A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3

Mais um dia, mais uma bizarrice. Vamos ao que interessa!

Catálogo de Itens

Antes de catalogar os itens, porém, primeiro precisamos definir o Slot que ele irá e como ativar o Slot para que o item fique acessível pelo jogador (É mais trabalhoso do que os códigos modificadores de itens de qualquer outro jogo que eu já vi).

O código 00C4E2:Xx serve para ativar ATÉ o Slot a qual o item irá se encontrar, ou seja, o valor de ativação nos slots de itens.

– Compliquei? Deixe-me tentar explicar de outra maneira.

Repare que no código 00C4E2:Xx, logo após os dois pontos (:) existem dois X’s (Xx). Esses dois X’s (Xx) devem ser substituídos pelo valor hexadecimal da tabela a baixo para que o item no respectivo Slot seja ativado (Para que você possa posicionar o cursor para cima dele).

01 = Slot 01 (Somente)

02 = Slot 01 a 02

03 = Slot 01 a 03

04 = Slot 01 a 04

05 = Slot 01 a 05

06 = Slot 01 a 06

07 = Slot 01 a 07

08 = Slot 01 a 08 (Fim do primeiro quadro)

09 = Slot 01 a 09

0A = Slot 01 a 10

0B = Slot 01 a 11

0C = Slot 01 a 12

0D = Slot 01 a 13

0E = Slot 01 a 14

0F = Slot 01 a 15

10 = Slot 01 a 16 (Fim do Segundo Quadro)

11 = Slot 01 a 17

12 = Slot 01 a 18

13 = Slot 01 a 19

14 = Slot 01 a 20

15 = Slot 01 a 21

16 = Slot 01 a 22

17 = Slot 01 a 23

18 = Slot 01 a 24 (Máxima quantidade de itens e Fim do Terceiro Quadro)

Quando eu escrevi acima “Máxima quantidade de itens” me referi num caso normal (Permitido pelo jogo sem uso de código algum), mas para o poder dos códigos PAR, este valor poderá ser ultrapassado até 32. Vamos ver:

19 = Slot 01 a 25

1A = Slot 01 a 26

1B = Slot 01 a 27

1C = Slot 01 a 28

1D = Slot 01 a 29

1E = Slot 01 a 30

1F = Slot 01 a 31

20 = Slot 01 a 32 (Máxima por código e Fim do Quarto e Ultimo Quadro)

– Então, enquanto que normalmente o jogo só permite usar 24 Slots, através de códigos de Pro Action Replay podemos elevar este valor para até 32?

– Precisamente! Basta observar as imagens a seguir.

Obs: Usado em conjunto com o código modificador de itens (Listagem mais a frente), o código de ativação de itens é necessário para que o slot onde o item esteja seja ativado (Seja acessível pelo cursor). Por exemplo, se usarmos um código para uma espada no Slot 5 sem usar o código de ativação desse Slot, teremos a espada no quadro de itens mas não poderemos mover o cursor para cima do mesmo.

A baixo, a tabela de códigos que determinam em qual slot o item vai entrar. O item em questão deverá ser definido substituindo os dois X’s (Xx) pelo respectivo hexadecimal do item desejado.

00C4C0:Xx Item do Slot 1

00C4C1:Xx Item do Slot 2

00C4C2:Xx Item do Slot 3

00C4C3:Xx Item do Slot 4

00C4C4:Xx Item do Slot 5

00C4C5:Xx Item do Slot 6

00C4C6:Xx Item do Slot 7

00C4C7:Xx Item do Slot 8 (Fim do primeiro quadro)

00C4C8:Xx Item do Slot 9

00C4C9:Xx Item do Slot 10

00C4CA:Xx Item do Slot 11

00C4CB:Xx Item do Slot 12

00C4CC:Xx Item do Slot 13

00C4CD:Xx Item do Slot 14

00C4CE:Xx Item do Slot 15

00C4CF:Xx Item do Slot 16 (Fim do Segundo Quadro)

00C4D0:Xx Item do Slot 17

00C4D1:Xx Item do Slot 18

00C4D2:Xx Item do Slot 19

00C4D3:Xx Item do Slot 20

00C4D4:Xx Item do Slot 21

00C4D5:Xx Item do Slot 22

00C4D6:Xx Item do Slot 23

00C4D7:Xx Item do Slot 24 (Máxima quantidade de itens e Fim do Terceiro Quadro)

