Gazeta de Algol

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:psuaoti:classesracas

Raças e classes

Por Cristiano Fraga

No PSU, você começa a criação de seu personagem escolhendo uma raça e sexo para ele. As raças disponíveis são: Human, Newman, Beast e Cast.

Depois você define vários aspectos de sua aparência: tipos de olhos e cabelos, orelhas, cores e a proporção do corpo. Em seguida, roupas iniciais, a voz e o tom de voz (mais grave ou aguda) e o nome de seu personagem. Porém, em PSU, seu nome pode ser mais longo e escolhido livremente, sem preocupação com mudança/qualidade dos drops (como ocorre no PSO).

Com base na raça escolhida, é atribuída a classe que mais se adapta ao status de sua raça (inicialmente pode ser Hunter, Ranger ou Force), ficando assim:

  • Escolhendo Human, você começará como Hunter, pelo balanceamento de status dos Humans;
  • Escolhendo Newman, você começará como Force, pela sua alta força mental e poder com as técnicas (MST e TP);
  • Escolhendo CAST, você começará como Ranger, pela sua alta precisão de ataque (ATA);
  • Escolhendo Beast, você começará como Hunter, pelo seu alto poder de ataque (ATP).

Vejamos um pouquinho sobre cada raça:

Human (Humano) / ヒュマン
Originários do planeta Parum, os Humans são os criadores das outras raças, que agora, existem em mesmo número que os humanos. Possuem habilidades balanceadas, podendo ser jogados com qualquer classe, porém, não possuem nenhuma habilidade de destaque. Em outras palavras, são bons em tudo, mas não são especialistas em nada.
Ao contrário de Casts ou Beasts, Humans não possuem uma habilidade especial exclusiva de sua raça 1).
Os Humans inicialmente serão da classe Hunter e terão Hyuga Ryght como companheiro inicial nas missões do modo story.
Newman (Numano) / ニュマン
Os Newmans são originários do planeta Neudaiz. Possuem grande força mental, e por isso são mais adequados a classes que permitam o uso de técnicas. Também recebem menos danos causados por técnicas, já que possuem alta força mental.
Sua precisão não é muito ruim, possibilitando a eles o uso efetivo de armas de fogo. Mas os níveis de ataque e defesa são muito baixos, o que não faz deles uma boa opção para classes focadas no combate corpo-a-corpo.
Assim como os Humans, não possuem habilidade exclusiva de sua raça 2) .
Newmans inicialmente serão da classe Force e terão Maya Shidow como companheira inicial nas missões do modo story.
CAST (Androide) / キャスト
CASTs são androides. Originários do planeta Parum, possuem grande precisão de ataque (ATA) e alto poder de ataque e defesa (ATP e DFP), o que os torna uma boa escolha para classes focadas no combate corpo a corpo e com armas de fogo. Possuem a habilidade especial exclusiva SUV, que pode ser obtida quando certas unidades são adquiridas e equipadas no slot extra da armadura. Algumas características dos SUVs são o personagem totalmente invencível durante toda animação do SUV e ataque de longo alcance causando dano muito grande, variando de uma unidade para outra.
Contudo, CASTs não são adequados para uso como Forces/Techers, pelo seu baixíssimo poder com técnicas (TP). Além disso, sofrem também com baixa evasão e resistência a técnicas (EVP e MST, respectivamente). Ao contrário do que ocorre em PSO, em PSU os CASTs podem lançar técnicas, quando jogados com classes que permitam isso. Em contrapartida, não são imunes a estados específicos (no PSO, os CASTs não podiam ser envenenados).
CASTs inicialmente serão da classe Ranger e terão Lou como companheira inicial nas missões do modo story.
Beast (Feras) / ビースト
Beasts são originários do planeta Moatoob. Possuem características para serem jogados com classes focadas no combate corpo a corpo, como alto poder de ataque e grande quantidade de HP. No entanto, sofrem de baixíssima precisão e poder com técnicas (ATA e TP, respectivamente), ficando difícil usarem armas de fogo e técnicas com eficácia. Possuem uma habilidade especial exclusiva chamada Nanoblast, que pode ser usada quando alcançam nível 20 ou superior e após a compra de tatuagens específicas. Cada uma dessas tatuagens resulta em um Nanoblast diferente.
Nanoblast é uma transformação especial dos Beasts, que dura 35 ou 50 segundos, dependendo do Nanoblast escolhido. O personagem ganha invencibilidade, alto ataque, defesa ou precisão + evasão durante o período da transformação. Nanoblasts em geral têm características exclusivas e jogabilidade alterada com golpes próprios; portanto, armas não podem ser usadas durante o Nanoblast.
Beasts inicialmente serão da classe Hunter e terão Leo como companheiro inicial nas missões do modo story.

