A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 4

Uma quinta feira cheia de bizarrices para quem gosta de coisas estranhas no seu retro game predileto, e hoje não será nem um pouco diferente. Vamos a eles:

Catálogo de Sprites

Esse código nada mais é do que um gerador/modificador de Sprites de NPC’s. Ele insere e/ou muda somente o NPC que você visualiza quando entra numa casa, fala com alguém na rua ou pressiona o botão para ver as caixas de opções (Que exibe o cenário do lugar onde os personagens se encontram) sem alterar em nada a função vigente. Não sei se estou sendo claro, portanto, irei direto à aplicação prática e conforme for exibindo algumas imagens curiosas.

00C2DC:00 Além de não exibir sprite algum, ainda retira o sprite do NPC a qual você conversa. Observe a imagem a seguir;

Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 4”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3

Mais um dia, mais uma bizarrice. Vamos ao que interessa!

Catálogo de Itens

Antes de catalogar os itens, porém, primeiro precisamos definir o Slot que ele irá e como ativar o Slot para que o item fique acessível pelo jogador (É mais trabalhoso do que os códigos modificadores de itens de qualquer outro jogo que eu já vi).

O código 00C4E2:Xx serve para ativar ATÉ o Slot a qual o item irá se encontrar, ou seja, o valor de ativação nos slots de itens.

– Compliquei? Deixe-me tentar explicar de outra maneira.

Repare que no código 00C4E2:Xx, logo após os dois pontos (:) existem dois X’s (Xx). Esses dois X’s (Xx) devem ser substituídos pelo valor hexadecimal da tabela a baixo para que o item no respectivo Slot seja ativado (Para que você possa posicionar o cursor para cima dele). Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 2

Dando prosseguimento à nossa série “Semana Bizarra de Phantasy Star I” hoje começarei falando de algumas curiosidades voltadas diretamente aos personagens, e seguirei com outros assuntos mistos.

Mas vamos lá!

Onde Alis Estava Quando Nero Foi morto?

Dando prosseguimento à nossa série “Semana Bizarra de Phantasy Star I” hoje começarei falando de algumas curiosidades voltadas diretamente aos personagens, e seguirei com outros assuntos mistos.

Mas vamos lá!

Onde Alis Estava Quando Nero Foi morto?

Claro que isso não deve ser considerado como canônico no contexto histórico dos eventos dos games, já que tudo que fiz foi iniciar o game evitando o evento da morte de Nero, o que resulta em algo estranho.

Vamos ao procedimento:

Primeiro carregue a ROM e insira o código 00C202:09 (Este código desativa o menu da tela de apresentação), se a tela exibida for a da apresentação, o cursor mudará.

Ao observar a imagem acima, vemos a diferença entre o cursor normal e o anormal (Um sem a ação do código e outro com o efeito do mesmo). Confirmado o código, reseta-se o jogo (Basta pressionar a tecla “TAB”).

Se a tela do jogo reinicializar, a mesma virá sem cursor algum, ou seja, em tese, já pulamos o evento da morte do Nero. Se pressionarmos algum dos botões do jogo, a tela mudará para o cenário dos campos esverdeados de Palma. Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 2”

A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 1

Devo confessar que não estava em meus planos escrever uma semana Bizarra de Phantasy Star I. Todavia, como eu estou estudando sobre caça de códigos para outros consoles, resolvi largar um pouco o SEGA/Mega CD e Genesis/Mega Drive para brincar um pouco com o Phantasy Star I e, movido por uma pura e genuína curiosidade mórbida, ver se encontro algo secreto, bizarro ou mesmo medonho…

… e como resultado disso, assim nasce a “Semana Bizarra de Phantasy Star I”.

Primeiramente vou dar uma prévia sobre o emulador que você pode usar para inserir os códigos de Pro Action Replay. No caso, o Fusion364.

Bem, não é bem o meu preferido pra games de Master System ou, muito menos, de Mega Drive, apesar de funcionar perfeitamente em ambos. Mas o meio de inserção de códigos é bem simples e vai ser fácil para eu tirar umas ScreenShot’s (Ou screen capture, screencap, screen dump, screen grab, em fim, o famoso Print Screen no teclado de seu computador).

:-p

Vamos lá!

