Por Cristiano Fraga
No PSU, você começa a criação de seu personagem escolhendo uma raça e sexo para ele. As raças disponíveis são: Human, Newman, Beast e Cast.
Depois você define vários aspectos de sua aparência: tipos de olhos e cabelos, orelhas, cores e a proporção do corpo. Em seguida, roupas iniciais, a voz e o tom de voz (mais grave ou aguda) e o nome de seu personagem. Porém, em PSU, seu nome pode ser mais longo e escolhido livremente, sem preocupação com mudança/qualidade dos drops (como ocorre no PSO).
Com base na raça escolhida, é atribuída a classe que mais se adapta ao status de sua raça (inicialmente pode ser Hunter, Ranger ou Force), ficando assim:
Vejamos um pouquinho sobre cada raça:
Human (Humano) / ヒュマン | |
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Originários do planeta Parum, os Humans são os criadores das outras raças, que agora, existem em mesmo número que os humanos. Possuem habilidades balanceadas, podendo ser jogados com qualquer classe, porém, não possuem nenhuma habilidade de destaque. Em outras palavras, são bons em tudo, mas não são especialistas em nada. Ao contrário de Casts ou Beasts, Humans não possuem uma habilidade especial exclusiva de sua raça 1). Os Humans inicialmente serão da classe Hunter e terão Hyuga Ryght como companheiro inicial nas missões do modo story. |
Newman (Numano) / ニュマン | |
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Os Newmans são originários do planeta Neudaiz. Possuem grande força mental, e por isso são mais adequados a classes que permitam o uso de técnicas. Também recebem menos danos causados por técnicas, já que possuem alta força mental. Sua precisão não é muito ruim, possibilitando a eles o uso efetivo de armas de fogo. Mas os níveis de ataque e defesa são muito baixos, o que não faz deles uma boa opção para classes focadas no combate corpo-a-corpo. Assim como os Humans, não possuem habilidade exclusiva de sua raça 2) . Newmans inicialmente serão da classe Force e terão Maya Shidow como companheira inicial nas missões do modo story. |
O PSU AotI dá ao jogador uma grande variedade de classes para escolher. São 15 ao todo, com bastante variação e restrições entre as mesmas.
As classes se dividem em 3 categorias: Básicas, avançadas e masters. Inicialmente o jogador poderá escolher apenas as classes básicas, e no decorrer do jogo mais opções estarão disponíveis à medida que os requisitos para essas novas classes sejam cumpridos.
Assim como é necessário evoluir o personagem, a classe também precisa ser evoluída. Você tem dois tipos de níveis no PSU: nível do personagem e nível da classe. Ambos aumentam suas habilidades, porém o processo de evolução difere um pouco.
A evolução de nível do personagem é feita de modo tradicional, ganhando experiência com as batalhas. Já a evolução de sua classe atual é realizada com pontos que você acumula ao término de missões, os Mission Points (MPs). Os MPs variam de acordo com a dificuldade da missão e com o rank obtido na mesma. O nível máximo de cada classe é 20 e o único requerimento para se tornar outra classe é atingir um determinado nível de uma ou mais classes. Por exemplo, uma certa classe avançada exigirá que você evolua a classe Hunter para level 5 e Ranger para level 5. Feito isso, você apenas paga uma pequena quantia em meseta e pode trocar de classe sempre que quiser, tendo disponíveis todas suas classes liberadas até o momento.
Tenha em mente que o nível para que CASTs ou Beasts usem suas habilidades especiais é referente aos personagens e não ao nível da classe.
Muitas restrições quanto a armas e ranks das mesmas serão vistas de classe pra classe. Existem quatro ranks de armas disponíveis no PSU: C, B, A e S, sendo C o rank inferior e S o rank máximo. Se sua classe pode usar uma lança de rank A, também pode usar lanças de ranks inferiores, mas não com rank S. A única excessão a essa regra, são as classes master (isto será explicado na seção destas classes).
Sabres são armas permitidas em todas classes básicas e avançadas, não podendo ser usados apenas pelas classes master.
Armas de combate corpo-a-corpo são chamadas de striking weapons em PSU, assim como armas de fogo são chamadas de ranged weapons e armas destinadas a técnicas podem ser chamadas de TECH weapons ou TECHNIC weapons.
As 15 classes são explicadas mais detalhadamente abaixo.
Há apenas três classes básicas. Elas são altamente limitadas, e podem usar apenas armas de rank B e inferiores. Também são muito limitadas em equipamentos de defesa e níveis de Photon Arts, que serão menores que level 20 em todas categorias.
