A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps2:ps2_guia_002

Guia Orakio — Phantasy Star 2

Por Orakio Rob, mapas por Wolfgang Landgraf

Parte 2

Ao chegar em Paseo, siga para a torre e fale com o comandante. Ele lhe dará uma nova missão: Ir ao climatrol descobrir quem é o responsável pelos problemas de Motávia.

Passe na casa de Rolf e encontre um novo amigo, Hugh. Não acho Hugh muito útil, acho que Amy continua sendo a melhor pedida.

De posse da “tubo-chave” que você acabou de ganhar na torre, siga para a área onde se localiza o laboratório de bio-sistemas, e entre pelo tubo ao sul do mesmo, que antes estava fechado. Atravesse-o e logo voce chegará a cidade de Zema. Compre uma espada de cerâmica para Rolf por 3200 mesetas. Volte então a casa de Rolf em Paseo para que Anna entre em seu grupo. Ela é uma boa lutadora contra bio-monstros, mas ainda não é muito importante nesse estágio do jogo. Fica a seu encargo optar pelas magias de cura de Amy ou o poder de ataque de Anna. Se optar por Anna, voce pode comprar dois golpeadores para ela (2000 mesetas cada), uma arma que acerta varios inimigos. Daqui a pouco voce terá a chance de comprar uma foice laser para ela, mas o valor é alto demais (6700 mesetas cada!) e não vai compensar.

Hora de seguir para Ronron, a sudeste de Oputa.

Ronron

Monstros do labirinto

  • Puck: Um sapo forte que tira mais ou menos 20 HP
  • Leviata
  • Xaphan
  • Xama
  • Boiuna

Esse labirinto não será um grande problema. Há um truque para que você pegue um caminho mais recompensador em Ronron. Logo ao entrar, siga por fora do labirinto, desça até chegar a outro setor. Por essa “entrada de serviço,” você encontrará um canhão para Rudo. É uma arma mais forte, porém capaz de atacar apenas um inimigo por vez, fica a seu critério equipá-la ou não. Não vai demorar para que você atinja o fim do labirinto, quando um motaviano dirá que construiu um jet scooter. Saia e o mesmo surgirá no litoral (com um bilhete absurdo dentro, diga-se de passagem…)

De posse do scooter, você pode alcançar duas novas cidades. Rume primeiro para Kueri, a leste, retorne a Paseo e encontre um novo amigo, Kain, que tem ótimas técnicas contra andróides. Mas por enquanto, recomendo que você o deixe no banco de reservas.

De volta a Kueri, você encontrará na região inferior da cidade a casa de um cientista, que diz estar construindo um novo tipo de goma de mascar. Sei lá por que cargas d'agua, Rolf se interessa, e o cientista diz que precisa de uma folha de Maruera para para desenvolvê-la. Como Rolf aparentemente adora chicletes :) responda que sim e você irá interromper sua missão de salvar o mundo para que Rolf satisfaça seu vício e o mundo ganhe um novo tipo de chiclete. Ao menos é o que parece…

Agora você deve equipar-se bem, pois terá que encarar monstros muito fortes no próximo labirinto. Espero que você não esteja fugindo de batalhas, mas se estiver, vai começar a se arrepender agora :) Primeiro, compre duas garras laser para Nei (3100 mesetas cada), evite a foice laser de Anna pois não vale o valor cobrado. Reparou que até agora você só comprou armas? Pois bem, chegou a hora de investir na defesa. E nem pense em deixar para lá, se você não comprar boas armaduras agora, vai ter problemas sérios a partir do próximo labirinto. O que fazer?

Bem, comece comprando por 5600 mesetas uma armadura de titânio para Rudo. Depois, é hora de fazer compras em Piata. Consulte o mapa, e chege ate a cidade a oeste de Kueri usando o Jet Scooter. E claro, repita o procedimento de retornar a Paseo e você encontrara a ladra Shir. Deixe ela descansando por enquanto. Em breve, ela será terrivelmente útil a você.

Volte a Piata e faça o possível para comprar ao menos um Colete de cerâmica para Rolf, o que aumentará bastante sua defesa. Não sei se isso ocorre só no meu PSII, mas parece que os dois primeiros personagens do grupo são sempre mais atacados, você pode conferir isso alterando a ordem deles. No meu caso, isso se aplica claramente, então compro bons itens de defesa para Rolf e Rudo, pois eles tem mais energia, logo devem ser os dois primeiros do grupo, e precisaram de boas defesas para suportarem os ataques. Tem muitos outros itens interessantes por aqui, como o manto de cerâmica para Amy, mas se a grana estiver curta isso pode esperar.

Hora de rumar para o labirinto da folha de Maruera. Meu conselho: Leve Anna no lugar de Amy, é bom ter quatro personagens atacando aqui. Nei pode quebrar um galho restaurando o grupo no lugar de Amy, e você deve carregar alguns dimates, uns dois por personagem devem servir. O labirinto fica na ilha no canto inferior direito do mapa, e embora não haja uma entrada de caverna convencional aqui, basta tocar na montanha para que você o alcance. Vamos ao mapa?