O PSU AotI dá ao jogador uma grande variedade de classes para escolher. São 15 ao todo, com bastante variação e restrições entre as mesmas.

As classes se dividem em 3 categorias: Básicas, avançadas e masters. Inicialmente o jogador poderá escolher apenas as classes básicas, e no decorrer do jogo mais opções estarão disponíveis à medida que os requisitos para essas novas classes sejam cumpridos.

Assim como é necessário evoluir o personagem, a classe também precisa ser evoluída. Você tem dois tipos de níveis no PSU: nível do personagem e nível da classe. Ambos aumentam suas habilidades, porém o processo de evolução difere um pouco.

A evolução de nível do personagem é feita de modo tradicional, ganhando experiência com as batalhas. Já a evolução de sua classe atual é realizada com pontos que você acumula ao término de missões, os Mission Points (MPs). Os MPs variam de acordo com a dificuldade da missão e com o rank obtido na mesma. O nível máximo de cada classe é 20 e o único requerimento para se tornar outra classe é atingir um determinado nível de uma ou mais classes. Por exemplo, uma certa classe avançada exigirá que você evolua a classe Hunter para level 5 e Ranger para level 5. Feito isso, você apenas paga uma pequena quantia em meseta e pode trocar de classe sempre que quiser, tendo disponíveis todas suas classes liberadas até o momento.

Tenha em mente que o nível para que CASTs ou Beasts usem suas habilidades especiais é referente aos personagens e não ao nível da classe.

Muitas restrições quanto a armas e ranks das mesmas serão vistas de classe pra classe. Existem quatro ranks de armas disponíveis no PSU: C, B, A e S, sendo C o rank inferior e S o rank máximo. Se sua classe pode usar uma lança de rank A, também pode usar lanças de ranks inferiores, mas não com rank S. A única excessão a essa regra, são as classes master (isto será explicado na seção destas classes).

Sabres são armas permitidas em todas classes básicas e avançadas, não podendo ser usados apenas pelas classes master.

Armas de combate corpo-a-corpo são chamadas de striking weapons em PSU, assim como armas de fogo são chamadas de ranged weapons e armas destinadas a técnicas podem ser chamadas de TECH weapons ou TECHNIC weapons.

As 15 classes são explicadas mais detalhadamente abaixo.

Classes básicas

Há apenas três classes básicas. Elas são altamente limitadas, e podem usar apenas armas de rank B e inferiores. Também são muito limitadas em equipamentos de defesa e níveis de Photon Arts, que serão menores que level 20 em todas categorias.

Estas classes apareceram primeiramente no Phantasy Star Online, e aqui no PSU são bem inferiores comparadas às demais. Porém, é necessário evoluir estas classes para poder usar as demais.
Já no modo offline, são apenas estas 3 classes que podem ser escolhidas e elas são bem mais poderosas, permitindo armas de rank S e uma grande quantidade de tipos de armas para cada classe.

