Novo pacotão de livros do Orakio

Eu sei que esse tipo de foto pode despertar a inveja alheia, mas eu não acredito em mau-olhado mesmo 🙂 Vejam só o pacotão que chegou aqui em casa:

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Esse pacotão aí tem os seguintes livros:

  • PSO Book of Hunters (à esquerda);
  • World of Phantasy Star (à direita do Book of Hunter);
  • Um livro grossão de PSO (abaixo do “World”);
  • 3 livros sobre PSO (lá em cima; o do meio é chamado de fanbook, acho que é compilação de material de fãs; livro muito bonito, por sinal);
  • Guias oficiais de PS1, PS2 (2 volumes) e PS3 (2 volumes);
  • Outro guia de PS3 (o livro azul à direita).

Desse aí, dois são terrivelmente interessantes: o livro azul de PS3, que tem um pequeno mangá contando a história inicial de Phantasy Star 3 (foto abaixo) e os guias de PS2, que são cheios de desenhos legais (alguns impagáveis!) ilustrando momentos diversos do jogo. Um barato mesmo.

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Dá dor no coração arrancar as páginas dos livros de PS para digitalizar; por outro lado, vocês sempre me apoiaram com a Gazeta e eu me sinto bem compartilhando essas coisas com vocês. É uma montanha russa de emoções: numa hora eu xingo vocês por me fazerem destruir os livros, na outra penso que vocês são bons camaradas e me sinto feliz por ser um bom menino 🙂 Logo eles estarão disponíveis na seção de Downloads e na seção de livros da Gazeta.

DSC01128Então vamos fazer o seguinte: o World of Phantasy Star e o guia de PS1 eu comprei repetidos, já temos em PDF, lembram? Estes ficam bonitinhos na minha estante, e estou pensando em algo para fazer com os “destruídos”. Vocês têm interesse neles, mesmo com as páginas soltas?

Os guias de PS2 e PS3 serão devidamente destruídos e digitalizados, como de costume. Já os livros de PSO vão ficar inteirinhos na estante, porque o meu pacto de sangue com os ilustríssimos senhores visitantes da Gazeta diz respeito aos jogos da série clássica.

Esse pacotão aí foi comprado com a inestimável ajuda financeira do meu amigo Yoz, da Lista de Algol. Além dele, o único sujeito que contribuiu doando algum dindin para custear essa brincadeira caríssima foi o prezadíssimo Daniel “parente-do-VGL-man” Tallarico, também da Lista de Algol. Ou seja: vocês são todos uns pilantras: eu gasto a maior nota nesses livros, destruo, compartilho com vocês e ninguém pode doar nem dez pratas para dar uma força. Vocês são todos uns bobos, feios e chatos, vou contar tudo para a minha mãe e os filhos de vocês vão nascer corcundas… mas eu sou brasileiro e não desisto nunca, então aí vai o clássico botão “donate” com um textinho em inglês para ver se alguém dos fóruns internacionais se sensibiliza com o meu drama 🙂

Para doar, você não precisa ter Paypal: basta ter cartão de crédito, nacional ou internacional. E QUALQUER ajuda é bem-vinda para que eu não me sinta um bobão que destrói livros tão bacanas para fazer PDFs “comunitários”.

Donations

I’m still hunting around for some PS Books (I’m particulary interested in Toyo Ozaki’s artbook and in the remaining SPEC issues) to scan and share with you all. This is quite an expensive hobby 🙂 In case you want to donate so I won’t go bankrupt, here is the link:

paypal

And here’s my Amazon wishlist. I have absolutely NO prejudice towards used books, so you may buy me one if you wish.

Fangame sensacional! Phantasy Star II e IV em pura ação!

Rapaz, às vezes eu realmente me surpreendo com a turma dos fangames… esse sujeito pegou o OpenBOR, que é uma fundação para a criação de jogos beat ‘em up, e fez um jogo de ação com Phantasy Star II e IV!

openbor1

Reparou que na foto acima TODOS os monstros atacam ao mesmo tempo? Pois é, é tudo em tempo real. Você controla o Chaz, e pode movê-lo para os lados ou atacar usando as teclas “S” (ataque normal) e “D” (ataque duplo). No caso da foto, tem QUATRO caras jogando juntos!

Sério, mesmo que você não curta fangames, vale a pena olhar este aqui, é realmente interessante. É só baixar o pacotão no site, copiar o arquivo PS2n4(demo).PAK para a pasta PC-Windows/OpenBOR/Paks e rodar o OpenBOR.exe. Experimentem e contem aí o que acharam. Ah, funciona no PSP também, é só copiar o arquivo o arquivo .PAK para PSP/OpenBOR/Paks. Quem tem Dingoo pode rodar no OpenBOR do Dingux que funciona direitinho.

SITE PARA DOWNLOAD

Jogando no labirinto dos créditos!

Sim, é possível! Claro, tem que dar uma hackeada no jogo mas… taí o vídeo que o Albert Viudes fez para a gente:

O Albert agradece ao René, pelo trabalho que vem fazendo para destrinchar o funcionamento do Phantasy Star I (mais informações sobre isso em breve). Foi baseado nesse trabalho que ele, feríssima nesse tipo de bizarrice, hackeou a ROM do jogo.

Vale lembrar que o Albert é o autor daqueles outros programinhas fantásticos de edição de mapas e afins que temos na seção de downloads da Gazeta de Algol. Valeu Albert!