00C4D8:Xx Item do Slot 25

00C4D9:Xx Item do Slot 26

00C4DA:Xx Item do Slot 27

00C4DB:Xx Item do Slot 28

00C4DC:Xx Item do Slot 29

00C4DD:Xx Item do Slot 30

00C4DE:Xx Item do Slot 31

00C4DF:Xx Item do Slot 32 (Máxima por código e Fim do Quarto e Ultimo Quadro)

EXEMPLO GLOBAL: Se o jogador quiser uma espada de Lacônia no slot 1, deverá usar, combinadamente, os códigos 00C4E2:01 (Ativa o item no Slot 1) + 00C4C0:0E (Espada Laconiana no Slot 1).

Agora vamos a nossa lista de Itens de Phantasy Star I e seus respectivos Hexadecimais.

00 Nada

– Espere! O que nada é peixe! Como assim Nada?! Quer dizer Nada Nada? Ou só Nada?

– O valor hexadecimal 00 (ZERO ZERO) está reservado a um item nulo, que pode ser vendido por ZERO Mesetas (Quanto você daria por nada?) e sua utilização é inexistente. Em tese, é a representação existencial da inexistência de tudo (De qualquer Item), seu valor como item é nulo (É como se eu chegasse numa loja e perguntasse: “Eu tenho nada pra vender, quanto você me dá?”), por quaisquer parâmetros lógicos, este item não deveria existir, mas sua existência (Por estar ocupado um slot), paradoxalmente, nega esta conclusão.

01 Cajado

02 Esp. P (Espada Pequena)

03 Esp. F (Espada de Ferro)

04 Bast (Bastão) (Arma mais forte de Lutz)

05 Bumer. F (Bumerangue de Ferro)

06 Mach. F (Machado de Ferro)

07 Esp. T (Espada de Titânio)

08 Esp. C (Espada de Cerâmica)

09 Pist. A (Pistola de Agulhas)

0A Bumer. P (Bumerangue de Prata) (Arma mais forte de Myau)

0B Pist. Q (Pistola Quente)

0C Sabre L. (Sabre de Luz ou Sabre Leve)

0D Pist. L (Pistola Laser)

0E Esp. LC (Espada Laconiana) (Arma mais forte de Alis)

0F Mach. LC (Machado Laconiano) (Arma mais forte de Odin. Muito embora ele também use a Espada Laconiana, esta ainda é mais fraca que o Machado Laconiano)

10 Arm. Cou (Armadura de Couro)

11 Manto BR (Manto Branco)

12 Arm. Lev (Armadura Leve)

13 Arm. Fer (Armadura de Ferro)

14 Pele G. (Pele Compacta) (Armadura mais forte de Myau)

15 Arm. Z (Armadura de Zircônio)

16 Arm. DIA (Armadura de Diamante) (Armadura mais forte de Alis)

17 Arm. LC (Armadura mais forte de Odin)

18 Manto FR (Armadura mais forte de Lutz)

19 Esc. COU (Escudo de Couro)

1A Esc. BRO (Escudo de Bronze)

1B Esc. FE (Escudo de Ferro)

1C Esc. CER (Escudo de Cerâmica)

1D Garra (Escudo mais forte de Myau)

1E Esc. LAS (Escudo Laser) (Escudo mais forte de Lutz)

1F Esc. ESP (Escudo de Espelho) (Escudo mais forte de Odin)

20 Esc. LC (Escudo de Lacônia) (Escudo mais forte de Alis)

21 Landrov (LandRover)

22 Hovrcrft (HoverCraft)

23 Cav. Gelo (Cavador de Gelo)

24 Cola

25 Burger

26 Flauta

27 Lanterna

28 Manto

29 Tapete

2A Chapéu

2B Alsulin

2C Polymtrl (Polimeteral ou PoliMineral)

2D Chave C. (Chave de Calabouço)

2E Esfera

2F Tocha

30 Prisma

31 Noz Laerma

32 Hapsby

33 Passe

34 Passapor

35 Bússola

36 Bolo

37 Carta do Governador

38 Pote LC. (Pote de Lacônia)

39 Lamp. MAG (Lâmpada Mágica)

3A Olho

3B Gas

3C Cristal

3D M System (Não pode ser vendido)

3E Chave M. (Chave Mágica ou Milagrosa) (Não pode ser vendido)

3F Zillion (Não pode ser Vendido)

40 Secreto (Pode ser equipado?! Diz que sim, entretanto não ocorre nada. E nem pode ser vendido)

41 PPPP ‘ P (?!) Custa 12 M$T Mas se for usado, o jogo travará

Obs: Seguindo a ordem hexadecimal, outras anomalias surgirão como itens.