Hunter / ハンター
Hunter é uma classe derivada do PSO, e o conceito permanece o mesmo em PSU: combate corpo a corpo. É uma classe básica que pode usar várias armas como espadas, lanças, sabres, garras duplas etc… apenas três ranged weapons podem ser usadas pelos hunters: metralhadoras, pistolas e range-mags. Todas armas permitidas para o hunter usar são de rank B. A única excessão é a metralhadora, que só pode ser de rank C.
Em PSU, hunters não podem usar técnicas, uma vez que nenhuma TECH weapon está disponível para eles, e em PSU é necessário ter uma delas para lançar alguma técnica. O nível máximo dos Photon Arts de Hunters também é bem limitado, e isso, somado à limitação no rank das armas, faz com que a maioria dos jogadores use a classe Hunter apenas para liberar as classes avançadas e master, que são opções muito melhores.
Ranger / レンジャー
Rangers, também derivados do PSO, usam muitas armas de fogo (ranged weapons), e assim como os Hunters, não podem usar nenhuma TECH weapon. No entando, há 3 striking weapons permitidas para os Rangers: lanças e adagas de rank C e sabres de rank B. Rangers podem ser mais fáceis para os iniciantes, por oferecerem um jogo menos arriscado. Seu rifle pode acertar inimigos a uma grande distância e causar muito dano mesmo em níveis baixos, e suas pistolas duplas asseguram mobilidade enquanto atiram. São a única classe básica que pode usar armadilhas, porém limitadas a damage, burn, freeze e poison traps.
Force / フォース
Forces, também derivados do PSO, têm foco nas técnicas e são a única classe básica que pode usar os três tipos de armas (striking, ranged e TECHNIC), e com isso, os três diferentes tipos de Photon Arts. São fracos em poder de ataque e defesa, porém oferecem um bom poder com técnicas e contam com boa resistência a elas. São mais eficientes quando jogados com um Newman. Forces tem boa variedade no jogo, podendo usar, além das técnicas, striking weapons para um combate próximo aos inimigos e ranged weapons para combates a distância, com destaque para o arco e flecha que acerta inimigos à distância e causa um dano considerável.
Esta classe também conta com as técnicas de suporte para curar e dar suporte aos aliados ou a si mesmo, porém como uma classe básica, o nível permitido dos Photon Arts tanto para striking quanto ranged weapons é 10, já para técnicas, o nível máximo vai a 20, tanto que mesmo os itens consumíveis de aumento de habilidades (que podem ser usados por qualquer classe) produzem melhor efeito que o nível máximo das técnicas Shifta, Deband, Zodial e Retier dos Forces. Podem usar lanças, que são boas striking weapons, porém apenas de rank C. Metralhadoras também, apenas de rank C. As outras armas que os Forces podem usar são todas de rank B.

Classes avançadas

Bem mais evoluídas em relação às classe básicas, as classes avançadas contam com ótimas armas e equipamentos de defesa, bem como níveis altos de Photon Arts permitidos. Existem ao todo 9 classes avançadas com diversas especialidades.

