A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:psuaoti:elementos_efeitos

Essa é uma revisão anterior do documento!


Os 6 Elementos e os Efeitos de Status

Os elementos no PSU desempenham um papel de grande importância no jogo. É importante conhecê-los e saber como funcionam nas diversas situações para ter um bom aproveitamento do jogo.
No total existem 6 elementos no jogo, e se contarmos o “elemento neutro” (), temos no total, 7.

O dano que você inflige/recebe dos inimigos, dependem diretamente do elemento da arma utilizada, armadura, ou tipo de técnica lançada. Armas, escudos e inimigos possuem seus elementos fixos, por exemplo: quando você acha/compra uma arma ou escudo qualquer no jogo, eles serão com um elemento fixo, entretando você poderá comprar ou achar a mesma arma ou escudo com um elemento diferente. Há uma forma de mudar o elemento de uma determinada arma ou escudo, mas isso envolve o Guardians Cash (GC), que são pontos nos quais você compra com dinheiro real.
Os inimigos sempre terão os mesmo elementos numa missão específica, mas por exemplo, em outra missão, você poderá achar o mesmo inimigo com um elemento diferente, mudando seus ataques dependendo do elemento (inimigos com elemento fogo lançam foie, e com elemento gelo, lançam barta, mas isso não é uma regra apesar de ser bem comum), a cor do inimigo também poderá ser diferente. Excessões a isso são alguns inimigos, que sempre terão um elemento específico (exemplo: gaozoran), geralmente ocorre com frequência em inimigos Light e Dark, chefes também possuirão sempre o mesmo elemento independente da missão. Existem também, dois chefes no jogo que tem capacidade de mudar os elementos, mas esses casos são raríssimos.

Uma coisa que o jogador precisa saber, é como cada elemento interage com os outros.
Basicamente cada elemento interage com ele mesmo ou com seu inverso, a lista de inversos você vê abaixo:

Elemento Inverso
Fogo Gelo
Raio Terra
Luz Escuridão
Gelo Fogo
Terra Raio
Escuridão Luz

Elementos iguais representam menos dano, e elementos inversos representam mais dano. Isso significa que se você atacar um Gaozoran (inimigo dark) com uma arma de atributo light, tirará mais HP dele, agora se você atacar com uma arma dark, o dano será menor, e por útiimo, se atacá-lo com uma arma de atributo neutro ou outro elemento, o dano será normal. Então, sempre dê preferência a atacar o inimigo com uma arma de elemento inverso, e na ausência desta, use uma arma neutra ou de elemento diferente do inimigo, nunca use o mesmo elemento para atacar.

No caso da defesa, a situação se inverte, se você está lutando com o inimigo de atributo fire, terá de usar uma armadura fire também, pra receber menos dano, mas no caso da defesa, a situação fica um pouco mais complexa, digamos que esse inimigo fire que você está lutando possui a técnica megid (dark), então usando uma armadura fire, não afetará o dano da técnica, caso você seja acertado por ela. Da mesma forma, você também poderá trocar sua armadura para dark, pra evitar o dano ou reduzir as chances de incapacitação, porém se o inimigo executar um ataque físico em você (golpe com braço, corrida ou algo do tipo), você tomará o dano normalmente sem redução, uma vez que sua armadura está com elemento diferente de fire. Outro caso ainda mais complicado seria um inimigo com determinado elemento, arremessando a técnica contrária a ele: digamos que o mesmo inimigo fire que você estava enfrentando, arremesse barta (técnica de gelo), então usar um armor fire contra esse inimigo, resultaria num dano muito alto, caso você seja atingido pela técnica, porém nos ataques físicos, você receberá um dano menor… Então, o melhor a fazer neste caso é avaliar o que representa mais perigo a você, e usar uma armadura apropriada. O inimigo Gaozoran é um bom exemplo pra esse caso, já que é um inimigo dark, mas consegue soltar foie e rabarta, e seu foie é muito poderoso, podendo matar com um golpe, o problema é que se você usa uma armadura fire, o rabarta poderá causar muito mais dano, então você pode optar por usar a armadura dark pra proteger contra seus ataques físicos ou ainda, caso pretender atacá-lo de longe, poderá usar a armadura fire, já que o rabarta só acertar quando o alvo está próximo…
E alguns inimigos, ao serem atingidos com determinadas técnicas, conseguem soltar técnicas contrárias a elas, então poderão atacar com os 6 elementos…

Outra coisa que acompanha os elementos são as porcentagens, que representam o quão eficaz determinada arma ou escudo tem com um elemento específico. A porcentagem pode variar de 1 a 50.
Se uma arma tem digamos, 23% com elemento Ice, ela fará um dano 23% maior em todos inimigos Fire, então será importante levar armas pra enfrentar todos inimigos da missão, isso faz com que seja comum ver jogadores com várias armas repetidas, porém com elementos diferentes.

