A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:psg2:guia_nei

Essa é uma revisão anterior do documento!


Guia de Phantasy Star Generation:2

Clonando Nei de Volta

Antes de mais nada, meus parabéns por querer tentar essa façanha, porque vou ser sincero: Esse processo é chato de doer! E quando não dá certo, faz você querer lançar um Megid com toda a sua fúria no seu Play 2 ou PC. :-)

Brincadeiras à parte, sim, o processo é muito chato, complicado e difícil. E o pior: O jogo não te dá nenhum sinal de que você está fazendo as coisas direito, e até você saber se deu certo não, levará cerca de 8 a 11 horas de jogo. É por sua conta e risco!

Eu encontrei poucas informações sobre isso na internet. Falhei nas duas primeiras tentativas (ou seja, perdi cerca de 25 horas da minha vida pra nada) e só consegui na terceira. Os guias tinham excelente dicas, mas me pareceram incompletos, porque algumas coisas eu tirei da minha própria cabeça e outras eu acrescentei aqui. Seja como for, sugiro que você siga SEM EXCEÇÃO todos os passos que eu listar aqui. Vou fazer o máximo pra ser o mais detalhista possível, para que você não caia na frustração de errar, como eu já caí duas vezes e outros já caíram muito mais.

Bom, vamos começar.

Requisitos

Para começar, você vai precisar ter um save de Phantasy Star Generation: 1 (vamos abreviar para PSG1) completo no mesmo Memory Card em que jogou o PSG2. Se você viu meu guia para o primeiro jogo, sabe que, ao final, há uma tela onde você deve responder “Sim” quando o jogo lhe pergunta se você quer “salvar os dados concluídos.”
Se você fez isso, ao começar a jogar PSG2, o jogo lhe pergunta se você deseja “carregar os dados do jogo anterior” (isso também é mostrado neste guia para o PSG2). Você deve responder que “Sim”, para que o jogo leia o arquivo salvo do PSG1, no qual você respondeu “Sim” àquela pergunta feita no final do mesmo. Se você respondeu que sim, ótimo, termine PSG2 primeiro, normalmente. Quando terminar o jogo, o jogo irá perguntar se você “deseja salvar os dados concluídos”. Você deve responder “Sim” e salvar em outro bloco para não perder seu arquivo salvo anterior! Nesse arquivo que o jogo vai criar, você só tem Rolf, com tempo de jogo de 0:00, o que é impossível de se conseguir salvando o jogo normalmente. É NESSE ARQUIVO que você tem que tentar o processo, pois do contrário, não vai funcionar. Se você não terminou PSG1 e respondeu “Sim” àquela pergunta, ou se não terminou PSG2 normalmente primeiro e todo o restante, nem perca seu tempo porque não vai funcionar.
Ah, e o mais importante! Eu NÃO GARANTO que isso funciona em emuladores! Nada garante que o emulador vai mesmo ler o arquivo de outro jogo supostamente no mesmo Memory Card. Quando eu fiz esse processo, eu fiz no videogame! Se você pensa em fazer isso no emulador, serei sincero: No seu lugar, eu não arriscaria. :-)

O Processo

Basicamente, você precisa conseguir todos os diálogos do jogo até o momento em que enfrenta Neifirst. E quando eu digo “todos”, são todos mesmo! Vou listar umas dicas e uns passos. Lembre-se que toda vez que eu disser para usar Consulta ou conversar com pessoas, é para usar Consulta e conversar com elas repetidas vezes até que os diálogos se repitam, sempre!

