A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps1:ps1_guia_005

Guia Orakio — Phantasy Star 1

Por Orakio Rob, mapas por Wolfgang Landgraf

Parte 5

Última parte da aventura: hora de retornar a Palma e se preparar para confrontar Lassic.

Nesse momento, existem algumas coisas que, embora não sejam obrigatórias, podem ajudar bastante em sua missão.

  • Em Paseo, Motávia, voce pode comprar uma armadura de diamante para Alis. São 15.000 mesetas, mas vale a pena.
  • Em Albion, Palma, voce pode comprar por 4.800 mesetas um escudo laser para Noah. É o único escudo equipável por ele, e vai aumentar consideravelmente sua defesa.

Se estiver sem condições de comprar a armadura de diamantes e não tiver paciência para juntar 15.000 mesetas, isso não deve ser um problema muito grande. Mas recomendo a aquisição do escudo laser para Noah, pois ele tem defesa muito baixa, e vai acabar morrendo na batalha contra Lassic antes de esgotar sua magia no tirano.

É fundamental que você chegue a Lassic completamente recarregado tanto em PF quanto em PM, por isso você deve fazer duas investidas à região de Baya Malay, onde está o castelo de Lassic. Na primeira, você deve buscar o cristal e a Chave Milagrosa, e na segunda deve partir para o castelo de Lassic. Se você preferir, pode fazer apenas uma viagem, mas eu recomendo duas, já que Noah vai gastar magia abrindo a porta para Baya Malay.

Em primeiro lugar, voce precisará da magia ABRE de Noah para entrar em Baya Malay, e se você foi um bom menino durante o jogo, provavelmente Noah ja passou do nível 17 e aprendeu a magia. Em segundo lugar, compre um tapete e vários burguers, para evitar que magia seja gasta antes que você enfrente Lassic.

Siga então para Baya Malay, ao norte de Scion. Se você estiver com Alis em torno do NV21, está indo bem. O primeiro labirinto o conduzirá ao interior da região.

É nesse labirinto que voce deve usar a magia ABRE para abrir a porta trancada com magia. É um labirinto sem monstros, exceto por um robotcop que surge no fim do labirinto. Diga que você não está com seu passe e enfrente-o. A não ser, é claro, que você prefira responder sim e ser preso :-)

Caso você tenha achado interessante a idéia de ser preso, aqui está o mapa da prisão:

Atente para a porta secreta. Mas você não quer ser preso agora, quer?

Ao sair do outro lado, siga para a próxima caverna, bastante simples por sinal. Mas você quer um mapa, não quer?

Mas espere aí… Eu já vi esse sujeito aí da foto antes!!! Sim, Dr Mad voltou. Você pode ignorá-lo se quiser, mas pode se divertir detonando-o novamente. A Gazeta aceita sugestões sobre como o prestigiado Dr Mad veio parar aqui :-)

Ao chegar ao fosso de lava, você não precisa mais perder energia: use o hovercraft, e você atravessará sem sofrer danos.

Vê esta torre? Será seu pior pesadelo em Phantasy Star I, um enorme e confuso labirinto com oito andares, cheio de diferentes passagens e com uma armadilha cruel no último andar. Experimente jogar sem um mapa para você ver…

Bom, mas é para ajudar que esse guia está aqui. Veja os discretos mapas abaixo:

Assustador, não? Seu objetivo agora é conseguir a chave milagrosa. Só para constar, você na verdade começa pelo quarto mapa, que representa o primeiro andar. Os três primeiros mapas são os três subsolos. Você sabe que entrou numa fria quando um labirinto tem três subsolos… Entre nas escadas nessa ordem: 5, 6 e 7. Olhe a localização do baú com a chave, e pegue-a. Claro, há uma armadilha no baú.

Vamos pegar o último item do jogo, o cristal? Para isso, você deve pegar as escadas 1, 2, 3 e 4. Você vai chegar até um adivinho chamado Damor. Ele fará quatro perguntas a você. Responda Sim, sim, sim, não e não, e ele dará o cristal a você. E não, eu também não sei quem é Alex Ossale :-)

Agora, eu opto por voltar a camineet, me restaurar e voltar a Baya Malay. Isso porque Noah gastou um pouco de sua magia na porta mágica de Baya Malay, e esses poucos pontos de magia podem significar uma magia a menos contra Lassic. Mas fica a seu critério.

Qualquer que tenha sido sua decisão, você deve seguir pelas escadas na ordem em que estão numeradas no mapa. Será uma longa jornada, e pela primeira vez aconselho você a não entrar em muitas batalhas. O ideal é não se desgastar muito agora. Há uma estratégia desonesta, porém eficiente em Baya Malay; salve o jogo constantemente, e se um monstro barrar sua fuga e causar danos, resete e dê load. Sim, é desleal, mas pode facilitar a batalha contra Lassic. Não precisa resetar toda hora, afinal você tem alguns burgers, mas aconselho fazer isso se você perder muita energia. Sim, os heróis também trapaceiam!

