Hunters
Mestres no combate físico, primam pelo uso da espada.
| HUmar |
| Boa classe para novatos, mas também equilibrada e poderosa em níveis mais altos. Além de peritos na luta corpo-a-corpo, podem usar técnicas de cura e ataque, mas seu forte está mesmo na força bruta.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Shifta/Deband (10).
Bônus:
Pode usar até 100 materials. |
| HUmarl |
| Classe nova estreando em Phantasy Star Zero. Não difere muito da classe HUmar, mas têm menos força física e mais precisão. Também podem usar algumas técnicas.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Shifta/Deband (10).
Bônus:
Pode usar até 100 materials. |
| HUcast |
| Para quem quer causar dano por força bruta, o HUcast é a escolha certa. Como todo cast, os membros desta classe não podem usar técnicas, mas o grande poder de ataque e defesa compensa. Possuem a maior quantidade de HP, e precisão mediana. Podem usar armadilhas.
Bônus:
Pode usar até 80 materials, recupera 1% de HP (5% em repouso) a cada cinco segundos, imune a veneno e capaz de ver e destruir armadilhas. |
| HUcaseal |
| Uma das classes mais fortes do jogo, assim como HUcast. E assim como acontece com a classe HUmarl, esta aqui abre mão de um pouco de força em prol de uma maior precisão. Não pode usar magias. Podem usar armadilhas.
Bônus:
Pode usar até 80 materials, recupera 1% de HP (5% em repouso) a cada cinco segundos, imune a veneno e capaz de ver e destruir armadilhas. |
| HUnewm |
| Outra classe estreando em Phantasy Star Zero. Lutadores equilibrando esquiva, perícia em combate físico e técnicas poderosas. O baixo HP e a defesa fraca nos primeiros níveis fazem desta classe difícil para novatos, mas depois de avançar alguns níveis ela pode ser muito eficaz tanto em modo offline quanto online.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Shifta/Deband (10).
Bônus:
Pode usar até 80 materials e recupera 1% de PP (5% em repouso) a cada cinco segundos. |
| HUnewearl |
| Como acontece em PSO, a HUnewearl é uma newman fêmea e caçadora com nível de esquiva mais alto do que qualquer outra classe. Parece com o HUnewm. Tem magias de ataque e auxílio aos companheiros.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Shifta/Deband (10).
Bônus:
Pode usar até 80 materials e recupera 1% de PP (5% em repouso) a cada cinco segundos. |
Rangers
Peritos no combate a longa distância usando armas de fogo.
| RAmar |
| Nova versão rápida no gatilho da classe vista no PSO original, o RAmar é perito em disparar contra inimigos à distância, atingindo o alvo com frequência. Não é o ranger mais poderoso, mas usa técnicas de cura e suporte ao grupo. Tem alta precisão e também usa armas de combate corpo a corpo, que pode trocar durante o combate caso o adversário se aproxime.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Jellen/Zallure (10).
Bônus:
Pode usar até 100 materials. |
| RAmarl |
| A tradicional ranger também usa armas de fogo, mas tem uma ênfase maior nas técnicas do que o RAmar. Pode usar técnicas de ataque e suporte.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (10), Resta/Anti (10), Jellen/Zallure (10).
Bônus:
Pode usar até 100 materials. |
| RAcast |
| Ranger com maior poder de fogo. Causa um bom estrago à distância, mas não tem tanta precisão. Como todo cast, não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
Bônus:
Pode usar até 80 materials, recupera 1% de HP (5% em repouso) a cada cinco segundos, imune a veneno e capaz de ver e destruir armadilhas. |
| RAcaseal |
| Também ataca a longa distância causando um bom dano, mas é a classe mais precisa do jogo. Lembrando que ela também não pode usar técnicas, mas pode usar armadilhas.
Bônus:
Pode usar até 80 materials, recupera 1% de HP (5% em repouso) a cada cinco segundos, imune a veneno e capaz de ver e destruir armadilhas. |
Forces
Capazes de invocar magias de ataque, cura e assistência, mas com poucas habilidades no combate físico.
| FOmar |
| O FOmar tem nas técnicas o seu maior trunfo, mas não se sai mal nos combates físicos. Seria um meio termo, pendendo um pouco para o lado das técnicas.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (15), Grants (15), Megid (15), Resta/Anti (15), Shifta/Deband (15), Jellen/Zalure (15).
Bônus:
Recebe 75% menos dano ao ser atacado por técnicas de combate, tem 20% de bônus nas técnicas Foie, Barta, Zonde, Rafoie, Rabarta e Razonde, pode usar até 100 materials. |
| FOmarl |
| Ao contrário do FOmar, a FOmarl não se sai nada bem em combate físico. Por outro lado, é a humana com técnicas mais poderosas, contando com boas técnicas de ataque, cura e suporte.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (15), Grants (15), Megid (15), Resta/Anti (15), Shifta/Deband (15), Jellen/Zalure (15).
Bônus:
Recebe 75% menos dano ao ser atacado por técnicas de combate, tem 20% de bônus nas técnicas Foie, Barta, Zonde, Rafoie, Rabarta e Razonde, pode usar até 100 materials. |
| FOnewm |
| Outro perito no uso de técnicas. Embora conte com técnicas de apoio aos companheiros, seu forte está nas técnicas de ataque, com as quais pode causar um estrago enorme. Em níveis mais avançados, acaba se saindo bem no combate físico também. O lado ruim é que sua defesa é baixa.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (15), Grants (15), Megid (15), Resta/Anti (15), Shifta/Deband (15), Jellen/Zalure (15).
Bônus:
Recebe 75% menos dano ao ser atacado por técnicas de combate, tem 15% de bônus em todas as técnicas de ataque e penalidade de 30% na técnica Resta, pode usar até 80 materials e recupera 1% de PP (5% em repouso) a cada cinco segundos. |
| FOnewearl |
| Ela pode não ser boa em combates físicos, mas é a mais poderosa usuária de técnicas do jogo. Defesa e HP baixos.
Técnicas (nível máximo entre parênteses):
Foie/Barta/Zonde (15), Grants (15), Megid (15), Resta/Anti (15), Shifta/Deband (15), Jellen/Zalure (15).
Bônus:
Recebe 75% menos dano ao ser atacado por técnicas de combate, tem 25% de bônus na técnica Megid e 30% na técnica Resta, pode usar até 80 materials e recupera 1% de PP (5% em repouso) a cada cinco segundos. |
Boa parte destas informações foi extraída do site PSO World.