  • Fale com todo mundo sempre que chegar à uma nova cidade. Faça isso antes de ir para casa conhecer o novo integrante da equipe. A única exceção à regra é Zema, mas isso explicarei mais abaixo.
  • Use a função de consulta O TEMPO TODO. Use antes e depois de qualquer cena crítica ou conversa, depois de conseguir algum item importante (Conseguiu a primeira dinamite em Shure? Use Consulta. Conseguiu a segunda? Use Consulta de novo), entrar numa nova cidade ou labirinto e até mesmo depois de falar com qualquer NPC, nunca se sabe. Use sem parar. Use sempre até que os diálogos se repitam. Em alguns pontos, diálogos só aparecem com certos personagens na sua equipe e você precisará mudá-la, mas isso eu vou listar também.
  • Quando você sabe que um novo membro vai entrar na sua equipe, vá visitar o governador primeiro e fale com todos na cidade de Paseo. Conheça a pessoa, não leve-a com você e vá visitar o governador novamente (o governador dá informações ao Rolf sobre aquela pessoa).
  • Complete todas as histórias paralelas (diálogos em que você verá os personagens falando com os NPC's e suas fotos aparecendo). Isso significa que:
  • Você deve obter a conversa entre Rolf e o garoto que mora logo acima da casa dele, em Paseo, sobre o orfanato onde ele cresceu (se não me engano, essa conversa só acontece depois que você compra sua primeira espada e a equipa).
  • A história do garoto perto das lojas de Paseo que quer ser um ladrão como Nei (Rudo não pode estar na sua equipe).
  • A garota que conta para Nei sobre Atomizadores, em Oputa.
  • Um grupo de três pessoas que falam com Rudo em Paseo (isso inclui o garoto que queria ser um ladrão, como Nei).
  • Antes de sequer pisar em Zema, coloque Amy na equipe. Quando chegar em Zema, não fale com ninguém, apenas vá ao CPD e salve o jogo. Procure um menino chamado Uriel (ユーリエル). Memorize onde ele está ou como ele é, e resete (isso é para que você não faça essa parte do jogo ser pulada acidentalmente falando com a pessoa errada e estrague toda essa tentativa). Compre um Trimate se você não tiver um. Vá falar com Uriel e dê o Trimate à ele.
  • Faça Hugh conversar com Hirum, o cientista que lhe dá a Goma de Maruera, depois que você já tiver recebido a mesma.
  • Faça Anna ouvir sobre os ladrões motavianos em Oputa.
  • Em Oputa, procure um garoto chamado Philipp (フィリップ). De início ele não vai falar nada extraordinário (mas mesmo assim faz parte dos diálogos que você deve conseguir!), mas depois de um certo ponto ele vai se lembrar que quando Nei era criança, ele pegou dela um Colar com uma Bala de Prata (que foi dado a Nei por Rudo no Text Adventure de Nei). Você receberá o item. Mantenha-o com você.
  • Faça Kain ouvir sobre o Dr. Luveno, em Piata.
  • Faça Shir saber sobre o roubo de um quadro por motavianos em Kueri (que na verdade foi ela quem roubou).

Alguns pontos fáceis de não perceber:

