A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


fanworks:fangames:rajasadventure

Raja's Adventure

Por: Gaijin

Nota do Orakio: Raja´s Adventure é mais um fangame criado por Rodrigo, o mesmo de “Chaz Adventure”. Confira esta análise do jogo feito por Gaijin, que também é autor do fangame “The Dust Zone”.

Saudações, meus amigos, eu sou o Gaijin, e é com grande satisfação que desfruto da oportunidade de escrever a respeito de um ótimo fã game: Raja´s Adventure.

Bom, antes de mais nada, gostaria de oferecer meus mais sinceros parabéns a nosso amigo Rodrigo, pois sabemos o quanto é difícil transformar uma idéia em algo concreto… são horas programando, elaborando a trama, dando vida às personagens… enfim , eu sou muito suspeito para falar, mas considero a criação de um fã game uma das mais significantes formas de um fã demonstrar sua determinação e admiração pela saga de Algol… bem, sem mais delongas, eis a minha análise sobre o game:

Raja's Aventure é um excelente RPG criado no engine RPG Maker 2000, apresentando excelentes cenários e sprites de personagens e monstros ripados dos diversos jogos da série Phantasy Star. O protagonista da trama, o dezoriano Raja de PSIV, retorna com seus companheiros para Dezoris, e resolve contar as “emocionantes” aventuras (as quais ocorrem cerca de 100 anos antes da trama de PSIV ) para os demais passageiros da nave.

Bom, para evitar ao máximo possível “spoilers” desagradáveis, vou me ater aos aspectos mais interessantes da mecânica do jogo.

Partindo de sua cidade natal, Riem, Raja deve realizar sua peregrinação religiosa rumo a Gumbius, percorrendo durante toda sua jornada diversos locais já conhecidos dos jogadores da série, e agregando valiosos aliados para a trama que se desenrolará na medida em que você avançar no jogo. Um dos pontos fortíssimos do game é justamente a explicação detalhada de aspectos culturais do povo dezoriano. Viajando através das cidades, você encontrará muitas informações históricas e culturais, que variam desde escavações arqueológicas a orientações sobre como se vestir em Dezoris. Serão muitas as ocasiões onde o jogador vais e deparar com aquela cidadezinha de PSI, ou mesmo com aquele saudoso inimigo de PSIII… vasculhe cada estante de livros, você não vai se arrepender!


Alguém lembra deste felino?

Sobre a jogabilidade, um dos aspectos mais interessantes é a passagem das horas do dia. Com o passar das horas, é possível perceber a mudança de iluminação do ambiente, bem como de comportamento dos NPC’s, um indivíduo encontrado em determinada localidade de manhã pode estar em outra localidade durante a noite, interagindo de forma diferente com Raja.

Outro detalhe muito interessante é que além da opção “talk” que dá dicas ao jogador de como proceder, existe a opção “joke” no menu principal. Com ela, Raja faz piadinhas, que variam de acordo com os companheiros que estiverem em seu grupo.


Menus extras do jogo

Os sprites das personagens são bastante ricos, tanto em batalha quanto andando nos cenários. Diferentemente de outros jogos feitos em RPG Maker, neste as personagens andam em “filinha indiana” não ficam “dentro do bolso do protagonista”.

As batalhas são no estilo RPG Maker 2000, com uma série de técnicas para auxiliar as personagens. Raja aprende suas técnicas treinando com outros dezorianos, enquanto seus companheiros aprendem na medida em que sobem de nível. Minha única observação quanto às técnicas é que poderiam haver mais magias defensivas ou de “buff”, não apenas as de ataque e cura… mas isso não chega a atrapalhar a jogabilidade.


O bom e velho “Foi”

Os labirintos do game são bastante extensos, mas nada que chegue a gelar a espinha como PS II. Seguindo com calma e mantendo o HP das personagens em um bom nível, é possível transpô-los sem grandes problemas. Não economize em monomates e dimates, e ao chegar a Gumbius, suba seus companheiros ao menos até o nível 18, para prosseguir sem problemas.

Com uma trama progressiva, cheia de reviravoltas, personagens carismáticos e jogabilidade agradável, Raja´s Adventure com certeza é um excelente fã game, vale cada minuto de jogo e com certeza valeu todo o esforço de nosso amigo Rodrigo.

Saudações, e cuidado ao andar pelas sombras!


DOWNLOAD: Além de baixar o jogo, baixe também o patch 1.2, do contrário você não conseguirá zerar o jogo! Os dois arquivos estão disponíveis em nossa seção de downloads.

fanworks/fangames/rajasadventure.txt · Última modificação: 2009/01/14 08:13 por orakio

Ferramentas da página