Itens: M. System, Zillion e Secreto

Vamos começar pelo item denominado de “Secreto”. Ao usá-lo, não surge mensagem alguma, e se tentarmos equipar, diz que o personagem equipou, mas não equipa nada, e não ocorre impacto algum nos Status dos personagens que se equipou com isso. Na verdade o item “Secreto” é mais fácil de teorizar sua existência do que os demais.

Quando seguimos para a segunda loja de artigos usados da cidade de Scion, à direita de Camineet, o vendedor terá em seus quadros de itens a venda algo chamado “Secreto”:

Claro que ao comprarmos, ele nos dá o item “Passe” (Que nos concede inicialmente livre acesso à ponte esteira que interliga o porto espacial com Camineet e Parolit). Mas pensem comigo, em termos mecânico, se este vendedor tem em seu quadro de itens um “objeto” denominado de “Secreto” em vez de, diretamente, um “Passe”, o que aconteceria se transferíssemos este “objeto” (“Secreto”) pro nosso quadro? Acredito que isso somente prova que o item “Secreto” é, mecanicamente falando, um link que compre pela metade sua função de item, diferente do “Passe” que É um item propriamente dito. Não há muito que dizer sobre isso além dele ter sido testado junto com os demais itens acessados somente por códigos.

Em relação aos itens “M. System” e “Zillion”, acredito que se tivesse a opção “combinar” e juntássemos os dois, talvez pudéssemos jogar uma partida de Zillion.

;-p

Todavia, uma brevíssima definição sobre suas utilizações:

“Não servem para nada”.

🙂

Ao menos nos testes que eu realizei.

Quando tentamos usá-los, surge uma mensagem dizendo “Não é necessário usar isso”, Característica típica de itens de uso automático como a lâmpada mágica, bússola, passe e etc.

Quando tentamos vender esses itens, com exceção do PPP’P, o dono da loja diz que será útil mais tarde, características de itens que se não forem pego, o jogo não poderá ser prosseguido.

Percorri todos os eventos de Phantasy Star I, testando esses itens e NADA, até documentei tudo, mas esse relatório é de acesso exclusivo dos membros da Lista de Algol (http://br.groups.yahoo.com/group/listadealgol/), portanto, se quiser ver, entre pra Lista! 🙂

Bem, pulei cada evento só para testá-los com exclusividade, como ir até Lutz sem a “Carta”, ir até o Myau sem o Pote Laconiano (Será que um Master System com um cartucho do Zillion vale mais que um bilhão de Mesetas em Algol? :-)) ir ao Dr. Mad sem o Myau (Quem sabe ele não devolveria o pote Laconiano em troca de um Master System com Zilion). Entrei em cada casa e conversei com cada infeliz dentro ou fora da mesma e NADA! Usei-os em cada lugar em substituição ao item que ativa o evento e NADA! O máximo que posso informar de evidência sobre eles é que são acessados somente por códigos, e o significado de suas existências é um mistério.

A única coisa que se infere com isso é:

“Ninguém em Algol gosta de Jogar Video Game”

🙂

Bem, ao menos não Zillion, não existe nem uma reação diferenciada daquela mulher que pergunta ao jogador se ele gosta dos games da Tec Toy.

“Nem ela gosta dos jogos da Tec Toy apesar de dizer ao contrário!”

-Opa! Faltou esse tal de PPPP’P

– Isso é uma anomalia assim como os demais itens depois dele na ordem Hexadecimal. Causam bugs gráficos e também não servem para nada.

