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Essa é uma revisão anterior do documento!
Este guia explica detalhadamente como você pode usar as ferramentas de tradução desenvolvidas por nossos colaboradores para traduzir o PSG1 ou o PSG2.
Instale os seguintes programas (os números de versão entre parênteses são os que funcionaram comigo, mas supostamente as versões mais recentes devem funcionar):
Tenha em mãos também o pacote do Algoring e a iso japonesa do PSG1.
Crie a pasta do projeto. No meu caso, usei:
D:\documentos\games\phantasy_star\PSG1
Descompacte o algoring para uma pasta própria. Aqui foi:
D:\documentos\games\phantasy_star\PSG1\algoring
Crie dentro da pasta do projeto uma pasta para abrigar os arquivos de trabalho da tradução. No meu caso:
D:\documentos\games\phantasy_star\PSG1\playground
Crie também uma subpasta “original” Nessa pasta. No meu caso:
D:\documentos\games\phantasy_star\PSG1\playground\original
Usando o Daemon Tools Lite, abra a iso e copie os arquivos para a pasta que acabamos de criar (“original”). Essa pasta agora abriga uma cópia fiel dos arquivos contidos no CD do jogo.
Volte na pasta do algoring e edite o arquivo config.py. Você vai informar ao arquivo o nome da pasta que criou para o arquivos de trabalho. Veja como ficou o meu config.py:
game = 1 PSGEN1_dir = 'D:/documentos/games/phantasy_star/PSG1/playground' PSGEN2_dir = 'D:/documentos/games/phantasy_star/PSG2/playground'
Observe que temos “game = 1” porque vamos traduzir o PSG1. Se você for traduzir o PSG2, use “game = 2”.
Abra o prompt de comando do Windows (no campo de pesquisa do Windows, digite cmd) e navegue até o diretório do algoring por ele. Agora vamos extrair, descompactar e quebrar a compressão dos arquivos da iso executando o programa dump do algoring:
dump.py
O programa vai exibir um breve texto e pedir uma confirmação. Tecle y, dê ENTER e aguarde enquanto o programa trabalha (ele vai exibir um monte de informações no terminal). Se tudo correr bem, o terminal vai exibir “Done” ao final do processo e criar algumas pastas. Sua pasta de trabalho agora terá cinco pastas: dump, edited, original, output e temp.
Agora vamos colocar a mão na massa e começar a traduzir!
Os arquivos para tradução estão na pasta “dump”, dentro de sua pasta de trabalho. No meu caso, a pasta é:
D:\documentos\games\phantasy_star\PSG1\playground\dump
No caso do PSG1, a pasta EVENT.DAT contém o grosso do texto do jogo. Por exemplo, o arquivo 0002.txt tem o texto da abertura do jogo e da cidade de Camineet. Já o 0011.txt tem as falas de Gothic.
Mas calma, não sai traduzindo aí não! Observe que na pasta de trabalho também foi criada uma subpasta “edited”, com a mesma hierarquia da pasta “dump”. O que vamos fazer é copiar os arquivos da pasta dump\EVENT.DAT para a pasta edit\EVENT.DAT. É nas cópias que armazenamos na pasta edit que vamos trabalhar.
O procedimento de tradução é bem simples, você apenas substitui o texto em japonês pelo texto em português. Analisando o código você deve ser capaz de entender como funcionam os marcadores de mudança de cor do texto, marcadores de perguntas que exigem resposta “sim” ou “não” do jogador e outras coisas.
(em desenvolvimento)