Chegou a vez de Phantasy Star III – essa até rimou 🙂
Tido como a ovelha negra da série, Phantasy Star III enfim chega ao Virtual Console do Wii. Por 800 pontos você leva para casa a controversa terceira parte da saga algoliana. Eu, francamente, gosto MUITO. E não venha me dizer que sou suspeito para falar, porque há muitos fãs ainda mais alucinados por Phantasy Star que eu que odeiam o PSIII com todas as suas forças.
No lado ruim, a música de batalha é péssima, horrorosa. Os monstros são no mínimo grotescos e as animações terríveis.
No lado positivo, temos uma trilha sonora excelente – a da abertura em especial mexe comigo – uma excelente trama e ótimos personagens. O andróide Wren até reaparece em PSIV.
A princípio parece que a história não tem nava a ver com PS, e o próprio clima do jogo foge ao estilo sci-fi da série e investe num estilo medieval. Mas conforme o jogo se aproxima da conclusão, fatos surpreendentes colocam a coisa nos trilhos e abrem uma nova e interessantíssima ramificação na história algoliana, que vai inclusive ser explorado no PSIV.
Curiosamente, lá no Kotaku a turma parece curtir o jogo, vejam os comentários: http://kotaku.com/381387/euro-vc-gets-phantasy-star-iii
Pessoalmente eu acredito que Phantasy Star III define as bases de muitas coisas nas outras séries do PS além do que parece. PSIII Não poderia ficar de fora.
O problema está em todo mundo esperar uma continuação que ultrapasse em muito a antecessora. PS III pode não ter sido tão irreverente; mas, com certeza, foi inovador. Tanto que até hoje não se tem notícia de qualquer outro RPG em tais moldes, no que diz respeito ao enredo e a jogabilidade. É triste que algumas pessoas deixem os defeitos comprometer a obra como um todo. Gosto é gosto né 🙂