A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site

Action disabled: source

jogos:psz:como_jogar

Como jogar Phantasy Star Zero

Seguem abaixo algumas instruções básicas para se jogar Phantasy Star Zero.

Comandos

  • Usar comandos da paleta de ações (ver seção abaixo): B, A e Y;
  • Alternar para segunda paleta de ações (ver seção abaixo): segure R;
  • Resetar a câmera: aperte L (a câmera vai para trás do personagem);
  • Pegar itens automaticamente: segure X;
  • Girar a câmera para a esquerda/direita: segure X e aperte L ou R;
  • Menu rápido de itens: segure L e aperte Start;
  • Menu rápido de equipamentos: segure R e aperte Start.

Paleta de ações

A paleta de ações é exibida na tela inferior do Nintendo DS. Ela contém três espaços, cada um correspondendo a um botão e a uma ação. Por padrão, a paleta principal vem com ataque forte (B), esquiva (A) e ataque fraco (Y). Segurando R você alterna para a segunda paleta, e para realizar os comandos dela deve segurar R e pressionar o botão correspondente. É possível definir ações específicas para cada espaço por meio do menu do jogo, também na tela inferior.

Escolhendo uma missão

Para “ir para a ação” você precisa escolher uma missão no balcão de missões. Parece uma loja na seção intermediária da cidade inicial. Você fala com a recepcionista e escolhe uma das missões disponíveis (quests). Outra opção é apenas escolher uma área, sem missão alguma. Feita a escolha, o teleporte na terceira seção da cidade é ativado, basta pisar nele para ser levado ao cenário correspondente à quest. Muitas vezes, ao fim da missão, seguirá uma luta com um chefe.

Concluída a missão, volte ao balcão e você receberá um pagamento em dinheiro.

Combate

Basicamente você distribui ataques físicos usando os botões de ataque fraco e forte. O truque está no “timing” correto: assim que o personagem concluir o movimento de ataque, ainda com a arma em riste, pressione novamente o botão de ataque para emendar um segundo golpe. É possível emendar combos de até três golpes, alternando conforme desejar entre fracos e fortes, como em outros jogos da série PSO.

Cada arma tem um ataque especial diferente. Mantendo pressionado o botão de ataque (fraco ou forte), o ícone na paleta de ações pisca e muda. Ao soltar o botão, seu personagem desfere o ataque especial, gastando uma dada quantia de PP.

O comando de esquiva também pode ser bastante importante, especialmente contra chefes com ataques especiais fortes. Não subestime o uso desse comando.

Ao derrotar os inimigos de uma área, um baú surge com vários itens de presente. Ao jogar em modo online, todos os jogadores podem coletar itens à vontade, já que aparecem itens separados para cada jogador, não havendo o risco de um espertinho levar tudo, embora a impressão seja essa, já que você não enxerga os itens deixados para os outros jogadores.

Técnicas

Toda técnica (uma espécie de magia) possui dois estágios: o normal é ativado com um toque do botão correspondente à técnica na paleta de ações (não esqueça, é preciso atribuir a técnica a um botão da paleta). Mantendo o botão da técnica pressionado você ativa o segundo estágio dela, que geralmente permite atingir mais de um amigo/adversário.

Para aprender técnicas, compre os itens que as ensinam na loja na primeira seção da cidade. Use o item para aprender a magia correspondente, no nível indicado (por exemplo, o item Foie1 ensina a magia Foie de nível 1).

jogos/psz/como_jogar.txt · Última modificação: 2011/02/02 05:07 por orakio

Ferramentas da página