A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:psg2:psg2_guia_001

Essa é uma revisão anterior do documento!


Guia de Phantasy Star Generation:2

Parte 1: Paseo - Aprendendo a fazer as coisas

Ao começar o jogo, você verá as opções Start, Continue e Original Game. Original Game é para jogar o Phantasy Star II original do Mega Drive. As outras opções falam por si, certo? Ao selecionar Start, você verá a seguinte pergunta:

前作のクリアデータを読み込みますか?

Esta pergunta significa: “Deseja carregar os dados concluídos do jogo anterior?”
Caso você já tenha finalizado o remake do primeiro Phantasy Star, selecione “Sim” (はい). Eu não sei se adianta fazer isso em emuladores, pois nada garante que o emulador vai ler um save de outro jogo, mas isso vai servir para uma coisa especial, sobre a qual comentarei depois.

Mil anos se passaram desde que Lassic foi derrotado por Alis e seus amigos. Motávia, que era um planeta desértico, tornou-se verde, graças àcriação de um supercomputador chamado Cérebro-Mãe, que tem controlado o clima e todo o desenvolvimento do planeta. Rolf é um garoto que todas as noites sonha com uma garota lutando contra um grande monstro. Ele está perto mas não pode falar ou se mover, só consegue vê-la sendo golpeada. Então ele acorda, e se sente triste, mas não tem tempo para se ocupar com essas coisas, pois ele precisa ir trabalhar. Chegando ao trabalho, o Governador-Geral O’Connell dá a ele uma importante missão: Encontrar a Gravação do Sistema no Laboratório de Bio-Sistemas. O Governador crê que Cérebro-Mãe controla tudo e mantém tudo em ordem, mas a quantidade de Biomonstros que têm aparecido no planeta está grande demais. Com a gravação, poderíamos comparar os dados do que houve lá, com o que está no registro, para tentar descobrir a causa do problema. Ele também lhe dá a missão de encontrar Shelly que, assim como Rolf, também é agente do governo. Ela está desaparecida e o Governador espera que Rolf a encontre. Rolf volta para casa e avisa a Nei sobre a tarefa que lhe foi dada. Nei quer ir com ele, mas ele acha perigoso demais para ela. Ela fica chateada, pois ele prometeu que nunca a deixaria sozinha e o chama de mentiroso. Rolf fica sem saber o que fazer, mas Nei insiste tanto que ele acaba levando-a consigo.

Paseo

Loja de Armas

ItemMesetas
Faca100
Pistola Sônica640
Pistola de Agulhas300
Garra de Aço80

Loja de Armaduras

ItemMesetas
Arco120
Terno de Carbono128
Veste de Carbono120
Escudo de Carbono540

Loja de Utilidades

ItemMesetas
Monomate20
Dimate60
Antídoto10
Escaduto70
Teleduto130

Começamos o jogo com Rolf e Nei. Ambos já vêm equipados com algumas armas e temos 200 mesetas. Pra começar, vamos aprender a mexer no menu, que pode ser acessado apertando o botão Triângulo. Você verá a seguinte tela:

É claro que a imagem acima é uma “tradução” do que você vai ver na tela, mas essas são as opções. Em “Status”, podemos ver os atributos de nossos personagens. Você verá a seguinte tela:

Você pode ver os itens que seus personagens estão usando, seus atributos, técnicas, entre outras coisas. Aperte L1/R1 para conferir os status de outros personagens e aperte o botão Círculo para ver as técnicas que eles já sabem.

A opção “Equipar” serve para equiparmos itens nos nossos personagens e é bem parecida com a tela acima. Você pode equipar capacetes, armaduras, armas, escudos e botas em seus personagens. Algumas armas ocupam as duas mãos, não permitindo que você equipe itens diferentes.

A opção “Consulta” serve para os personagens conversarem entre si.

A opção “Técnicas” e “Itens” serve para que você veja suas técnicas ou itens disponíveis e use-os para algum fim, como técnicas ou itens que recuperam sua energia (HP), por exemplo.
A opção “Ordem” serve para você trocar a posição dos personagens no grupo. O líder sempre é o que mais é atacado, então recomendo que você deixe Rolf sempre liderando.
A opção “Sistema” serve para configurarmos algumas coisas. Ao selecioná-la, você verá a seguinte tela:

Você pode se guiar pela imagem acima para configurar o jogo da maneira que mais lhe agradar. Apenas tome cuidado com a opção “Salvar”, pois ela é apenas uma pausa de emergência e não salva o jogo realmente. Vou explicar como salvar de maneira correta mais tarde.