Também, cada um destes elementos tem um efeito de status associado, que poderá afetar a vítima de técnicas ou balas de determinado elemento. Poucas armas de combate corpo-a-corpo possuem um efeito dependendo do elemento.
Abaixo, estão relacionados os efeitos de status associados aos elementos, bem como o nome dos elementos em Inglês e japonês:

Ícone Nome em inglês Nome em português Kanji (som entre parênteses) Efeitos associados
Fire Fogo 炎 (Honoo) Burn (queimadura)
Ice Gelo 氷 (Koori) Freeze (congelamento)
Lightning Raio 雷 (Kaminari) Shock (choque)
Groud Terra 土 (Tsuchi) Silence (silêncio), Poison (veneno), Stun (tontura)
Light Luz 光 (Hikari) Sleep (sono)
Dark Escuridão 闇 (Yami) Confuse (confusão), Virus/Infection (infecção) e Incapacitate (incapacitação)

Além dos efeitos associados aos 6 elementos, temos outros efeitos de status, que serão explicados abaixo:

Aumento de ataque, defesa, precisão+esquiva, poder com técnicas+força mental: O status é temporariamente elevado enquanto algum destes símbolos estão junto ao personagem ou inimigo. Podem ser conseguidos com técnicas (shifta, deband etc…) ou itens de aumento de status (agtaride, megistaride etc..)
Redução de ataque, defesa, precisão+esquiva: O status é temporariamente reduzido enquanto algum destes símbolos estão junto ao personagem ou inimigo. Pode ser obtido tanto com técnicas, tanto com armas. Alguns inimigos inflingem facilmente algum destes status com determinados ataques. Dentre as unidades que anulam este tipo de efeito estão “Cati/Anti down” e “Feril/Wall”.
Queimadura (Burn): o Burn deixa a vítima queimada e perdendo HP gradativamente, e assim como todos outros efeitos de status, acaba depois de um determinado tempo, se nenhuma providência for tomada. A unidade que anula esse efeito é a Burn / Resist.
Congelamento (Freeze): A vítima fica congelada e não pode executar nenhum movimento, apenas esperar o tempo do congelamento acabar ou algum golpe retirá-la do gelo. A unidade que anula esse efeito é a Freeze / Resist.
Choque (Shock): O Shock afeta a força nos braços, você consegue andar e correr normalmente, porém não consegue executar ataques físicos, no entanto, técnicas pode ser lançadas normalmente, significando que masterforces não têm nenhuma desvantagem com o choque e não precisam se preocupar com esse efeito. A unidade que anula esse efeito é a Shock / Resist.
Silêncio (Silence): Silence é o efeito contrário ao choque: o personagem pode fazer tudo, exceto lançar técnicas. A unidade que anula este tipo de efeito é a Silence / Resist.
Confusão (Confuse): O confuse deixa os movimentos do personagem aleatórios. Quando você segura uma direção, seu personagem se movimenta para qualquer direção e muda a direção a qualquer momento, também um ataque executado pode sair para qualquer direção e pode mudar a cada combo, no caso de armas de ataque corpo-a-corpo. A unidade que anula o Confuse é a Confuse / Resist.
Infecção (Virus): A infecção é o efeito de status que mais causa dano na vítima, podendo tirar até 5% do HP total a cada 4 segundos. A unidade que anula este efeito é a Virus / Resist.
Tontura (Stun): Stun deixa a vítima totalmente paralisada, similar ao congelamento, porém não acaba se receber dano. A unidade que anula Stun é a Stun / Resist.
Veneno (Poison): O Poison inflinge dano na vítima em intervalos de tempo, porém dos 3 efeitos de estado que causam danos temporários (Poison, Burn e Virus), o Poison é o único que o nível do efeito não influencia o dano. A unidade que anula esse efeito é a Poison / Resist.
Sono (Sleep): Similar a Freeze e Stun, o Sleep mantém o personagem dormindo, ficando imobilizado e podendo sair do sono em determinado tempo, ou com algum dano recebido, e obviamente se algum companheiro ou partner machine usar item ou técnica de recuperação. A unidade que anula esse efeito é a Sleep / Resist.
Encanto (Charm): As criaturas que sofrem esse efeito, tentam atacar apenas quem o aplicou a elas. Este efeito não pode ser aplicado a um jogador, apenas a inimigos.
Incapacitar (Incapacitate): A considerada “morte” no PSU, seu personagem fica no chão sem nenhuma ação e o fundo da tela torna-se avermelhado, nada pode ser feito a menos que você tenha scape dolls, que o levantarão, ou algum aliado use item ou técnica para normalizar seu estado. Salvo quando o HP está baixo, seu personagem ou inimigo podem ser incapacitados com a técnica megid, que dependendo do nível, aumenta as chances disso ocorres. No caso do Megid, a unidade que anula este efeito é a Vijeri / Resist.
jogos/psuaoti/elementos_efeitos.1326999863.txt.gz · Última modificação: 2012/01/19 11:04 por cristiano

Ferramentas da página