Autora: Neilast
Tradutor: Orakio Rob
Phantasy Star: Além de Algol se passa no ano de AW 4284, dois mil anos após Phantasy Star IV. Os primeiros séculos desse interim de dois milênios foram uma época de grandes sofrimentos e dificuldades. O povo de Algol, livre da tirania de Dark Force, se encontrou à beira de uma nova era. Despertou-se um maior interesse pela ciência e pela tecnologia e uma motivação pela melhoria da vida se espalhou por Mota e Dezo. Em AW 2550, o andróide Wren em Zelan inventou um novo tipo de espaçonave, surpreendentemente rápida e simples de se construir e que era capaz de percorrer distância interplanetárias facilmente. Logo depois, a viagem e o comércio entre os dois mundos começaram. Em meados de AW 3000, as culturas de Algol haviam mais ou menos se integrado em uma única sociedade algoliana que possuía uma língua em comum (o palmiano convencional) e uma religião comum (um nova crença composta tanto da tradicional fé dezoriana quanto pela que sobreviveu em Palma por séculos, reintroduzida a Algol pelos Espers, que nunca esqueceram-na).
Em AW 3000, o governador de Motávia e o bispo de Gumbious em Dezóris assinaram um pacto que unificou os dois governos em um só. Cada planeta tinha seu governador (com o de Dezóris também agindo como bispo da Fé), e também havia um governador de Algol eleito democraticamente. Esses três governantes formaram o Conselho Algoliano de Líderes, um órgão executivo que trabalhava próximo à Assembléia Algoliana, um órgão legislativo, que era composto de representantes de cada região dos dois planetas. Quando Palma II foi criado e as colônias extra-algolianas foram fundadas, elas também receberam governos e cadeiras na assembléia. O Esper Lutz também serviu ao Conselho de Líderes, ainda que os Espers não possuíssem cadeiras adicionais na Assembléia.
Nos primeiros anos de AW 3000, Wren e sua assistente Demi trouxeram novos e abrangentes controles climáticos a Mota e Dezo. Esses sistemas climáticos são mantidos por Filha, um massivo computador que monitora quase tudo em Algol ,mas Filha é subordinada ao desejo das pessoas e de seus governos, ao contrário de sua antecessora, a infame Cérebro-Mãe.