  • Assim que o jogo começar, antes de falar com qualquer pessoa, use Consulta até as falas de Rolf e Nei se repetirem. Agora fale com todo mundo na cidade e depois use Consulta de novo.
  • Quando você chegar pela primeira vez em Arima, antes de Rudo entrar, fale com as pessoas na parte direita da cidade. Em cima e embaixo. Há duas pessoas específicas que, ao conversar com elas, se você usar a opção de consulta, Rolf e Nei vão conversar sobre Teim (preste atenção e veja se aparece o nome de Teim (ティム) no diálogo, pois deve aparecer). Depois disso, fale com o resto das pessoas e usa a opção de Consulta novamente. Você vai notar que o diálogo será outro, mas esse diálogo faz o diálogo sobre Teim não aparecer mais, então cuidado para consegui-lo primeiro. Examine também todas as casas destruídas.
  • Examine as torres de comunicação de todas as cidades. Pode não ser “diálogo”, mas é texto do mesmo jeito.
  • Depois que Rudo entrar na sua equipe, use Consulta. Ele vai falar sobre a Torre Shure.
  • Em Shure, procure bem pelos corpos dos bandidos no último andar e examine todos eles. Havia um corpo de bandido mais à direita no último andar que eu não notei que existia até jogar pela terceira vez.
  • Depois que você encontrar Darum pela primeira vez, use Consulta. Mais tarde, depois da tragédia que acontece ali, use Consulta duas vezes seguidas (Rolf e Nei discutem o passado).
  • Quando você encontrar Teim, antes de levá-la até Darum, use Consulta. Vá para Arima e converse com todos na cidade, pois alguns vão conversar com Teim. Examine as casas destruídas também, para ler os comentários de Teim. Depois leve-a até Paseo e fale com as pessoas por lá também, com Teim na equipe.
  • Aprenda a técnica Musik antes de entrar no Laboratório de Bio-Sistemas e use Consulta. Rolf irá se perguntar onde usá-la. Mas antes de aprendê-la, ponha Amy na equipe e use Consulta. Ela vai comentar que a técnica pode ser aprendida em Oputa com o professor.
  • Quando você levar o Gravador do Sistema para o governador, use Consulta antes. Depois de falar com ele, vá direto para fora da Torre Central (não vá para a biblioteca) e use Consulta. Entre de novo, vá para a biblioteca, saia, e use Consulta outra vez.
  • Na Ponte do Oeste, use Consulta quando entrar na ponte, mas antes de usar a chave para abrir a porta da mesma.
  • Antes de entrar em Zema, tente ir até Kueri. Você não poderá, porque a ponte que dá acesso à cidade estará quebrada, mas você deve apertar o botão Círculo ali para ler uma mensagem de que a ponte está quebrada.
  • Antes de conseguir o anel motaviano, vá até Roron e fale com TODOS os motavianos. Mesmo que o que eles falam não faça sentido para a equipe, são diálogos a mais que você não deve perder.
  • Quando conseguir o anel motaviano, fale com os motavianos que estavam espalhados em todas as cidades. Fale também com todos os motavianos das duas entradas de Roron e depois use Consulta. Rolf irá se perguntar onde ele pode conseguir o Polymetryl.
  • Quando conseguir o Polymetryl, primeiro salve o jogo e vá falar com todos os motavianos. Alguns deles recebem o Polymetryl, mas se não for o motaviano do último andar mencionado na parte sobre Roron do guia, você perderá o Polymetryl, porque tal motaviano não vai te dar o Jet Scooter. Veja quais são os motavianos que aceitam o item e quais não aceitam. Agora que você sabe quem são, resete. Vá até Roron novamente, com o Polymetryl em mãos, e fale com todos os motavianos que não recebem o item. Depois disso, dê o item para o motaviano ERRADO (qualquer um dos errados) e use Consulta. Rolf vai se perguntar se deu o item à pessoa certa (mas não deu). Isso aí, meu amigo! Hora de conseguir mais 10000 mesetas para comprar outro Polymetryl, porque esse diálogo também é necessário!
  • Fale com o motaviano em Roron que lhe oferece um bolo que encontrou no lixo (procure no que ele fala a palavra ケーキ). Primeiro responda que “não” e depois responda que “sim”. Você vai perder HP fazendo isso, mas é mais um diálogo e preciamos de todos eles, lembra-se? O mesmo motaviano fala depois sobre ter encontrado uma “pedra estranha” (procure o kanji “石” no texto que ele fala). Você deve fazer o mesmo. Recuse e depois aceite e perca mais HP.
  • Em Roron, antes de dar o Polymetryl para o Motaviano (o motaviano certo, dessa vez) para conseguir o Jet Scooter, use Consulta. Dê o Polymetryl, use consulta novamente, fale com o motaviano outra vez e use Consulta mais uma vez.
  • Antes de sequer ENCOSTAR no seu Jet Scooter, entre novamente em Roron e fale com todos os motavianos, das duas entradas possíveis de Roron. Eles irão parabenizá-lo por ter conseguido o Jet Scooter e um deles até fala que gosta tanto de vocês quanto dos amigos motavianos. How nice! Mas isso deve ser feito antes de usar o Jet Scooter, porque depois de usá-lo pela primeira vez, todos os motavianos em Roron desaparecem.
  • Quando conseguir o Jet Scooter, você pode se sentir tentado a examinar o redemoinho que leva ao Climatrol. NÃO FAÇA ISSO AGORA! Só mais tarde!
  • Antes de conseguir a Folha de Maruera, vá até Uzo e vá até a árvore. Rolf (ou o líder da equipe pro caso dele ter morrido) vai dizer que não sabe qual é a árvore certa (sugiro que você experimente fazer isso tanto com Rolf vivo quanto morto, nunca se sabe). Experimente falar com a menina em Piata que dá a dica sobre a folha antes de falar com o restante das pessoas em Piata. Se bem me lembro, ela não dá a dica de cara, acho que só depois de você falar com outras pessoas na cidade. Então tente conseguir as duas coisas diferentes que ela fala (quando ela dá a dica da árvore, o diálogo é longo e acho que envolve Rolf; no outro diálogo não). Depois da dica dela, use Consulta. Na Ilha de Uzo, examine também pelo menos uma das árvores falsas. Quando conseguir a Folha de Maruera, use Consulta. Fale com Hirum e quando ele pedir a folha, diga que não e use Consulta. Depois diga que sim e use Consulta novamente. Rolf irá dizer: “Vamos investigar o mar!”. Vá até o redemoinho que leva ao Climatrol, aperte o botão Círculo ali e depois use Consulta de novo, antes de usar a goma. Se você examinar o redemoinho antes de conseguir a goma, a fala de Rolf sobre investigar o mar não vai aparecer, vai pular direto para o que ele diz depois que o pessoal encontra o redemoinho e nós não queremos isso!
  • Ao entrar no Climatrol, use Consulta.
  • Quando encontrar Neifirst, ela irá perguntar se Nei quer lutar contra ela. Responda “Não”, use Consulta, volte, e depois responda que sim.

