A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


jogos:ps1:ps1_guia_001

Guia Orakio — Phantasy Star I

Por Orakio Rob, mapas por Wolfgang Landgraf

Parte 1

O jogo começa em Camineet, cidade onde Alis vive. A primeira coisa a se fazer é entrar no armazém à sua direita e pegar as 50 mesetas que estão em um baú.

Basta entrar no labirinto e virar na primeira à esquerda. Não adianta tentar pegar a Chave C agora, pois ela não aparecerá antes que você visite Eppi. Saindo do armazém, vá para a casa azul no canto superior esquerdo de Camineet, e pegue o pote laconiano com Nekise, que lhe dirá que Odin vive na cidade de Sion.

Seu primeiro objetivo é reunir 300 mesetas, necessárias para que você possa comprar um passe (200 mesetas) e um passaporte (100 mesetas) para ir a Motávia encontrar Myau. A princípio Alis é fraca, e só deve enfrentar Sworms de 1 PF, ou 2, se Alis estiver recarregada. Mas há uma maneira de acelerar o processo de juntar as 300 mesetas. Na cidade de Parolit, ao sul de Camineet, está à venda uma espada de ferro ao preço de 75 mesetas. Embora não seja muito forte, recomendo plenamente que você a compre assim que tiver as 75 mesetas, o que não vai demorar já que voce pegou as 50 mesetas no armazém. Com a espada de ferro, voce já poderá começar a matar Scorpions, que dão 13 mesetas, enquanto os sworms dão apenas 3 mesetas, além de darem o dobro de experiência. Não há razão para poupar essas 75 mesetas, porque com a espada de ferro equipada, você provavelmente terá seu investimento retornado em uns dois minutos, já que estará matando monstros mais fortes, e mais rapidamente. Sworms morrerão com um só golpe, e Scorpions com dois ou três, além de poder matar Scorpions de 2 PFs que lhe darão 26 mesetas. Assim o jogo anda bem mais rápido.

O melhor lugar para matar monstros nesse princípio de jogo é em frente à entrada de Scion. Lá aparecerão menos Sworms, a maioria dos combates será contra Scorpions e Maneaters (que são, basicamente, a mesma coisa que os scorpions em termos de mesetas, exp e dificuldade) Dessa forma você evita combates desnecessários com os fracos Sworms.

Ao reunir as trezentas mesetas, vá até a cidade de Scion e entre na loja de artigos de segunda mão. Tente comprar o item entitulado “secreto” por três vezes. O vendedor, que aparentemente não sabe ser discreto ao expor mercadorias ilegais em sua loja :-) vai vender o passe por 200 mesetas. Os habitantes da cidade dizem que Odin foi matar Medusa acompanhado de um gato falante, que trazia um frasco pendurado no pescoço. Um dos habitantes de Scion encontrou o gato e vendeu-o a um mercador de Paseo, em Motávia. E é exatamente por isso que você vai comprar seu passaporte.

De volta a Camineet, atravesse a passagem guardada por robotcops a oeste, e você chegará ao espaçoporto de Palma. Em uma das lojas você pode comprar um passaporte por 100 mesetas. Responda “Não” quando a atendente perguntar se você tem alguma doença ou fez algo ilegal, e ela lhe venderá o passaporte (Não é de se espantar que Algol esteja um caos, as pessoas são muito inocentes por aqui…)

Embarcando em uma espaçonave voce chegará a Paseo, capital de Motávia. Aqui vive o governador de Motávia, Sirus, que não se dá muito bem com Lassic, mas você ainda não poderá visitá-lo. Em uma das lojas de Paseo, você encontrará um homem que está vendendo um animal raro por 1 bilhão de mesetas. Obviamente você não tem esse dinheiro (nem poderá ter, pois o contador de mesetas pára de crescer em algumas milhares de mesetas), então responda não, e ele mostrará interesse em seu pote laconiano. Troque-o, então, por Myau.

Myau diz que Medusa transformou Odin em pedra, mas que o frasco em seu pescoço tem o remédio capaz de curá-lo, o Alsulin .

Você pode se sentir tentado a enfrentar alguns monstros em Motávia, mas eu não recomendo: Embora possa encontrar alguns Scorpions de três PFS, você pode cruzar com Sandworms, Leechs, Farmers e Barbrians perigosíssimos, as Formigas-Leão (aqueles círculos marrons intransponíveis em Motávia) também são imbatível nesse ponto do jogo, logo acalme-se e volte a Palma. Em Camineet, compre uma lanterna por 20 mesetas e siga para a caverna de Odin, ao sul do muro que cerca a região de Camineet. Use a lanterna para poder prosseguir. Nao saia da caverna a toa, ou você precisará comprar uma nova lanterna. O que você queria? A lanterna é de segunda mão!

A caverna de Odin é bem simples, dentro dela você encontrará inimigos como Wing Eyes e Green Slimes, que embora sejam um pouco irritantes não chegam a ser um problema se você não estiver fugindo de batalhas. Encontre Odin e use o Alsulin nele, que se unirá ao grupo. Odin é forte, mas erra ataques com uma frequência um pouco incômoda… Se quiser, futuramente você pode comprar uma Pistola para ele, é uma arma mais fraca, mas sempre acerta e tira mais energia de monstros com vários PFs. Dê meia volta e encontre a bússola (o baú só estará lá depois que você encontrar Odin).