Inserindo PAR Codes em Games de Master System (sms)

Abra o emulador e carregue a ROM (A ordem dos fatores realmente altera o produto) e depois pressione simultaneamente Alt+G ou vá a File > Game Genie / PAR. Continue lendo “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 1”

Novo livro: Another Royal (Phantasy Star III)

Lembram do PSIII Official Charbook da Toyo Ozaki? Pois é… sabiam que ele tem uma espécie de continuação?

É um livro bem pequeno, mas valiosíssimo para nós, que somos loucos por qualquer coisa relacionada a Phantasy Star. E nossa prezada e vitaminada amiga Demi, da Lista de Algol, não só comprou o livro como ainda mandou scans bacanérrimos para a gente! Sim, a mesma Demi que fez aquela fanart incrível do Orakio com a Laya outro dia!

Aí vão os links:

  • PDF: AQUI
  • Imagens em alta resolução: AQUI
  • Galeria em baixa resolução: AQUI

Muitíssimo obrigado, Demi!!!

Novo artista na seção de fanart da Gazeta

E temos um novo artista na seção de fanart da Gazeta!

É o Daniel Mallzhen, que nos mandou três artes incríveis! Confiram uma delas:

E se vocês forem bons de conta, já devem ter se tocado que tem mais duas artes lá na Gazeta 😛

Confiram os três desenhos do Daniel e desenhos de outros artistas brasileiros em nossa seção de fanart!

Seção de PSU com novidades!

Depois de lançar o guia-monstro de PSG1 e PSG2 e traduzir as PSII Text Adventures para o português, o Filipe Engleth decidiu cuidar da seção de PSU lá da Gazeta. Isso, é claro, se você acreditar que alguém ativo como o Filipe é um cara só. Eu tô apostando que são trigêmeos fãs de Phantasy Star que sempre assinam com o mesmo nome, mas tudo bem.

Além de dar um trato na página inicial da seção, contando para a gente sobre a trama do jogo, o Filipe ainda criou uma página com descrições dos personagens! Ótimo trabalho, Filipe!

Seção de PSU AotI: “os elementos e efeitos de status”

Nosso incansável colaborador Cristiano Fraga continua expandindo a seção de PSU: AotI na Gazeta de Algol. Desta vez, ele criou uma descrição sobre os elementos e efeitos de status do jogo.

Cristiano, muitíssimo obrigado pelo excelente trabalho! Confiram aqui!

Novo menu tchananam da Gazeta :P

Esqueci de noticiar aqui, mas já há alguns dias implementei um menu todo moderninho para navegação na Gazeta de Algol. Se tudo correu bem, e se minhas habilidades com CSS não forem tão ruins quanto eu acredito que sejam, o treco deve reagir mais ou menos assim quando vocês passarem o mouse sobre ele:

Na verdade eu afanei o código principal daqui e fiz algumas alterações para que ficasse do jeito que eu queria — leia-se: comecei a chutar valores loucamente por horas até que finalmente um dos meus chutes rendeu o resultado esperado.

Parece que está na moda dar nomes mirabolantes para recursos avançados de navegação nos browsers modernos, então se alguém quiser sugerir nomes ridículos para o novo menu da Gazeta pode ficar à vontade nos comentários…

Phantasy Star II Text Adventures em português!!!

É com imenso prazer que trago esta excelente notícia a todos vocês que acompanham o Blog de Algol: hoje, dia 20 de fevereiro de 2012, as quatro primeiras Text Adventures de Phantasy Star II finalmente ganham versão em português!

Caso vocês não saibam, as Text Adventures são um oito jogos lançados apenas no Japão para o Mega Drive. Cada jogo é focado em um personagem de Phantasy Star II. Esses jogos foram posteriormente compilados em dois CDs de MegaCD, que foram traduzidos extraoficialmente para o inglês pelo MIJET.

Text-adventures de Kain e Nei, em tradução para o inglês do MIJET

Outro dia, na Lista de Algol, o Filipe Engleth se mostrou disposto a traduzir os jogos para o português, a partir da tradução do MIJET. E mesmo diante de um monte de limitações técnicas ele encarou mesmo a tarefa! Como resultado temos agora o patch que põe o primeiro CD, com as Text Adventures de Rolf, Shir, Hugh e Anna, em português! Continue lendo “Phantasy Star II Text Adventures em português!!!”