Depois de fazer tudo isso, enfrente Neifirst. Você deve usar Nei para derrotá-la. Lá para o nível 55 e com bons equipamentos, não é assim tão difícil. Nei pode usar Shifta (シフタ) para melhorar seu ataque e Deband (デバンド) para aumentar sua defesa. Use Deband novamente sempre que o efeito sumir e, é claro, não esqueça de levar uns 20 Trimates (トリメイト), porque a parada é dura!

Após isso, você poderá reviver Nei normalmente no Laboratório de Clones. Quando isso acontecer, ela não poderá ser retirada da sua equipe, assim como antes.
A melhor arma para Nei está em Skure. Fale com todos os gatos almiscarados. Lembra do Colar que você conseguiu com Philipp em Oputa? Você vai trocá-lo com os gatos por uma Garra Animal (que, segundo o jogo, é uma réplica da garra que Myau usou em PS1). Durante a parte das represas, Nei vai ficar um pouco pra trás, mas com essa arma ela fica uma fera!

Bom, a lista acima é o que os guias que encontrei diziam sobre o processo (sendo que alguns MUITOS pontos, eu mesmo acrescentei porque os guias que vi não os mencionavam). Só não se esqueça que é pra conversar com todo mundo sempre sempre sempre, e sempre até que os diálogos se repitam! O mesmo vale para a Consulta. Sempre, até cansar! Além disso, sempre que qualquer mudança acontecer na história, visite TODAS AS CIDADES e fale com TODAS AS PESSOAS (novamente, até as falas se repetirem). Não importa o quão pequena a mudança foi na história e muito menos se você não entende japonês, é pra falar com todo mundo em todas as cidades volta e meia! Isso inclui as pequenas torres de comunicação espalhadas pelas cidades e até as casas destruídas em Arima! Quando você consegue o Jet Scooter, por exemplo, as pessoas de algumas cidades comentam sobre esse ocorrido.

Enfim, é mais ou menos isso! Eu falei que era um martírio, não falei? :-)

Eu consegui uma vez e pretendo não conseguir nunca mais. Inclusive deixei um save separado logo após o momento em que revivi Nei. Assim, caso eu tenha vontade de jogar de novo com ela viva, jogo normalmente até o ponto em que ela morre e depois vou pra esse save. Deus me livre de fazer isso tudo aí outra vez! Alguns dizem que não são realmente necessários TODOS os diálogos para que o processo tenha sucesso, mas você não vai querer arriscar, vai? Eu só consegui quando eu fiz tudo o que eu disse aí em cima, sem exceção, falando com todo mundo em todas as cidades toda hora e etc. Inclusive, quando derrotei Neifirst na terceira tentativa, antes de saber se eu ia ou não conseguir clonar a Nei de volta, eu pensei comigo mesmo: “Nossa, eu tenho certeza que tirei até o último fio de cabelo dos diálogos do jogo dessa vez. Se não der certo de novo, eu desisto pra sempre!” Mas por sorte, eu consegui! :-)

Acho que não esqueci de nenhum detalhe.

Saiba que espero do fundo do meu coração que você consiga de primeira e não esqueça de nenhum detalhe, porque a frustração de jogar isso por tantas horas e ver que no final você não conseguiu é muito ruim! Se por acaso você não conseguir, acredite em mim quando eu digo que entendo a sua dor! Mas… como eu disse desde o início, é por sua conta e risco!

A única real mudança no jogo que acontece se você reviver Nei, além do fato de tê-la na equipe, é o diálogo adicional entre ela, Rudo e os gatos em Skure (na hora de conseguir a Garra Animal) e que ela ganha uma foto (muito sexy, por sinal :-)) no final do jogo, antes da foto de Rolf.
Boa sorte!!

Voltar para o índice.

jogos/psg2/guia_nei.1321993726.txt.gz · Última modificação: 2011/11/22 12:28 por filipeeng

Ferramentas da página