Bom, vamos começar o jogo fazendo um tour pela cidade, pra você aprender a fazer as coisas. Primeiro, entre na casa de Rolf novamente. Ele irá perguntar: “Sair de casa agora?” E surgirão as opções “Sim” (はい) e “Não” (いいえ). Selecione “Sim” e você sairá, ou selecione “Não” e surgirão as opções abaixo:

A opção “Depósito” serve para guardamos itens que não são mais necessários (e que em alguns casos não podem ser vendidos) em casa. Você pode guardar qualquer coisa e pegar de volta quando quiser. Os itens que estão com você ficam no menu da esquerda, e os itens guardados em casa, no menu da direita. Você pode ir ao outro menu a qualquer momento para pegar um item guardado de volta.

A opção “Manufatura” serve para escolher se quem está na sua casa deve ficar treinando por contra própria (opção da direita ao lado do nome da pessoa) ou se ela deve ficar fazendo itens (opção da esquerda). No momento esta opção não estará disponível, pois ainda só temos Rolf e Nei e eles não podem ser tirados da equipe.

A opção “Trocar Membros” serve para tirar e colocar membros na equipe, mas assim como a opção anterior, no momento ela ainda não estará disponível.

Agora saia da casa de Rolf e siga para oeste. Você logo verá uma torre no centro da cidade, onde Rolf passou há pouco tempo. Entrando nela, você verá a seguinte tela:

Esta é a Torre Central. Em “Sala do Governador” você pode falar com ele, e em “Biblioteca”, obter algumas informações. Vou avisar sempre que for necessário vir aqui.

Agora, saia da Torre Central e vá para noroeste, e você encontrará o Serviço de Teletransporte, veja:

Aqui nós podemos nos teletransportar para qualquer cidade já visitada, por 60 mesetas. Escolha a cidade desejada e confirme escolhendo a opção “Sim” (はい). Como no momento ainda não visitamos nenhuma outra cidade, você não verá as opções acima, mas lembre-se para mais tarde.

Agora, siga para o sul e você encontrará o Centro de Processamento de Dados (CPD). Veja:

Aqui é onde nós podemos salvar o jogo da maneira correta. Para fazer isso, escolha a opção Salvar e escolha um dos blocos disponíveis. Bem fácil.

Agora siga para oeste e depois para o sul, e entre nos hospital. Vamos ver as opções:

Acho que as opções falam por si, certo? Sempre que você precisar recuperar energia ou se tiver sido envenenado, pode se curar aqui, por um determinado preço. Selecione o personagem que deseja recuperar e o preço surgirá na parte inferior da tela. Confirme escolhendo a opção “Sim” (はい).

Saindo do hospital, entre no local logo à direita. Este é o Laboratório de Clones:

Se algum companheiro seu morrer em batalha, você pode requisitar um clone dele aqui, caso tenha o dinheiro necessário. O procedimento é o mesmo do hospital.

Agora, volte para onde fica a casa de Rolf e vá para norte. Você encontrará a Loja de Armas:

Bom, as opções falam por si, certo? É aqui que podemos comprar novas armas para a equipe. Selecione “Comprar” e você verá as armas disponíveis e seus preços. No lado direito da tela, verá os personagens que podem equipar a arma selecionada e em quantos pontos ela aumenta seus atributos. Se um personagem estiver piscando ao selecionar um item, significa que você já tem esse item equipado nesse personagem em pelo menos uma das mãos. Escolha o item desejado e confirme sua compra escolhendo a opção “Sim” (はい).

Saindo da Loja de Armas, a Loja de Armaduras está logo à direita:

As opções são as mesmas da loja de armas, mas aqui vendem-se armaduras. O procedimento é exatamente o mesmo da loja de armas.

Saindo da loja, siga um pouco para leste e depois para o sul e você encontrará a loja de utilidades:

Aqui são vendidos itens muito úteis. O procedimento de compra é o mesmo da loja de armas e de armaduras. Confira neste link todos os itens disponíveis no jogo.

Por último, vá até a loja de armas novamente. Ao lado dela há uma pequena máquina. Pressione o botão Círculo ali e você verá a seguinte tela:

Nesta máquina você pode atribuir propriedades elementares às suas armas. Pode ser Fogo, Água, Trovão ou Vento. Cada inimigo tem uma fraqueza e uma resistência elementar específica, e dependendo do elemento que usar, poderá causar mais ou menos danos. Você paga um determinado preço para fazer isso. Pessoalmente, não acho muito útil. Nunca usei.

próxima parte

jogos/psg2/psg2_guia_001.1315539634.txt.gz · Última modificação: 2011/09/08 20:40 por filipeeng

Ferramentas da página