Mapeando os Personagens

Alis Code:

00C400:01 Ativa o Personagem (Este código sozinho destrava a personagem);

00C401:FF HP Atual em 255;

00C402:FF MP Atual em 255;

00C403:FF 255 de experiência;

00C404:FF 65280 da experiência;

00C405:1E Nivel 30;

00C406:FF HP Máximo em 255;

00C407:FF MP Máximo em 255;

00C408:FF Ataque 255;

00C409:FF Defesa 255;

00C40A:Xx * Arma equipada;

00C40B:Xx * Armadura equipada;

00C40C:Xx * Escudo Equipado;

00C40E:05 Todas as magias de batalha;

00C40F:02 Todas as magias de campo;

Obs: * Usar a tabela de itens para definir o que se deseja equipar.

Os melhores equipamentos da Alis:
Arma: Espada de Lacônia (0E Esp. LC);

Armadura: Armadura de Diamante (16 Arm. DIA);

Escudo: Escudo de Lacônia (20 Esc. LC).

Myau Code:

00C4F0:01 Ativa o Personagem (Destrava o evento em que este aparece);

00C410:01 Ativa o Personagem;

00C411:FF HP Atual em 255;

00C412:FF MP Atual em 255;

00C413:FF 255 de experiência;

00C414:FF 65280 da experiência;

00C415:1E Nivel 30;

00C416:FF HP Máximo em 255;

00C417:FF MP Máximo em 255;

00C418:FF Ataque 255;

00C419:FF Defesa 255;

00C41A:Xx * Arma equipada;

00C41B:Xx * Armadura equipada;

00C41C:Xx * Escudo Equipado;

00C41E:04 Todas as magias de batalha;

00C41F:03 Todas as magias de campo;

Obs: * Usar a tabela de itens para definir o que se deseja equipar.

Os melhores equipamentos do Myau:

Arma: Bumerangue de Prata (0A Bumer. P, na verdade presas de prata ou Silver Tusk);

Armadura: Pele G. (14 Pele G.);

Escudo: Garra (1D Garra).

Obs: Em consulta com os membros da lista de Algol, foi-me informado que na verdade o Myau equipa “caninos”, que são armas colocadas na boca tipo aqueles dentes postiços de vampiros.

Odin Code:

00C4F0:02 Ativa o Personagem (Destrava o evento em que este aparece);

00C420:01 Ativa o Personagem;

00C421:FF HP Atual em 255;

00C422:FF MP Atual em 255;

00C423:FF 255 de experiência;

00C424:FF 65280 da experiência;

00C425:1E Nivel 30;

00C426:FF HP Máximo em 255;

00C427:FF MP Máximo em 255;

00C428:FF Ataque 255;

00C429:FF Defesa 255;

00C42A:Xx * Arma equipada;

00C42B:Xx * Armadura equipada;

00C42C:Xx * Escudo Equipado;

00C42E:05 Todas as magias de batalha;

00C42F:05 Todas as magias de campo;

Obs: * Usar a tabela de itens para definir o que se deseja equipar.

Obs 2: No caso de Odin, este não usa nenhum tipo de magia, mas os códigos mesmo assim existem, assim como os códigos para MP’s. Esclareço isso melhor mais adiante.

Os melhores equipamentos do Odin:

Arma: Machado de Lacônia (0F Mach. LC);

Armadura: Armadura de Lacônia (17 Arm. LC);

Escudo: Escudo de Lacônia (20 Esc. LC) (Mas como não existem dois Escudos Laconianos quando jogado Phantasy Star I normalmente, o Odin acaba ficando com o Escudo Perseu/Espelho por ser imperativo na batalha contra a Medusa= 1F Esc. ESP).

Lutz Code:

00C4F0:03 Ativa o Personagem (Destrava o evento em que este aparece);

00C430:01 Ativa o Personagem;

00C431:FF HP Atual em 255;

00C432:FF MP Atual em 255;

00C433:FF 255 de experiência;

00C434:FF 65280 da experiência;

00C435:1E Nivel 30;

00C436:FF HP Máximo em 255;

00C437:FF MP Máximo em 255;

00C438:FF Ataque 255;

00C439:FF Defesa 255;

00C43A:Xx * Arma equipada;

00C43B:Xx * Armadura equipada;

00C43C:Xx * Escudo Equipado;

00C43E:05 Todas as magias de batalha;

00C43F:05 Todas as magias de campo;

Obs: * Usar a tabela de itens para definir o que se deseja equipar.