Fighgunner / ファイガンナー
A primeira classe avançada requer Hunter level 5 e Ranger level 3 para ser usada. Ela possui habilidades destas duas classes, porém com o foco em striking weapons. As ranged weapons permitidas são pistolas simples e duplas, metralhadoras, bestas (crossbows) RCSM (range-mags) e lança granadas3). Todas armas permitidas aos Fighgunners são de, no mínimo, rank A, tendo várias de rank S à sua disposição. É uma classe muito superior a qualquer uma das básicas, pelo ranks de armas permitidas e status. O Fighgunner é a única classe avançada que pode usar sabres duplos de rank S.
Permite Photon Arts até level 40 para striking weapons e level 30 para ranged, uma grande vantagem comparado à maioria das classes, sendo que o nível máximo de Photon Arts em PSU é 50. Possui uma gama maior de armadilhas disponíveis comparado aos Rangers: damage, burn, freeze, poison, confuse e sleep traps podem ser usadas.
Guntecher / ガンテクター
Classe avançada mesclando habilidades de Rangers e Forces. Possuem um grande arsenal de armas de fogo, mas têm no ataque corpo a corpo seu ponto fraco. O guntecher é restrito apenas a três striking weapons: sabre duplo, sabre e adaga, e os photon arts de skills (habilidades, para striking weapons) são restritos a level 10.
Podem usar técnicas de ataque e suporte, permitindo ambas até o level 30, deixando o guntecher com boas condições para ajudar seus companheiros, com técnicas de recuperação HP, aumento de status, remoção de venenos, paralisia etc.
Para um bom ataque à distância, possuem, além da grande quantidade de armas de fogo permitidas, photon arts para bullets (balas, para ranged weapons) que vão até o level 40.
Podem ser uma boa opção até mesmo para CASTs, já que seu destaque são as armas de fogo e ainda podem dar suporte.
As mesmas armadilhas do Fighgunner podem ser utilizadas.
Wartecher / ウォーテクター
Similares em conceito ao Guntecher, o Wartecher tem seu foco no ataque corpo a corpo em vez de com armas de fogo. Podem usar técnicas.
O Wartecher mescla habilidades de Hunters e Forces, sendo necessários Hunter level 3 e Force level 5 para usá-lo.
O nível das técnicas e as TECH-weapons permitidas são os mesmos do Guntecher, trocando apenas armas de fogo por striking weapons. Aliás, ele usa uma grande quantidade de striking weapons: espadas, lanças, sabres duplos, machados4) e muitas outras, com destaque para o chicote, que possibilita acertar vários inimigos ao seu redor com agilidade e ainda ocupa apenas uma mão, liberando a outra para uma ranged ou TECH-weapon à sua escolha. Caso queira jogar dando suporte, por exemplo, você poderá colocar junto com o chicote um TCSM (TECH-mag) com Resta, Gi-resta ou Reverser, possibilitando curar os aliados de anomalias de status, bem como recuperar o HP. E você ainda tem a oportunidade de atacar sem precisar trocar de arma, não deixando de ganhar a experência dos inimigos. Tanto armas de fogo quanto o Photon Art das mesmas são bem restritos para o Wartecher: os Photon Arts para bullets vão até level 20 e eles podem usar quatro ranged weapons: arco e flecha, pistola, range-mags e cards. Possuem boa defesa, preparando-os para o combate próximo ao inimigo.
Fortefighter / フォルテファイター