Observe que a última escada é a 19. Cuidado ao sair da escada 17, pois você terá duas opções de escada, a 18 e a 25. A certa é a 18! Ao chegar ao último nível, cuidado: Tem uma armadilha cruel aqui. Ainda bem que temos o mapa… Desarme-a e cruze os últimos metros até o topo de Baya Malay.

Ao chegar no topo da torre, você pode ver os céus de Palma. Esse é um dos momentos mais esperados do jogo: use o prisma, e o castelo de Lassic surgirá nos céus. Então dê a noz de laerma para Myau, e ele ganhará asas. O grupo voará até o castelo de Lassic, mas encontrará um guardião no meio do caminho: o GD.Dragon.

A coisa mais chata nesse dragão é que ele pode se regenerar. Você vai perder um pouco de energia, e talvez tenha que usar a magia VENT de Noah uma vez ou duas, mas certifique-se de que não seja mais de duas vezes. Se perder muita energia, e sentir que precisará usar VENT pela terceira vez, o botão de RESET será bem-vindo.

E enfim você chega ao castelo. Na verdade, uma mini-cidade, na qual infelizmente não existem hospitais ou igrejas, ou seja, se alguem furar o dedo costurando, vai sangrar até a morte :-) Os habitantes não dizem nada demais exceto por um sujeito que diz “não confie em seus próprios olhos nas profundezas de Dungon.” Lembre-se dessa dica, você vai precisar dela em breve. Um aviso, a última casa antes da mansão de Lassic tem uma Serpent dentro, evite-a.

Que tal um labirinto do castelo de Lassic?

O labirinto que leva a Lassic é bem simples. Você encontrará inimigos um pouco chatos que barram seu caminho constantemente, como os centaurs. Ei, mais um clone do Dr.Mad? Nossa, estão reciclando vilões… Dessa batalha você não poderá fugir, ela ocorre no 5° andar, logo após a porta trancada com a chave do calabouço. Não gaste magia agora, você vai precisar dela em breve.

Salve o jogo antes de enfrentar Lassic, e encha seus personagens de burgers. Tendo os mesmos restaurados, é hora de enfrentá-lo. Em primeiro lugar, equipe Odin com a Pistola Laser. Lembra daquele papo de que Lassic temia as armas de lacônia? Cascata, ele se esquiva tão bem que você dificilmente conseguirá atingi-lo. Logo, a pistola laser é a arma mais adequada.

Alis deve usar a magia FOGO, que assim como a pistola laser, tem acerto garantido. O grande problema na batalha contra Lassic é que ele usa a magia RAIO, que ataca todos os integrantes, e tira uma energia considerável. A idéia é ficar atento curando os personages com Myau. Se Noah ficar sem magia, pode deixar ele morrer, pois ele será inútil. Noah deve usar a magia VENT, pois RAIO só é realmente útil para monstros com mais de um PF, pois ataca uma vez cada PF, enquanto a magia VENT ataca três vezes o único PF de Lassic.

Depois que a batalha terminar, saia do labirinto e use o tapete para voltar a Camineet, ou simplesmente use a noz de Laerma (valeu pela dica, Rodrigo Monio!). Compre mais alguns burgers e siga para Paseo, em Motávia. Vá até a mansão do governador, e salve antes de entrar. Por quê salvar? Porque o jogo ainda não terminou, tolinho! Você irá cair em uma armadilha.

Esse labirinto está repleto de armadilhas, e para prosseguir voce deve cair em todas elas! Não desarme nenhuma, ou você vai ficar preso!

Veja o mapa abaixo:

Quando você chegar ao terceiro nível, vai notar que o labirinto não tem saída. Lembra da dica do velhinho do castelo de Lassic? Olhe no mapa, e você verá que há uma passagem secreta em uma das paredes. Entre nessa passagem e salve o jogo. Hora de enfrentar o último chefe, Dark Falz.

Contra Dark Falz, use o mesma esquema de Lassic, Alis com a magia FOGO, Myau com CURA e ataque, Odin com a pistola laser e Noah com VENT. Darkfalz é um demônio de dois PFs, logo ele ataca duas vezes por turno. Quando você eliminar um de seus PFS ele passará a atacar apenas uma vez, o que aumentará em muito suas chances de sucesso. Vale a mesma regra de Lassic para Noah, se ele morrer depois de gastar toda sua magia, nao precisa se lamentar.

Um inconveniente nesta batalha é que o poder de ataque de Darkfalz é extremamente instável. Às vezes ele faz só um arranhão em você, e no turno seguinte quase arranca sua cabeça. Tenha muito cuidado com a energia de seus personagens.

Fim de jogo, agora é só sentar e curtir o final, e ser uma pessoa mais feliz por ter zerado PSI! Que tal tentar sem os mapas agora :-)

jogos/ps1/ps1_guia_005.txt · Última modificação: 2009/05/29 05:30 por orakio

Ferramentas da página