Os melhores equipamentos do Lutz:

Arma: Bastão (04 Bast);

Armadura: Manto de Frad (18 Manto FR);

Escudo: Escudo Laser (1E Esc. LAS);

– Espere um minuto! Tudo o que vi até agora foram informações sem tantas aberrações! Porque todas essas tabelas se em sí não a nada de muito bizarro?

– Simples, sem essas tabelas eu não tenho como dar subsídios para que o jogador crie suas próprias trapaças, fora que eu faço uso delas de modo peculiar é que geram as curiosidades algumas até de níveis medonhos.

Equipando Armas Alheias ou Itens “Inequipáveis”

Na postagem anterior eu mostrei como os personagens atacam quando estão desarmados, agora eu mostrarei como eles atacam quando estão equipados com itens que não deveria usar como arma. Claro que também serve para equipar itens de outros personagens. Por enquanto, usarei somente a Alis com o seguinte código: 00C40A:Xx Arma equipada

E os dois Xx eu substituirei pelos valores Hexadecimais dos itens da tabela anterior (Tabela de Item)

Claro que se equipado com o Item Nada, ela dá agatanhada:

🙂

Re-mostrado somente para relembrarmos (Imagem anterior), isso foi necessário para compararmos com o ataque de outra arma que também tem um efeito parecido com agatanhadas:

Na imagem anterior, vemos a Alis atacando com Bumerangue P., arma de Myau. Nunca entendi a razão desta arma ter sido traduzida pela Tec Toy como bumerangue se o ataque é similar ao corte de duas garras.

Na imagem a seguir, a Alis manda ver equipada com o magnífico Machado Laconiano de Odin:

Até então, nada de muito anormal em usarmos armas alheias já que, mesmo assim, elas ainda são armas. Todavia, coisas estranhas acontecem quando usamos como armas, itens ou até mesmo equipamentos que não deveriam ser usados como armas.

Quando equipamos uma Armadura de Couro como arma, o ataque é igual ao da magia Fogo, só que atacando somente uma vez e não duas como é característico da referida magia. Observe a imagem a seguir:

O Manto Branco também tem um ataque peculiar quando usado como arma, o efeito é igual a magia Raio, só que também ataca uma única vez, e não baseado a quantidade de PF’s que o inimigos possui.

A Armadura Leve possui o ataque igual a Magia Vento. Basta ver a seqüência a seguir:

Infelizmente a coisa começa a desandar quando tentamos equipar como arma outras coisas que não deveriam ser usadas como armas. Por exemplo, a Pele G.

Catastrófico não?

:-\

As coisas só parecem melhorar quando equipamos uma Armadura de Diamante, Landrover e o Manto. Embora não haja efeito de ataque (Somente o efeito do inimigo sendo atingido), a musica para de tocar permanecendo somente os efeitos sonoros (Bom para aqueles que quiserem gravar somente os efeitos sonoros desse jogo).

Quase o mesmo acontece com o Manto de Frade, com o Escudo de Cerâmica, Cola (Eu já sabia que essa Desgraça dessa Cola era Corrosiva :-)) e Flauta, mas sem cessar a musica.

Agora um dos efeitos mais bizarros que eu já ví, ocorre quando equipamos a “Garra” (Que é um tipo de Escudo pro Myau). Observe a próxima imagem:

Observe alguns dos itens mais estranhos a serem usados como arma e seus respectivos efeitos visuais catastróficos.

-Permita-me fazer uma pergunta: O quanto esses equipamentos dão de ataque quando equipados como armas?

-Na verdade, como eu os insiro esses itens na marra no quadro de equipamentos equipados, o valor atribuído em ataque acaba sendo (Na verdade permanecendo) o mesmo valor que já estava registrado lá. Ou seja, se eu estiver equipado com uma Espada Pequena e usar o código para equipar qualquer outra coisa, como por exemplo uma Espada Laconiana, o valor do ataque vai continuar sendo o valor da Espada Pequena, que já estava registrado lá.

-Espere um segundo! Você disse que o Odin usava Magia!

– Putz! É mesmo!

Odin Usando Magias?

Parece até verdade. Mas infelizmente não tem a funcionalidade que se espera. Primeiramente vamos ao código 00C422:FF MP Atual em 255 e 00C427:FF MP Máximo em 255 (Odin). Esses dois códigos irão atribuir ao Odin algo que ele não deveria possuir, ou seja, MP para disparar magias. Em seguida usaremos mais esses dois códigos 00C42E:05 que permitirá Odin ter todas as magias de batalha e 00C42F:05 que ativará todas as magias de campo.

