A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:teorias:teoria_neilast_004

A inversão dezoriana

Autora: Neilast
Tradutor: Orakio Rob

Você já comparou os mapas de Dezóris de Phantasy Star, Phantasy Star II, e Phantasy Star IV? Se comparou, sabe que a geografia Dezoriana mudou muito pouco no curso dos mil anos que separam o segundo e o quarto jogo da série.

No entanto, quando esses mapas são comparados ao mapa de Phantasy Star I, é difícil de acreditar que os mapas são do mesmo planeta. Apesar de muitas das locações permanecerm as mesmas, elas parecem estar em lugares diferentes em relação às outras.

Aqui está uma representação textual do mapa de Dezóris de Phantasy Star I.

^        ^ GUARON ^^
  CORONA     ^^^
^        ^   ^^^
^    ^^^
              TOWN ^
          ^^
    
     ^^^
^           ^ SKURE 
  ALTIPLANO  ^       ^^^
^             ^^

No entanto, como no jogo o mapa é “atado” (ou seja, você pode chegar a leste indo para oeste), uma descrição mais exata seria como a que se vê abaixo.

^         ^ GUARON ^        
  CORONA      ^  CORONA  ^^^
^         ^           ^^
^    ^^^
 TOWN               TOWN ^^^
          ^^
    
^          ^
 SKURE            ^ SKURE ^^
^         ALTIPLANO  ^       ^^^
^               

Já que um mapa com localizações duplicadas como esse pode ser difícil de entender, a chave para traduzir a geografia Dezoriana de PS1 para a geografia Dezoriana de PS2/PS4 reside em apagar as duplicatas “certas.” Uma edição diferente deste acima resulta em um mapa como o que se vê abaixo.

^ GUARON ^        ^^
^   ^  CORONA  ^
^           
^    ^^^
              TOWN ^
          ^^
    
     ^^^
^           ^ SKURE 
  ALTIPLANO  ^       ^^^
^             ^^

Agora, se esse mapa for virado de lado para que o norte se volte para o leste, o resultado seria um mapa no qual as locações seriam distribuídas assim.

................................................
.......................................GUARON...
................................................
................................................
..ALTIPLANO.....................................
................................................
.........SKURE.......TOWN.......CORONA..........
................................................

Esse posicionamento é muito similar ao dos lugares de Phantasy Star II e Phantasy Star IV. Os mapas de Dezóris de ambos os jogos parecem muito com os vistos abaixo. Note que os nomes de algumas locações mudaram entre PS1 e PS2/PS4: Altiplano para Altiplatin, Corona para Gumbious, e a cidade de acordo com essa teoria, seria Ryuon. Isso é reforçado pelo fato de que a cidade Dezoriana mostrada em Phantasy Star I é divida nas metades leste e oeste, assim como Ryuon em Phantasy Star II.

................................................
................................................
..........................GUARON................
................................................
..ALTIPLANO.....................................
..............SKURE.............................
......................TOWN.......CORONA.........
................................................

Mas como Dezóris “inverteu-se” de maneira a resultar numa mudança tão drástica dos pólos do planeta?

No manual de Phantasy Star I, diz-se que a ordem dos planetas em relação a Algol é Motávia, Palma e Dezóris. No entanto, em Phantasy Star II e Phantasy Star IV, dizem que a ordem dos planetas é Palma, Motávia e Dezóris. Como os planetas trocaram de ordem?

No Phantasy Star japonês, houve um grande desastre por volta de AW 800. O grande desastre ocorreu quando os componentes do sistema Algol se alinharam de tal maneira que a gravidade entre eles foi afetada de uma maneira estranha e inexplicada. Isso fez com que Palma e Motávia trocassem de órbita.

Não é natural que tamanha calamidade tenha tido um profundo efeito em Dezóris? Dizer que Dezóris foi afetado (de maneira similar ao planeta Urano) por esse desastre é uma forma plausível de explicar como a “inversão Dezoriana” pode ter ocorrido.

Você deve estar se perguntando, “mas não podemos simplesmente atribuir a aparente inversão Dezoriana a uma mudança no 'ângulo da câmera,' ou algo assim?” A resposta, na verdade, é um sonoro “Não!”

No PS1, um dos residentes de Ryuon diz, “A Torre Corona fica próxima a montanha ao norte desta vila.”

Agora, se nenhuma inversão ocorreu, isso significaria que, em PS4, o Templo de Raja estaria a sudeste de Ryuon. No entanto, em PS4, um Dezoriano em Ryuon diz, “No templo ao sul, há um virtuoso e maravilhoso sacerdote chamado Raja.” Sul? O que houve com o Sudeste?

Além disso, outro Dezoriano de Ryuon em PS4 diz, “Existem muitas cidades Palmianas em Dezóris e a cidade de Tyler a noroeste é uma delas.” Noroeste? Mas se estamos lidando com uma mudança no ângulo da câmera, Tyler deveria estar a Sudoeste ou Oeste!

Minha opinião é a de que, a não ser que todos os Dezorianos estejam informando direções completamente erradas, Dezóris se inverteu. E ninguém pode dizer que a Ryuon de PS2/PS4 mudou sua posição em relação a Tyler e ao templo de Raja, porque como os mapas vistos acima provam, Ryuon está na mesma posição que ocupava em PS1, aproximadamente, se não exatamente.

fanworks/teorias/teoria_neilast_004.txt · Última modificação: 2009/01/13 11:58 (edição externa)

Ferramentas da página