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Lutando sozinho | |
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Essa curiosidade sobre Phantasy Star II torna o jogo dificílimo. Diria até que impossível, e provavelmente só deve ser viável usando-se códigos Game Genie para não se ferir nas batalhas. A aventura começa com Rolf e Nei. | |
Começando o jogo, você sai de Paseo e logo encontra a primeira cidade a ser visitada, Arima. Depois de visitar Arima, Rolf volta para sua casa e encontra seu primeiro companheiro, Rudo. Daí em diante, a cada nova cidade que for visitada, um novo companheiro vem bater à porta de Rolf para ajudar. Porém, se você nunca visitar Arima, Rudo nunca irá visitá-lo. E, mesmo que você visite as outras cidades, nunca nenhum daqueles personagens irão até a casa de Rolf. Ou seja, você fica sozinho. | |
Prosseguindo no jogo, você chegará à Nei First. Inevitavelmente, será travada uma batalha, e sua única companheira, Nei, morrerá. Daí em diante, Rolf prossegue em sua jornada sozinho. | |
Lutando sozinho, logicamente você passará por maus bocados, por isso recomenda-se o Game Genie. Você lutará contra Dark Force e Cérebro-Mãe sozinho. | |
E finalmente chegamos à curiosidade do jogo, que na verdade não vale a pena todo esse esforço se você pode simplesmente ler aqui. Como você sabe (Se já terminou Phantasy Star II), no final a turma conversa com os pilotos da nave Noah e Lutz manda aqueles outros companheiros que estavam lá na casa do Rolf para ajudar. | |
Mas você estava lutando sozinho até aqui, e nunca aqueles personagens haviam sequer conhecido Rolf. Mesmo assim, eles de repente aparecem lá pra lutar contra os humanos. Que coisa mais maluca! | |
Represas | |
Quando você assiste à abertura de Phantasy Star II, você tem uma panorâmica sobre algumas regiões de Motavia, e observa os canais secos. | |
Quando você começa a jogar, acaba chegando ao Climatrol, onde está Nei 1. | |
Após derrotar Nei 1, o Climatrol começa a liberar toda a água pros canais, e Motavia será inundada. A missão de Rolf é abrir todas as represas, o que sabemos que ele faz com sucesso (e muito trabalho). | |
Então as represas são abertas e tudo está bem com a água em Motavia. Você prossegue no jogo e acaba chegando ao final. | |
Depois de assistir ao final do jogo, você decide assistir a abertura de Phantasy Star II mais uma vez, e qual não é a sua surpresa ao perceber que Motavia não está seca — a água já está correndo em todos os canais e as represas estão abertas! Mas deve ter sido alguma falha na programação, apenas esqueceram esse detalhe na abertura. Quando você inicia o jogo, Motavia está seca novamente. | |
Grupo fantasma | |
Myei me alertou sobre essa curiosidade, muito interessante. Você pode ter um grupo fantasma em Phantasy Star II. Como você sabe, quando um personagem morre, ele(a) não aparece mais no grupo conforme você anda pelo mapa. Você pode conseguir um grupo fantasma de três modos. O primeiro deles é tendo Shir como integrante do grupo. | |
Você pode sair por aí e lutar com os inimigos, deixando todos os integrantes morrerem, com exceção de Shir. | |
Então você estará comandando apenas Shir pelo mapa. | |
Como você sabe, se você ficar entrando e saindo das lojas, chega uma hora em que Shir desaparece porque roubou algum item da loja. Ela só vai reaparecer lá na casa de Rolf em Paseo. Porém, o grupo agora é formado apenas pela Shir. Quando ela desaparece, não fica mais ninguém ali. | |
Você pode continuar andando pelo mapa normalmente e conversando com as pessoas normalmente. A única diferença é que você não vê nenhum personagem, então pode ser complicado guiar o grupo fantasma pela tela. Você também não consegue entrar na casa de Rolf com ele morto. | |
Porém, se você sair pra lutar novamente, todos estarão mortos e o jogo acabará. | |
Outra forma de conseguir o grupo fantasma é na luta contra Nei1. Antes de encarar a inimiga, deixe todos do grupo morrerem, menos Nei e algum outro, que deve estar equipado com um Moon Dew. Depois que Nei1 matar Nei e a luta com o grupo (apenas um) começar, use o Moon Dew para trazer Nei de volta à vida e deixe que Nei1 mate aquele outro integrante. Quando a luta terminar, você tem novamente um grupo fantasma. | |
Rune Lai me avisou sobre outro método. Indo até Roron, um dos motavianos adoradores de lixo dá um bolo ao grupo que tira energia. Se você ficar comendo o bolo sem parar, todos morrerão mas você continuará comandando um grupo fantasma. | |
Bug nos diálogos | |
Jogando Phantasy Star II em inglês, na entrada no meio do mar para o Climatrol, ao olhar o que é aquela mancha na água, Rolf fiz apenas “The color of water around here certainly” (A cor da água por aqui certamente). A frase termina no meio, deixando todos curiosos para saber o que ele queria dizer. | |
Porém, no Phantasy Star II lançado no Brasil, em português, Rolf diz a frase completa, que é “A cor da água por aqui certamente parece diferente. Parece que a água brota do fundo do mar.” | |