Conforme exibido na imagem anterior, vemos que o código atribuiu à ele as mesmas magias de combate do Lutz e nenhuma magia de campo.

Ao entrarmos em batalha, uma coisa estranha acontece…:

Mesmo que nos Status estava sendo exibido que Odin possui as mesmas técnicas de luta de Lutz, em batalha isso se mostra incorreto.

Uma pena! Um personagem como o Odin, que pode equipar tanto a espada quanto o machado Laconiano e ter a vantagem da luta corporal, ser ainda capaz de disparar as magias do Lutz, isso o tornaria um dos personagens mais completos de Phantasy Star. Se fosse verdade, o Odin seria basicamente um Lantis se compararmos o Lutz ao Zagard.

:-p

E assim terminamos mais um dia de mais uma Semana Bizarra de Phantasy Star. Amanhã teremos mais novidades medonhas.

Aguardem!

11 comentários em “A Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 3”

  1. Trabalho perfeito. Interessante ver que alguns itens de defesa possuem “ataques escondidos”, com características de magia. E o mais curioso é o fato de que a partir do PSII esse conceito começou a ser, de fato, utilizado.

  2. Interessante raciocínio Heitor, eu não havia pensado nisso, associando ao Phantasy Star II. Valeu Filipe! Mas eu não sabia que o Odin tinha essa capacidade no Phantasy Star Generations I. Mas me diz uma coisa, assim como no Phantasy Star I Clássico, o MAchado Laconiano do Generations é mais forte que a Espada de LAcônia?

  3. Muito bom esse também!

    Esses itens secretos são estranhos: realmente ninguém deve gostar de videogame em Algol! huahauhauahuaha

    O E. Farmer atacado pela armadura de diamente me fez lembrar do Alex Kidd quando morre. hehehehe

  4. >Esses itens secretos são estranhos: realmente ninguém deve gostar de videogame em Algol! huahauhauahuaha
    R: Putz! Será que a vida por lá é enfadonha?
    :-p

    >O E. Farmer atacado pela armadura de diamente me fez lembrar do Alex Kidd quando morre.
    R: É mesmo! Só faltou aquele sonzinho dele indo pro céu.

  5. Tadinho do Paulo… se ele ver, ou se já viu, q a Alis está brigando dando unhadas vai ficar depre… mas essa de itens master system e zillion é engraçado… nao imagino uma utilidade mesmo para eles no jogo… a não ser q fosse um “brinde” para quem comprar um versão X do jogo q vinha com o zillion dentro…
    E realmente uma pena vc nao ter descoberto ainda uma maneira d impedir o odin d não usara as magias…

  6. O Paulo é um sacana! :-p Ele nem leu aquela paradinha com a Alis.
    :-O
    MAs bem que eu gostaria de fazer o Odin usar magias. Pena que não rolou.

    UHAUHAUHAUHA Orakio, quem resolve fazer experiências com games, vê muito disso… Tanto que você não imagina.

  7. Li aqui e li os testes na lista… acho que o MS+Zillion seriam colocados como um easter egg, numa alusão ao jogo que foi criado na mesma época… mas até a versão final não acharam onde encaixar acabaram descartando.

    Talvez a intenção fosse usar como itens de troca, como o lacpot/Myau, ou olho de casba/tocha eclipse…

  8. AH! Lembro de ter utilizado o código MP=255 naquele hack “Hordes of Nei”, fui trancado por um Magician em Dezoris (cuja magia de raio era nível Lassic oO), o grupo inteiro sem MP nem itens de fuga e nem cristal, e o único jeito de fugir e não ser morto instantaneamente foi procurar sabe deus aonde esse código aí pra Alis poder usar a magia de fuga. Esses códigos que alteram o status existem na net faz um tempo, mas nem se compara a essa devassa que vocês fizeram. 🙂

  9. As bibliotecas de códigos que eu vou montando, acabam dando uma lavada no que se tem na internet. Quando chegar na parte dos estudos aprofundados do Phantasy Star II e voltar no Phantasy Star IV, vou explicar algumas coisas mal explicadas que rolam na net referente a tabelas de códigos.

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