A bússola permitirá que você atravesse a floresta de Eppi, a leste da caverna, que está infestada de Werebats que você pode enfrentar. Chegue à vila de Eppi e fale com o líder local. Ele dirá que escondeu a chave do calabouço (Chave C) no armazém de Camineet. “Mas eu já estive lá! Como pode…” Pois é, aqui pode, volte ao armazém de Camineet onde você pegou as 50 mesetas e vá até o fim do corredor, sem virar à esquerda. A Chave C irá aparecer misteriosamente! Esse Mister M…

Agora você deve juntar mil mesetas para comprar um bolo um tanto caro para o governador. Deve ser alguma exótica receita dezoriana :-) À essa altura, Alis já deve estar em torno do NV 6, o que significa que você já pode matar os ameaçadores Fishmen, proprietários de 42 mesetas, que rondam o litoral de Palma. Tentador, não é? Pode ser legal matar um Fishman, mas tenho três bons motivos para você não fazê-lo:

  • Fishman é um monstro forte, de forma que você só pode matar aqueles de um PF. Mas eles podem aparecer com vários PFs, e o processo de procurar um fishman de um PF é demorado e um tanto perigoso.
  • A batalha contra o Fishman será longa, e você precisará voltar a Camineet para restaurar suas energias. E isso consome tempo.
  • Você pode matar Scorpions de 4 PFs em frente a Scion que lhe darão 52 mesetas. A batalha é muito mais fácil e rápida, você não precisa voltar para se restaurar toda hora, e vai ganhar dinheiro muito mais rápido.

Enquanto estiver acumulando as mil mesetas, é uma boa idéia obter a primeira arma de Myau, o bumerangue de ferro (Bumer F). Quando Alis estiver próxima ao NV 9, entre na caverna Iala , na península ao sul de Scion (Não esqueça de comprar uma lanterna, e de levar uns dois ou três burguers). No último andar da caverna você deve salvar o jogo quando estiver próximo ao local onde está o Skeleton (consulte o mapa abaixo). Use os Burguers para restaurar seu grupo, e encontre seu inimigo. Se ele aparecer com mais de um PF, fuja e tente novamente até que ele surja com apenas um PF. O Skeleton deixará um bau com o Bumer F.

De posse do bumerangue e das mil mesetas, compre uma lanterna e rume para Naula , a caverna ao norte, contornando os muros de Baya Malay.

Atravesse o labirinto, sempre matando todos os monstros que encontrar. Mais uma vez, a dificuldade é baixa, e você não terá problemas. Você chegará a uma loja de bolos. Sim, amigo, é realmente um lugar muito estranho para se ter uma loja de bolos… Bem que eles podiam ter um serviço de entrega a domicílio :-)

Compre o bolo por mil mesetas, e saia da caverna.

Se você estiver enfrentando todos os monstros, provavelmente sairá de Naula com algum dinheiro. É altamente rcomendável que voce reúna mais mil mesetas para comprar uma espada de cerâmica para Alis em Parolit. “Mas eu não quero, juntar mesetas é chato, e vou ter que comprar arma para ela toda hora, por quê comprar agora?” Você nao precisará mais comprar armas para Alis, já que o Sabre Leve só aparecerá à venda bem mais tarde, e não valerá a pena, pois você poderá obter a espada de lacônia de graça pouco depois. Vale MUITO a pena comprar essa espada de cerâmica agora.

Viaje para Motávia e entre na caverna “protegida” por dois Robotcops em Paseo. Dentro dela, um robô pedirá um presente para o governador. Que papelão, hein, governador, o senhor não tem vergonha não? Deixe o bolo com o robô e entre na mansão do governador. Com essa política de recebimento de presentes, não é de se admirar que Sirus viva em uma mansão :-)

O governador também não gosta de Lassic, e pede a você que encontre um feiticeiro chamado Noah, residente da caverna Maharu. Sirus lhe dá uma carta, que deve ser entregue a Noah para que este o acompanhe. Alis e seus amigos descansam na mansão do governador, mas tem um terrível pesadelo.

Caso você seja um feliz proprietário de 650 mesetas, o que é pouco provável diante de suas recentes despesas com bolos e espadas, compre a Pele G para Myau, é um item defensivo que ficará com ele até o fim do jogo. Se estiver com poucas mesetas, a compra pode esperar sua volta da caverna de Noah. Mas se já quiser comprar, aqui vai uma dica. Em Motávia, seguindo rumo a Maharu, você pode deparar-se com Barbrians de 5 PFs. A batalha contra eles não será difícil, só um pouco demorada. Se derrotá-lo você receberá 400 mesetas, que ajudarão bastante na compra da Pele G. Ah, e cuidado com o monstro Leech. Ele parece um sandworm, só que é bem mais forte, é melhor fugir dele por enquanto.

Se você está entrando em Maharu com Alis do nível 9 para cima, voce está indo bem e não terá grandes problemas.

Maharu está repleta de Tarântulas, Red Slimes e E.Farmers. Caso não queira enfrentar os farmers, você pode falar com eles, evitando o conflito, mas eu recomendo que voce os enfrente, afinal, mesetas e exp são sempre bem vindas. E por falar em mesetas, fique atento ao mapa da caverna, pois há uma passagem secreta na entrada do segundo nível que leva a um baú com duas mil mesetas! Nessa mesma área secreta, no canto superior, há um Red Dragon fixo. Conselho, não seja engraçadinho, você não vai ter a menor chance contra o dragão agora. Cuidado, o segundo baú com um burger, no segundo andar, explode ao ser aberto.

Alis encontra Noah no segundo andar, e este decide acompanhá-la ao ler a carta do governador. Ele dirá a Alis que o grupo deve rumar para a cidade de Gothic através de uma passagem secreta um bueiro do espaçoporto de Palma, pois em Gothic poderão obter sua própria espaçonave. Pronto, o grupo está reunido, e é hora de voltar a Palma. Mas se você ainda não comprou a Pele G de Myau, compre agora. Fim da parte 1!!!

jogos/ps1/ps1_guia_001.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 por 127.0.0.1

Ferramentas da página