Vejam só, o labirinto dos créditos tem até monstros! 🙂

Personagens Fantasmas em Phantasy Star I

Lá na Lista de Algol a turma descobre as maiores esquisitices… a bizarrice da vez é um “trabalho em equipe”: o Thiago descobriu a esquisitice e o Yoz conseguiu documentar tudo. Com a palavra, Mr. Yoz!

Eu estava trocando emails com o meu amigo Thiago da Lista de Algol, quando ele mencionou esse bug que eu irei descrever a seguir.

Então eu fui atrás para tentar reproduzir baseado no que ele me disse, e como eu consegui fazer a coisa toda, pedi permissão para ele para publicar a coisa toda aqui e estou fazendo com a devida autorização dele.

Do que se trata…:

Um erro em que mesmo depois de mortos, ainda assim o jogo não dará game over!”

Na verdade ele lembra bastante o bug do “Grupo fantasma” descoberto por Myei e publicado no site “Curiosidades sobre Phantasy Star” ( http://www.efkm.com/dezoris/ps_ps2.html )

É bem difícil fazer isso, você precisa ter a “sorte” de enfrentar um inimigo predefinido no mesmo momento em que enfrentar um aleatório dentro de um labirinto.

O que são inimigos predefinidos?

São inimigos que estarão sempre presentes em alguns pontos específicos de alguns labirintos, e eles estarão lá até que eles seja derrotados em batalha. Por exemplo o Skeleton que detém o Bumerangue no quarto nível de Iala, como o Dragão Vermelho guardião da espada laconiana no quinto nível da torre da ilha de Palma, o exemplo mais canalha que é quando você enfrenta o Dr. Mad pela segunda vez dentro da caverna de Baya Malay, e assim por diante. Existem “muitos” outros, mas sem uma razão esclarecida por existirem.

Neste caso, para meu exemplo, irei enfrentar a Medusa que guarda o Machado Laconiano (Não! Eu não sou o Perseu, na verdade eu nem poderia com esse meu corpo de segurança de baile infantil 🙂 ), a minha escolha se dá ao fato de que se você não tiver o escudo Perseu, cada ataque dela transformará um personagem em pedra, e quando todos forem transformados em pedra, o jogo dará Game Over, e eu preciso que todos estejam mortos pro bug funcionar, e com a medusa eu conseguia isso com maior facilidade..

Vamos lá, o mais difícil é enfrentar uma batalha predefinida no mesmo momento em que deveria surgir uma batalha aleatória. Quando você perder a batalha, logo em seguida surgirá um inimigo qualquer que você enfrentaria logo de cara se não fosse a batalha definida, mas ao invés disso, esse inimigo morrerá logo em seguida. Eu não disponibilizei a imagem disso porque na verdade eu preferi gravar um vídeo dessa parte inicial porque a transformação de medusa nesse outro inimigo é realmente algo muito assustador.

Então surgirá uma arca e perguntando se você quer abrir a mesma…:

Phantasy Star (Brazil) [!]-03

Se você responder que sim, você coletará todas as Mesetas existentes nele e o jogo voltará para a tela de apresentação. Mas se você responder que não, vai surgir a tela de opções dos personagens (O que é perfeitamente normal)…:

Phantasy Star (Brazil) [!]-05

Nesse momento você pede pra salvar o jogo usando o próprio sistema de save game do mesmo (Usando a própria bateria do cartucho), a primeira coisa estranha que irá surgir é essa tela…:

Repare que onde deveria aparecer os slots para salvar, ocorre esta tremenda anomalia que eu já estou mais do que acostumado em ver em outros jogos.

Você atribui um nome pro slot de seu save normalmente…:

Phantasy Star (Brazil) [!]-07

Após atribuir o nome, clique em FIM e olha só o que vai acontecer…:

Phantasy Star (Brazil) [!]-08

Você simplesmente sairá da Torre da Medusa indo parar nos campos de Palma ao redor da referida Torre…:

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O grande detalhe aqui é que devido ao fato de todos os personagens estarem mortos, você não os verá no mapa. E também não poderá usar seus itens…:

Phantasy Star (Brazil) [!]-08

Nem checar suas condições…:

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Muito menos usar suas técnicas…:

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Mas vai poder salvar novamente se quiser…:

Aqui ocorre mais uma curiosidade estranha, o retângulo negro na imagem acima com o nome Alys, significa que já existe um save registrado lá, mas mesmo se você resetar o jogo, você não conseguirá acessar o save que você criou.

Achou muito complicado? Pois então confira o vídeo que mostra a coisa toda acontecendo:


Bizarro…

Tema do labirinto de Phantasy Star III em versão siniiiistra!

Postei no Gagá Games e esqueci de postar aqui, sorry… vai com atraso mesmo.

Eu tenho um amigo da Gazeta de Algol que é um músico extremamente talentoso. O nome dele é Patrick Wichrowski, ele toca teclado e tem uma página maneira no MySpace, onde vocês podem conferir o trabalho dele.

Bom, o Patrick decidiu unir o útil ao agradável e fez uma versão sinistríssima do tema do labirinto de Phantasy Star III. E vocês sabem que eu adoro Phantasy Star, não é mesmo? Então vamos lá, esta é a versão original da música:

O Patrick fugiu do óbvio, e em vez de tentar reproduzir a música igualzinha, fez um arranjo diferente, com um clima meio sombrio:

“É uma versão do tema da dungeon do Phantasy Star III gravada praticamente só com o DX7II, exceto pelo coral, que foi feito com um plugin free que simula “mellotron”.

Entenderam, não? Moleza fazer um negócio desses, coisa de principiante 🙂 Parabéns, Patrick, ficou dez!