Estas classes apareceram primeiramente no Phantasy Star Online, e aqui no PSU são bem inferiores comparadas às demais. Porém, é necessário evoluir estas classes para poder usar as demais.
Já no modo offline, são apenas estas 3 classes que podem ser escolhidas e elas são bem mais poderosas, permitindo armas de rank S e uma grande quantidade de tipos de armas para cada classe.
Bem mais evoluídas em relação às classe básicas, as classes avançadas contam com ótimas armas e equipamentos de defesa, bem como níveis altos de Photon Arts permitidos. Existem ao todo 9 classes avançadas com diversas especialidades.
Fighgunner / ファイガンナー | |
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A primeira classe avançada requer Hunter level 5 e Ranger level 3 para ser usada. Ela possui habilidades destas duas classes, porém com o foco em striking weapons. As ranged weapons permitidas são pistolas simples e duplas, metralhadoras, bestas (crossbows) RCSM (range-mags) e lança granadas3). Todas armas permitidas aos Fighgunners são de, no mínimo, rank A, tendo várias de rank S à sua disposição. É uma classe muito superior a qualquer uma das básicas, pelo ranks de armas permitidas e status. O Fighgunner é a única classe avançada que pode usar sabres duplos de rank S. Permite Photon Arts até level 40 para striking weapons e level 30 para ranged, uma grande vantagem comparado à maioria das classes, sendo que o nível máximo de Photon Arts em PSU é 50. Possui uma gama maior de armadilhas disponíveis comparado aos Rangers: damage, burn, freeze, poison, confuse e sleep traps podem ser usadas. |
Wartecher / ウォーテクター | |
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Similares em conceito ao Guntecher, o Wartecher tem seu foco no ataque corpo a corpo em vez de com armas de fogo. Podem usar técnicas. O Wartecher mescla habilidades de Hunters e Forces, sendo necessários Hunter level 3 e Force level 5 para usá-lo. O nível das técnicas e as TECH-weapons permitidas são os mesmos do Guntecher, trocando apenas armas de fogo por striking weapons. Aliás, ele usa uma grande quantidade de striking weapons: espadas, lanças, sabres duplos, machados4) e muitas outras, com destaque para o chicote, que possibilita acertar vários inimigos ao seu redor com agilidade e ainda ocupa apenas uma mão, liberando a outra para uma ranged ou TECH-weapon à sua escolha. Caso queira jogar dando suporte, por exemplo, você poderá colocar junto com o chicote um TCSM (TECH-mag) com Resta, Gi-resta ou Reverser, possibilitando curar os aliados de anomalias de status, bem como recuperar o HP. E você ainda tem a oportunidade de atacar sem precisar trocar de arma, não deixando de ganhar a experência dos inimigos. Tanto armas de fogo quanto o Photon Art das mesmas são bem restritos para o Wartecher: os Photon Arts para bullets vão até level 20 e eles podem usar quatro ranged weapons: arco e flecha, pistola, range-mags e cards. Possuem boa defesa, preparando-os para o combate próximo ao inimigo. |
Fortefighter / フォルテファイター | |
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Fortefighters requerem Hunter level 10 e são totalmente destinados ao ataque corpo a corpo (também chamado de melee). A única arma de fogo que pode ser usada é a pistola, apenas de rank S5). Não podem usar TECH-weapons. Várias striking weapons de rank S são permitidas, entre elas espadas, lanças, machados etc… Esta é uma classe avançada, que além da grande variedade de armas permitidas, possui um grande poder de ataque, permitindo Photon Arts de Skills até level 40 e ainda com um gasto de PP (Photon Points) 20% menor. Já para a única arma de fogo permitida, o Photon Art pode alcançar level 20 e não tem bônus de 20% no gasto de Photon Arts de skills. Ainda possibilitam um ataque poderoso mesmo à distância, graças aos slicers (lâminas), quando utilizados com o Photon Art específico. Além do grande poder de ataque desta classe avançada, sua defesa também é alta. |
As classes master são especialistas em determinadas áreas, sendo altamente limitadas nos tipos de armas permitidas. As três classes master não podem usar mais que quatro tipos diferentes de armas. Elas têm ataques/técnicas mais rápidos em comparação à maiorias das outras classes, se igualando apenas às classes Acrofighter e Acrotecher. As classes master também têm uma exclusividade em relação as demais: não podem equipar nenhuma arma/armadura com rank menor que S, ficando restritas às armas e armaduras de rank S. Por outro lado, têm a vantagem de um dano incomparável em sua especialidade, e somado à sua alta velocidade de ataque/técnicas, asseguram um alto dano por segundo (ou DPS).
Assim como Acrofighter e Acrotecher, as classes master também foram lançadas na versão Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus.