A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:psuaoti:serverjapones

Jogando gratuitamente no servidor japonês

(Nota: Este jogo infelizmente não conta mais com um modo online disponível. O último servidor oficial ainda existente, para a versão japonesa de PC, foi fechado ao meio dia do dia 27/09/2012. O texto abaixo permanece no site apenas para recordação.)

Um pouco antes do desligamento do servidor norte-americano de PSU (para as versões de PC e Playstation 2), o servidor japonês de PSU recebeu uma atualização diferenciada (mais precisamente no dia 18 de março de 2011). Dentre outras coisas, entrou em vigor o modo “Free Course”, que já vinha sendo cogitado bem antes dessa data.

O Free Course é um modo gratuito, que tem algumas limitações em relação ao modo premium (o modo pago tradicional), mas com certeza é uma ótima notícia pra quem sempre quis jogar o PSU online. O importante é que você pode pegar a “essência” do jogo, mesmo com as limitações do modo free.

O Free Course não é um trial com uma quantidade certa de dias definida; ele é ilimitado. Se você tiver uma conta paga e parar de pagar, ela entra em Free Course. O processo é 100% legal e gratuito, não precisa comprar key, guardians license ou qualquer outra coisa pra jogar, nem procurar torrent pra baixar o jogo, já que tem tudo no site oficial japonês.

A versão utilizada é a Ambition of the Illuminus. Já que o primeiro Phantasy Star Universe não pode ser mais jogado online no servidor japonês, a atualização é obrigatória. Além disso, o server japonês está muito à frente do americano em atualizações, 18 meses mais ou menos, quando foi publicado este texto (16/04/2011).

:!: Importante :!:

O game PSU AotI que você baixa no site japonês é TODO EM JAPONÊS, é ele que deve ser utilizado. Não há tradução para o inglês, e muito menos para o português. O máximo que você encontra na internet é um tradutor que usa o Google Translate e apenas traduz chat/email no jogo (é um programa separado que vai traduzindo as mensagens em tempo real numa janela).

Resumindo: cabe a você avaliar se vai baixar e jogar ou não, porque praticamente tudo é em japonês: menus, nomes de itens e etc. Se você sabe um pouco de japonês, pode se virar bem, pois a maioria de nomes de itens/menus é em katakana (alfabeto usado pra escrever palavras de origem não-japonesa), pouca coisa é em kanji (que é mais complicado). Lembrando que o katakana é um alphabeto muito fácil de ser decorado. Mesmo que você seja um zero em japonês, decorando o som de cada letra, você poderá ler cerca de 90% dos nomes de itens do jogo.

Se você ja jogou um pouco que seja de PSU em inglês já ajuda, pois já deve ter decorado as posições dos menus, onde está cada coisa etc. Atualmente é comum achar muitos não-japoneses pelo servidor, já que o server norte-americano para PC e Playstation 2 não existe mais, então os problemas de comunicação vão sumindo aos poucos.

Incrivelmente, o tempo de resposta (ping) do server japonês é praticamente igual ao do server americano. Leva praticamente o mesmo tempo para ver as respostas das ações (coisa que poderia ser bem pior no japonês devido à distância e a possíveis várias rotas de conexão)

:!: Importante :!:

Você NÃO PODE JOGAR O STORY MODE (modo offline) no server japonês sem comprar a guardians license/game key, então se quiser jogar o story mode, use o jogo americano. É também uma boa idéia, não apagar o jogo americano caso tenha instalado, pois nele você pode decorar os menus e posições, onde está cada item e o que cada coisa te diz, para ir ao japonês “mais treinado” e se surgir uma futura dúvida tipo “o que este texto quer dizer” o game americano pode ajudar. O game japonês te dá opção também de salvar os dados do story mode no servidor em vez de no HD, mas se você vai jogar de graça, esqueça isso.

O vídeo abaixo é um guia de acesso com tudo que você precisa saber pra baixar e jogar gratuitamente no server japonês. Está em inglês, mas os comentários estão todos traduzidos com as notas do youtube, é só posicionar o mouse no local conforme explica o vídeo.

Assista com atenção e faça tudo conforme explicado no vídeo:

O plug-in Adobe Flash é necessário para exibir este conteúdo.

Diferenças entre Premium Course e Free Course

Restrições Gerais Premium Course Free Course
Illuminus game key Precisa Não precisa
GUARDIANS License Precisa 1) Não precisa
Entrar no quarto Sem restrição Não permitido
Universos “visitáveis”
(servers) 2)
Acesso total Acesso restrito
Serviços pagos adicionais
(GUARDIANS CASH)
Sem restrição Sem restrição
Troca de items
com outros personagens
Sem restrição Não permitido 3)
Armazenamento de items
Partner Machine
Sem restrição Não permitido
Uso do banco comum Sem restrição Apenas dos NPC shops 4)
Ganho de EXP/AEXP Sem restrição Sem restrição
Ganho de Photon Art Sem restrição Sem restrição
Ganho de Mission points Sem restrição Sem restrição
Vol Coin recept
(moedas do casino voloyal)
150 p/ dia 50 p/ dia
Função de Títulos Adquiridos normalmente Não podem ser adquiridos 5)
Stamps Diários 5 1
Restrições em missões Premium Course Free Course
Free missions Sem restrição Sem restrição
Story missions
(EP2, EP3)
Sem restrição Sem restrição 6)
Side story missions Sem restrição Apenas “Passport to Subspace”
é jogável 7)
Party missions Sem restrição Sem restrição
Missões CO-OP Sem restrição Sem restrição
Missões de evento Sem restrição Sem restrição
Missões raras Sem restrição Recebe Flag da missão rara
mas não joga
GAM
(Guardians Advanced Missions)
Sem restrição Sem restrição
GAS
(Guardians Advanced System)
Sem restrição Não pode usar 8)
GC (Guardians Cash)
missions
Sem restrição Sem restrição
Missão de
troca de itens 9)
Sem restrição Sem restrição

Por Cristiano F.C

1) salvo em períodos gratuitos etc.
2) É um pequeno detalhe, os jogadores costumam ficar no primeiro
3) se outro jogador jogar um item ao chão, somente um Premium Course pode pegar. O Free Course só pega items que saem de inimigos, caixas etc
4) entretanto, o banco comum do FC pode armazenar mais itens, para compensar o fato dele não poder entrar no quarto
5) Porém há gravação dos dados, que permanecem armazenados na sua conta, caso você se torne PC
6) exceto quando algumas side storys são requeridas a acessar locais específicos
7) missão especial usando PSU e PSPortable
8) apenas as personalizações já feitas ficarão em seu personagem, quando passar de PC para FC
9) troca de items com os NPC
jogos/psuaoti/serverjapones.txt · Última modificação: 2012/11/07 09:07 por filipeeng

Ferramentas da página