A Lista de Algol está em polvorosa com um projeto do nosso amigo René, que está destrinchando o código de Phantasy Star 1. Ele está fazendo altas loucuras com o jogo, como colocar o Dark Falz no armazém de Camineet 🙂
Esse assunto dá pano para manga, e logo vou falar dele com mais calma por aqui. Acontece que essa doideira toda fez com que o Albert, também lá da Lista, criasse um programinha editor de mapas do Phantasy Star 1! É moleza de usar:
- Baixe o programa PSLAB na seção de downloads da Gazeta de Algol;
- Ponha o arquivo EXE e uma ROM do Phantasy Star 1 na mesma pasta;
- Abra um prompt de comando;
- Vá até o diretório e use o comando: PSLAB.EXE romdophantasystar1.sms.
O resto é moleza, o programa é bem explicadinho. Dá uma espiada:
Dá para colocar portas nos labirintos, criar passagens secretas nas paredes e muitas outras doideiras, um barato! Genial, Albert!
Opa! Valeu Orakio!
Tenho certeza que os visitantes vão achar muito interessante!
Dependendo do progresso do projeto, poderia pensar em uma versão em inglês do programa, quando tiver mais recursos, para a comunidade internacional de Phantasy Star.
Abraços!
Massa!
Muito louco!!! Isso me animou, vou começar a captura dos Sprites de Paseo esse final de semana pra passarmos pra próxima etapa…
Eita porra, vcs estão trabalhando demais mesmo, esse programinha é otimo, daqui a pouco PS I vai estar igual o RPG Maker de tão editado. Vou dar uma sugestão, criem uma equipe entre vcs para fazer uma versão editada do PS I, com labirintos totalmente diferentes do original, quem sabe inimigos novos ou mais fortes (não sei até que ponto vcs ja conseguem editar o jogo) deixando o jogo mais desafiador. Iria ficar muito louco, pareceria um jogo novo.
Congratulações a eqp de vcs.
hm, mas como agente pode editar os eventos? o numero 08 insere evento, mas nao diz qual, na hora de jogar rola uma armadilha comum o.o
o 09 insere um ?? segunda a descrição, q no meu jogo deu uma armadilha que cai numa porta com uma sala vazia hahaha bizarro alguem tem mais informacoes ae?
Segundo o Albert, o evento depende do labirinto. Por exemplo, no labirinto do Odin, o evento coloca o Odin em outro lugar 🙂
Eu testei no labirinto de Camineet, que não tem evento. Talvez por isso saia uma armadilha.
E Denilson, a gente tem várias ideias para a ROM de PS1. Vamos ver o que o René consegue descobrir, dependendo dele a gente vai tocando as doideiras adiante 🙂
Parabéns, to gostando do projeto estar tomando corpo! O problema são as idéias mirabolantes do orakio e do y0z tomarem corpo! xD
Cara, eu quero muito usar o editor de lab e de mosntros… mas eu nao consigo!
Eu fiz tudo certinho, ai quando eu digito “PSLAB.EXE phantasy star.sms(o nome do rom)” a tela fica preta, e quando volta, o prompt de comando ocupa a tela toda e fica escrito :”Bad file name in line 1000 of module PSLAB at address 0F86:01E1″
O que eu faço????
Muito obrigado…
OLá Orakio, tudo bem? Eu baixei o editor de mapas e segui os procedimentos, mas os mapas dos labirintos aparecem todos desorganizados antes mesmo de alterá-los. Será algun tipo de configuração?
A ideia de uma room de PS I totalmente editada seria muito maneira. Será q existe alguma forma de fazer alterações no mapa tbm, como acrescentar uma ilha, colocar um tunel totalmente diferente ou quem sabe aumentar o tamanho do mapa?
Thiago, tem um camarada lá na lista de Algol que está trabalhando mais ou menos nisso. Ele está destrinchando a ROM do Phantasy Star I, mas ainda deve levar um tempo para o trabalho ser concluído. Assim que pintar alguma boa novidade nesse sentido eu te aviso, ok?
eu baixei o programa, mas não consigo usar. Aparece uma menssagem dizendo: “A CPU NTVDM encontrou uma instrução não permitida.”
o q eu faço????????
Thiago, dá uma espiada neste link:
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=268279
Dúvida com o PSLAB.exe, pois a tela abre pelo dosbox, tudo certo…é possível navegar no mapa pelo teclado, mas os labirintos não se desenharam, ficaram em preto, todos.
Alguém faz idéia de como conserta ou acessa melhor?