Peloquin avisou-me de outro bug semelhante, que acontece após o grupo derrotar Nei1 e o dilúvio começar. Todos os inimigos viram robôs e as pessoas nas cidades em geral falam as mesmas frases. | |
Todas as pessoas menos esse velhinho em Paseo. Por algum erro na programação do jogo, ele começa a falar pela metade uma frase que Lutz diz a Rolf perto do final do jogo. | |
Passagem invisível | |
Uma das coisas mais legais em Phantasy Star I eram as passagens invisíveis. Porém não havia nenhuma em Phantasy Star II… ou quase… | |
Em Menobe, perto de Aukba, existe essa parede que se pode atravessar. Porém, isso mais parece um bug, pois (pelo menos até agora) é o único lugar do jogo em que se pode fazer isso, e na verdade não tem muita utilidade, já que o caminho para essa escada fica próximo. | |
Atravessando as represas | |
Nosso atento fã Yoz apresentou uma curiosidade curiosíssima, que você também pode testar levando o grupo de jet scooter até a entrada da represa azul (pode ser tanto com o lago seco quanto com a água correndo). | |
Nesse lugar existe um bloco falso, então você pode sair do jet scooter se apontar para cima. | |
O grupo vai parar na região logo acima! Você pode passear e voltar para o jet scooter quando quiser. Porém, quando aparecer a mensagem de que o grupo vai embarcar novamente, fique pressionando o direcional para esquerda. | |
O que acontece é que o grupo acaba entrando na represa azul. Em vez de pegar a saída, use a técnica Hinas de Rolf para sair. | |
Opa! Olha onde o jet scooter foi parar! Você não consegue movimentá-lo, mas pode desembarcar. | |
Embarque novamente pelo lado esquerdo e, quando aparecer a mensagem, fique apertando o direcional para baixo. O grupo vai entrar de novo na represa azul. Use Hinas mais uma vez para sair. | |
Pronto! Você agora se encontra no lago central de Motavia. Porém, não há muitos lugares para ir. | |
Também não é possível desembarcar… | |
Você está bem ao lado de Climatrol, contudo não é possível entrar na torre por aqui. Que pena. Seria uma boa poder entrar por aqui e já encontrar Nei 1 de cara. Mas você pode desembarcar se ficar nas laterais da torre. | |
Rolf nem sabe que aquele é o Climatrol. | |
O sexo de Lutz | |
Como se sabe, a Sega of America, quando traduziu os jogos da série do japonês para o inglês, alterou alguns nomes. Lutz acabou sendo chamado de Noah em Phantasy Star I. Isso sempre gerou uma certa discussão entre os fãs da série. | |
Outro assunto que sempre gerou uma certa discussão (porém dessa vez não tão séria) é que o gênero de Lutz nunca ficou claro, ou seja, nunca se soube com certeza se Lutz era homem ou mulher, tanto em Phantasy Star I quanto em Phantasy Star II. | |
Certa hora em Phantasy Star II, você leva Rolf para acordar Lutz de seu sono criogênico. | |
Quando Lutz acorda, você vê que ele/ela não está usando camisa!!! | |
Se Lutz era mesmo mulher, Rolf andou vendo algo mais que um rostinho bonito. | |
Game Genie | |
Com os códigos do Game Genie, algumas coisas estranhas também podem acontecer. Por exemplo, usando-se o código para se derrotar os inimigos em apenas um ataque. | |
Desse jeito, Nei consegue derrotar Nei 1. | |
Mas os caras da SEGA foram espertos e previram que Nei poderia ganhar a batalha. O que acontece é que Nei acaba morrendo de qualquer jeito. | |
Mas teve uma que os caras da SEGA deixaram passar.Acontece quando você abre todas as represas. | |
Os tais robôs aparecem para prender o grupo, e o grupo luta com eles um pouquinho. Mas se você estiver com o Game Genie ativado, você derrotará os robôs antes que eles possam prender o grupo com os anéis de plasma. | |
Só que aí o grupo não é preso e mandado para Gaira. Você continua livre, todas as represas estão abertas, e não há mais nada para se fazer. | |
Clonagem de itens | |
Yoz brindou-nos com mais uma curiosidade no estilo bug de Phantasy Star II. Trata-se de clonar um item. É assim que se faz… Pelo menos um dos personagens da sua turma deve ter mais de uma tela de itens. E um espaço sobrando, também. Nesse exemplo, vamos usar a Anna. | |
Vá até o personagem que possui o item que você deseja clonar. Nesse caso, vamos usar o Laser Shot de Kain. Aperte o botão C sobre o item e vai aparecer o menu de usar, dar ou jogar. Cancele esse menu e volte para os itens da Anna. | |
Posicione o cursor sobre a opção “Próximo” e aperte os botões B e C ao mesmo tempo. Repare que vai aparecer o menu de usar, dar ou jogar. Utilize a opção dar e dê o item-clone para qualquer personagem. | |
Agora Anna tem um clone de Laser Shot em seus itens, e Kain continua com o original. Isso pode ser muito útil para juntar dinheiro. Basta ir a uma loja e vender o item clonado. | |
Hacking | |
O site Crude ASCII Maps: PS2 tem alguns dados interessantes sobre o programa do jogo, como os valores de cada inimigo, item, luta, etc. Você já deve ter reparado que todos os inimigos (menos os chefões) têm 3 versões. Todos, menos Van e Aerotank. O que aconteceu com o terceiro membro dessa família? Hackeando o jogo gravado, o autor daquele site descobriu que se chama Vanleadr. Ele está lá no programa do jogo, mas não aparece em nenhum lugar. |