Phantasy Star III

Lançamento:20/04/ 1990
Console:Sega Mega Drive

Phantasy Star III: Generations of Doom lançado em 1990, é o terceiro capitulo da saga. PS III ficou famoso por um sistema bastante inovador: a cada final de capitulo, o jogador podia escolher com quem seu personagem principal ia se casar, criando assim três gerações e quatro finais diferentes.

A trama se baseia na guerra entre Orakio e Laya, ocorrida mil anos antes do início do jogo. O ódio entre os dois grupos manteve-se até os tempos atuais. Orakio liderava um exército de andróides contra a maligna Laya, líder de um exército de monstros. O príncipe Rhys, primeiro personagem controlado pelo jogador, é um orakiano. Ele está prestes a se casar com Maya, uma bela desconhecida de cabelos azuis que surgiu inconsciente no litoral de Landen, onde se situa o castelo de Rhys. Durante o casamento, Maya é seqüestrada por um dragão layano. A jornada de Rhys para encontrar Maya dá o pontapé inicial na épica aventura.

O jogo conta com uma excelente trilha sonora, além de um character design bastante diversificado e de grande qualidade, em um excelente trabalho de Toyo Ozaki.

Diferenças entre a versão americana e a japonesa

A data de Phantasy Star III

A versão japonesa de Phantasy Star III afirma que a guerra entre Orakio e Laya se deu 1000 anos após o êxodo de Palma, e que os eventos do jogo se passam 1000 anos após essa guerra. Isso situa Phantasy Star III mil anos após Phantasy Star IV. Porém, na versão americana, a guerra entre Orakio e Laya ocorre logo após o êxodo de Palma, e PSIII, passado mil anos depois, ocorre ao mesmo tempo que PSIV, ou seja: PSIII e PSIV se passam mil anos após PSII.

Críticas

Phantasy Star III é considerado por muitos como a ovelha negra da série. Os principais motivos para isso são a trama, que parece não se encaixar na seqüência de eventos da série, e o sistema de combate fraco com gráficos e música de batalha questionáveis. O “conjunto da obra” não parece tão bem integrado ao resto da série quanto os outros jogos.

Esses fatos se explicam pelo desenvolvimento do jogo: a SEGA queria um sucessor de Phantasy Star II, que havia sido um sucesso. A equipe de desenvolvimento da série aparentemente não estava disponível, então a SEGA entregou o desenvolvimento de PSIII a uma equipe diferente. Isso significa que Rieko Kodama, “mãe” da série, e supostamente a pessoa que “manda” na história, não teve participação no jogo.

PS III, no entanto, não agradou muito aos fãs da saga: muitos reclamaram dos gráficos e da própria história, que não parecia ser uma continuação dos dois primeiros episódios. Por esses e outros motivos Phantasy star III é considerado como a ovelha negra da saga.

Créditos

Agradecimentos Especiais: Ossale Kohta, Phenix Rie, Yoshibon, Com Blue, Muuuu Yuji, Mad Hatter, Minoge, Kyz, Moritan, Papa, Kymura, L.C., and Chiemushi