Skip navigation

Nota de falecimento: Rieko Kodama

Postado por em 27/10/2022

Um dia triste para os fãs de Phantasy Star: com atraso de alguns meses, foi anunciada ontem a morte de Rieko Kodama, designer-chefe do primeiro Phantasy Star e, basicamente, a grande mentora dos títulos clássicos da série.

Kodama faleceu no dia 9 de maio de 2022, poucos dias antes de completar 59 anos. À época, a família pediu que sua privacidade fosse respeitada, e com isso seu falecimento não foi divulgado. Apenas ontem a notícia chegou à imprensa.

Há algumas horas, Yuji Naka postou um breve texto no Twitter sobre o falecimento da colega. Ele, que trabalhou ao lado de Kodama em Phantasy Star e Sonic, disse guardar ótimas lembranças daquele tempo.

A causa da morte de Kodama não foi divulgada, mas Naka sugere em outro tweet que a morte foi repentina.

Sei que falo por todos os leitores da Gazeta de Algol quando afirmo que Kodama teve uma enorme influência sobre a minha vida e me trouxe muitas alegrias ao longo dos anos. Desejo força à família e deixo aqui meu singelo agradecimento pelo legado incrível que Kodama nos deixou.

Para quem quiser saber mais sobre Kodama, deixo aqui um link para uma entrevista realizada pelo brasileiro Gabriel Castilho. A entrevista foi realizada em setembro de 2020, mas coincidentemente foi publicada ontem pela revista Domínios da Imagem. Segue abaixo o link para a entrevista, cuja leitura recomendo enfaticamente: é uma entrevista focada nas paixões e motivações de Kodama, revelando um lado que nunca vi retratado em nenhuma das diversas matérias que já li sobre ela:

Entrevista com Rieko Kodama | Domínios da Imagem (uel.br)

“Quando criamos o Phantasy Star, não pensávamos que as pessoas do Brasil fossem gostar tanto. Para mim é uma grande honra que vocês do Brasil, que estão tão distantes do Japão, amem Phantasy Star. Se vocês sentirem, nem que seja um momento de felicidade, ao jogarem o título que criamos, eu me sentirei muito feliz também.”

Nos próximos dias, vou adicionar o PDF também à Gazeta de Algol para fins de arquivo. Muito obrigado ao Gabriel pela produção do material.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*