Ilha de Uzo

Monstros do labirinto

  • Furfur: Inimigo muito forte, tenha cuidado.
  • Raloi: mais um perigoso. Tira quase 30 HP
  • Xacal
  • Anaan
  • Erinomo
  • Ebatia
  • Robin
  • Brownies: outro que tira quase 30 HP, e também pode atacar todo o grupo.

Atente para o detalhe de que existem várias folhas falsas neste labirinto. O maior cuidado deve ser tomado com o monstro Brownies, que tem um ataque forte que atinge todo o grupo. Já o Raloi ataca apenas um personagem por vez, mas pode tirar até 30 HP, seja cuidadoso. A ordem das cavernas que você deve entrar é 3a e 6a.

De posse da verdadeira Folha de Maruera, retorne a Kueri e converse com o inventor para que ele lhe dê a Goma de Mascar. Ela permitirá seu acesso ao Climatrol, onde teremos um dos eventos mais marcantes de toda a saga….

…mas antes, pelo amor da Grande Luz, siga meu conselho: é hora de investir pesadamente em sua defesa. Vale a pena perder tempo com o procedimento que explicarei abaixo, até porque nele está inclusa a obtenção do item mais valioso do jogo. Preparado?

Para começar, retorne a Paseo e coloque Shir em seu grupo. Retorne então a Piata e comece a eliminar monstros nas redondezas. A intenção, além de acumular mesetas e exp, é levar Shir ao NV10. Uma vez que ela tenha atingido esse nível, volte a Paseo e rume para a torre central, e entre na sala onde você pode guardar itens. Fique entrando e saindo da torre, sempre entrando na sala, até que Shir irá sair do grupo misteriosamente… Retorne à casa de Rolf e ela estará de volta com um novo item em seu inventário, o único, o espetacular, o maravilhoso presente dos deuses, VIDEOFONE!

Sabe o que esse item faz? Com ele, você pode salvar seu jogo em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo dentro de labirintos, sem custos adicionais!!! A obtenção desse item determina o tamanho do desafio que será PS2. Se não pegá-lo, prepare-se para um dos jogos mais difíceis de sua vida. Com ele, tudo, tudo, tudo fica mais fácil.

Agora que você é um trapaceiro feliz que não é capaz de zerar PS2 do jeito mais difícil (sim, estou provocando!), tire Shir do grupo. Aconselho agora um grupo com Rolf, Rudo, Nei e Amy. Volte a Piata e obtenha mesetas para comprar equipamentos. Detalhe: os itens de Kain podem esperar um pouco, já que você só o colocará no grupo após o labirinto de Climatrol, e não vale a pena comprar nada para Nei agora, acredite em mim. Abaixo está a lista de equipamentos, caso não tenha dinheiro para tudo (o que é bem provável), compre agora o que achar mais importante e volte depois de Climatrol para o resto.

  • Espada Laser: para Rolf. 5400 mesetas.
  • Phaser: para Kain. 6200 mesetas.
  • Colete de Cerâmica: para Rolf. 10000 mesetas.
  • Armadura de Cerâmica: para Rudo e Kain. 11700 mesetas.
  • Manto de Cerâmica: para Amy. 12400 mesetas.

Use o Jet Scooter para chegar à entrada do Climatrol, mostrada no mapa um pouco ao sul da Ilha de Uzo, onde a água tem uma cor diferente. Use a goma de mascar. Sua boca vai se encher de ar(!) e você conseguirá respirar de baixo d'água(!!!). E você achando que o Tônico capilar algoliano era uma idéia absurda…

Climatrol

Monstros do labirinto

  • Ravan
  • Thamuz
  • Sapo
  • Vestis
  • Brownies: esse é que nem político: você já conhece :-) É forte e pode atacar a todos.
  • Paitunare
  • Erinomo
  • Kerrighead: esse é bem forte, tira uns 30 HP, mas ataca apenas um personagem.
  • Motocu
  • Fanbite
  • Cariapemba: monstro fraco, mas se multiplica, e você pode ficar enrolado…

Sim, os monstros são fortes pacas… Contra o Cariapemba, pode ser uma boa idéia usar magias de ataque que atinjam vários inimigos para matar todos juntos. Mas não abuse das magias de Rolf, você vai precisar muito dela. Mesmo.

Ao fim do labirinto, surge Nei First, ou Nei 1, como preferir. Ah, essa é uma das melhores cenas de PS de todos os tempos!!! Nei toma a frente e parte para o combate sozinha contra Nei 1, mas é… eliminada! É a vez do grupo partir para cima!

Nei 1 é muito forte. Ela possui dois ataques. Um é fraco, uma mãozinha azul que ataca todos os personagens do grupo, tirando em média 30HP de cada. O maior problema é seu chicote, capaz de tirar 90HP de um personagem! Mantenha-se sempre com energia cheia, e sempre que possível deixe Amy na defensiva, usando suas magias de cura quando necessárias.

O ideal é usar todos os NAFOIS que Rolf puder usar, é um ataque muito eficiente. Controle o uso de dimates e das magias de Amy para que sua energia esteja sempre cheia. Ao fim da batalha, assista aos terríveis acontecimentos e prepare-se: se você achou a morte de Nei chocante, espere pelo que virá na parte 3 deste guia…

jogos/ps2/ps2_guia_002.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página