Fortefighters requerem Hunter level 10 e são totalmente destinados ao ataque corpo a corpo (também chamado de melee). A única arma de fogo que pode ser usada é a pistola, apenas de rank S5). Não podem usar TECH-weapons. Várias striking weapons de rank S são permitidas, entre elas espadas, lanças, machados etc…
Esta é uma classe avançada, que além da grande variedade de armas permitidas, possui um grande poder de ataque, permitindo Photon Arts de Skills até level 40 e ainda com um gasto de PP (Photon Points) 20% menor. Já para a única arma de fogo permitida, o Photon Art pode alcançar level 20 e não tem bônus de 20% no gasto de Photon Arts de skills. Ainda possibilitam um ataque poderoso mesmo à distância, graças aos slicers (lâminas), quando utilizados com o Photon Art específico. Além do grande poder de ataque desta classe avançada, sua defesa também é alta.
Fortegunner / フォルテガンナー
Esta classe avançada requer Ranger level 10 para poder ser usada e possui grande precisão e poder de ataque com armas de fogo. Striking weapons não são seu ponto forte, e apenas três podem ser usadas: lanças, sabres e adaga, ambas de rank A. Armas de fogo são a especialidade do Fortegunner, que tem várias delas de rank A e S à sua disposição, incluindo rifles, espingardas, canhões laser etc… vale dizer que o Fortegunner é uma entre duas das classes que podem usar lança granadas de rank S em todo jogo, e que esta arma é muito eficaz contra alguns chefes, já que em combate com mais de um inimigo largo pode acertar várias partes deles.
O Fortegunner é uma ótima escolha para jogadores que gostam de armas de fogo e combate à distância, já que possuem um bom equilíbrio entre poder de ataque e boa variedade de armas; as demais classes focadas em armas de fogo, ou possuem um ataque baixo, ou são limitadas em tipos de armas. Fortegunners permitem Photon Arts de bullets até o nível 40 e skill até level 20, tendo um bônus de 20% menos gasto de PP, assim como o Fortefighter, mas isso só se aplica às armas de fogo. E além de todas armadilhas básicas (damage, burn, freeze, poison, confuse e sleep), podem usar também as armadilhas tipo “G”, que são um pouco melhores.
Fortetecher / フォルテクター
O Fortetecher é uma classe avançada especialista em técnicas, tanto de ataque quanto suporte, permitindo ambas até o level 40. Além disso, podem usar algumas ranged e striking weapons, embora essas não sejam suas especialidades. Os Photon Arts para skills são limitados ao level 10 e para bullets, é permitido até o level 30. Tem um bônus de 20% menos gasto de PP com as técnicas, mas depois do lançamento do GAS, permitindo customizações no personagem, esta classe ficou um pouco desvalorizada, porém sendo uma boa classe para técnicas de suporte principalmente. Como destaque além das técnicas, o Fortetecher pode usar arco e flecha e chicote, este último sendo boa opção de ataque físico com um bom dano em múltiplos inimigos. Além de outras striking weapons, ainda podem usar lança, mesmo não compensando muito, devido à limitação nestes Photon Arts. Esta classe requer Force level 10 para poder ser usada.
Protranser / プロトランザー
É uma classe avançada diferenciada, com foco principal em armadilhas, e que mantém ainda bom limite em Photon Arts de skills e bulltes: level 30 para skills e 40 apra bullets.
O Protranser é uma classe que possui boas exclusividades:

1- Dentre as armas que pode usar, todas podem ser rank S. É a única classe avançada com essa característica. E as armas permitidas são poderosas, com destaque para espadas, lanças e machados nas striking weapons e espingardas, canhões laser e lança granadas nas ranged weapons. A grande maioria de armas permitidas ao Protranser ocupa duas mãos, sendo as duas únicas que ocupam uma mão o sabre e a pistola, as outras oito armas todas ocupam duas mãos.

2- Única classe do jogo que pode usar todas armadilhas (que causam dano 50% maior quando usadas por esta classe). Também é a única classe que usa armadilhas EX, as mais poderosas disponíveis. A armadilha EX, depois de ativada, fica agindo por alguns segundos, causando dano contínuo em inimigos e mantendo-os congelados, queimados ou dormindo, e sua área de alcance é muito grande. Este fator torna o Protranser de muita utilidade aos companheiros, já que ele pode manter o controle da situação enquanto seus amigos lutam com inimigos perigosos.

3- Possibilidade de ver armadilhas inimigas sem precisar de óculos.

Mas tudo isso tem um preço: Além de não poder usar TECH-weapons, seu status inicial é muito baixo comparado a todas as demais classes, especialmente HP, ATP (ataque) e DFP (defesa), que são reduzidos drasticamente quando você troca sua classe para Protranser, podendo causar bastante problemas. Entretanto, esses e demais status vão melhorando à medida que o nível da classe aumenta. Este fator pode ser decepcionante para novos jogadores que optam pelo Protranser e pode dar uma má impressão sobre a classe. Porém, à medida que evolui, o Protranser vai se tornando muito poderoso e eficiente.
Requer Hunter, Ranger e Force level 5 para poder ser usada.
Acrofighter / アクロファイター
Acrofighters são diferenciados em relação às demais classes avançadas e possuem alguns pontos interessantes. Eles são ágeis e usam apenas armas menores, embora muitas delas ocupem duas mãos como luvas, dois-sabres, duas-garras, duas-adagas e duas-pistolas. As demais armas permitidas a eles são: sabre, adaga, garra, slicer (lâmina), pistola, card e range-mags. Armas maiores ou pesadas como lanças, espadas, machados, canhões laser, lança-granadas, rifles etc não fazem parte das utilizadas pelo Acrofighter.
Eles aindam contam com slicers para ataque à distância contra múltiplos inimigos, e causando um bom dano. É a única classe do jogo que pode usar slicers de rank S.
Outro grande diferencial desta classe é sua velocidade de ataque: ela é mais rápida que todas outras classes avançadas, se igualando apenas ao Acrotecher. Os requisitos para esta classe avançada são Hunter level 3 e Ranger level 5, e os Photon Arts de skills podem atingir level 40, com level 30 para bullets. O uso de várias armas que ocupam apenas uma mão assegura um grande número de combinações e estilos de jogo. Tudo isso faz do Acrofigher, uma ótima escolha, principalmente quando se busca um rápido ataque corpo-a-corpo.
Podem usar algumas armadilhas: damage, burn, poison e virus traps. Esta classe foi introduzida na versão Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus.
Acrotecher / アクロテクター
É a classe avançada especialista no uso de técnicas de suporte, além de ter grande velocidade nos movimentos.
Mantendo a mesma agilidade do Acrofighter, o Acrotecher pode equipar a grande maioria de armas que usam uma mão. Só pode usar duas armas que ocupam ambas as mãos: duas-pistolas e duas-adagas. Dentre as armas de uma mão, o destaque vai para wands e TECH-mags, que podem ser de rank S, garantindo boas armas para o suporte e técnicas de ataque. Contam ainda com o chicote, eficiente para um bom dano em múltiplos inimigos próximos e múltiplas áreas de inimigos grandes ou chefes; os chicotes também são permitidos com rank S. Assim como o Acrofighter, os Acrotechers podem atacar mais rápido que as outras classes avançadas e também lançar técnicas mais rápido. Para um grande suporte, permitem essas técnicas até o level 50, não só sendo a única classe no jogo a permitir isso, como também a única classe avançada e permitir um tipo de Photon Art até o máximo nível. Entretando suas técnicas de ataque se limitam ao level 30, e os Photon Arts de skills e bullets vão somente até o level 20. Podem usar armadilhas de damage, freeze, confuse, sleep, shock e silence, e os requisitos para ser um Acrotecher são Force level 5 e Ranger level 3.
Assim como o Acrofighter, esta classe foi introduzida na versão Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus.

Classes Master

As classes master são especialistas em determinadas áreas, sendo altamente limitadas nos tipos de armas permitidas. As três classes master não podem usar mais que quatro tipos diferentes de armas. Elas têm ataques/técnicas mais rápidos em comparação à maiorias das outras classes, se igualando apenas às classes Acrofighter e Acrotecher. As classes master também têm uma exclusividade em relação as demais: não podem equipar nenhuma arma/armadura com rank menor que S, ficando restritas às armas e armaduras de rank S. Por outro lado, têm a vantagem de um dano incomparável em sua especialidade, e somado à sua alta velocidade de ataque/técnicas, asseguram um alto dano por segundo (ou DPS).

Assim como Acrofighter e Acrotecher, as classes master também foram lançadas na versão Phantasy Star Universe: Ambition of the Illuminus.

Fighmaster / ファイマスター
Esta classe é expert em ataque corpo a corpo, tendo um grande poder de ataque e defesa, e podendo usar apenas espadas, lanças, sabres duplos e machados (todas estas são armas poderosas). Contam com ótima velocidade de ataque e Photon Arts level 50, assegurando um grande dano aos inimigos e excedendo qualquer outra classe no combate corpo a corpo. Além disso, podem usar três armadilhas tipo G: freeze, sleep e confuse. Para ser Fighmaster, é necessário ser Fighgunner e Fortefighter level 10.
Os Fighmasters sofrem de um simples, mas ao mesmo tempo inconveniente problema: são a única classe no jogo que não tem ataque à distância, impossibilitando por exemplo, acertar um objeto sem tocar os demais ao redor ou acertar uma chave no teto para ativar alguma porta. Esta falta não impedirá o término de nenhuma missão, mas pode comprometer o rank S na mesma e/ou impedir o acesso a uma sala específica.
Para atacar, o Fighmaster gasta mais PP, porém recupera levemente mais PP que outras classes.
Para um bom aproveitamento desta classe, um Newman não é recomendável.
Gunmaster / ガンマスター
Expert em armas de fogo, o Gunmaster tem, como as demais classes master, poucas armas disponíveis. Porém, seu poder de ataque e sua precisão são altíssimos, e ele ainda conta com a maior velocidade de disparo comparado a outras classes destinadas a armas de fogo.
Para ser Gunmaster é necessário evoluir as classes Fortegunner e Guntecher ao level 10. Assim como o Fighmaster, o Gunmaster pode usar apenas armas que ocupam duas mãos, porém suas armas são eficientes nas mais diversas situações; um rifle para ataques a grande distância e com menos risco, uma espingarda para acertar vários inimigos separados ou um único inimigo de perto, um canhão laser para inimigos agrupados ou em linha reta e duas pistolas para ataques em movimento (única arma com ataque em movimento permitida aos Gunmasters). Junto com seu alto poder de ataque estão seus Photon Arts que vão até o máximo nível (50), assegurando um poder de fogo muito alto. O Gunmaster é eficaz em diversas situações, e embora não tenha uma desvantagem comparável à do Fighmaster, o poder de ataque do Fighmaster é bem maior.
O Gunmaster gasta mais PP para disparar e recupera levemente mais PP também quando comparado a outras classes.
Para um bom aproveitamento desta classe, um CAST é recomendado.
Masterforce / マスターフォース
É a classe especialista em técnicas de ataque, sendo a única do jogo a permitir o máximo nível delas. Com um poder incomparável, é também a classe mais limitada em relação às armas, sendo apenas permitidas as três TECH-weapons:
Wand (cetro), Rod (bastão) e TECH-mag (ou TCSM)
Só não podemos dizer que os masterforces são a classe definitiva no uso de técnicas porque suas técnicas de suporte (aumento de status, cura etc) são muito fracas, limitadas ao level 10, e mesmo com as customizações de personagem, ainda vale mais a pena usar itens consumíveis de aumento de status, tais como Agtaride, Megistaride Retiaride etc. Porém, quando não tiver alguém dando suporte aos seus companheiros, o masterforce ainda tem resta, gi-resta e reverser, que mesmo em níveis baixos podem ser usadas tranquilamente e serão bastante úteis à equipe. Mas shifta, deband, zoodel e retier não são aconselháveis para serem usadas no seu grupo, pois os itens de aumento temporário de status obtêm melhores resultados.
O masterforce pode sofrer o mesmo problema do Fighmaster, com alvos no teto por exemplo, tendo em vista que não é possível lançar técnicas usando a visão em primeira pessoa.
Para usar esta classe, é necessário Wartecher e Fortetecher level 10.
1) , 2) um futuro update dará a eles uma habilidade exclusiva
3) no servidor de Xbox 360, lança granadas não são permitidos, entretanto uma futura atualização permitirá o uso deles
4) no servidor de xbox 360, machados não são permitidos, entretando uma futura atualização permitirá o uso deles
5) no servidor de Xbox 360, pistolas são restritas a rank A, porém uma futura atualização, permitirá o uso de pistolas rank S
jogos/psuaoti/classesracas.txt · Última modificação: 2011/08/01 13:19 por cristiano