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diversos:curiosidades:ps4 [2013/04/26 20:16] – yoz | diversos:curiosidades:ps4 [2020/12/08 20:23] (atual) – yoz | ||
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^ Teste de Som ^^ | ^ Teste de Som ^^ | ||
- | |Esse jogo tem músicas muito boas, e a Sega brindou os jogadores com um teste de som.| | + | |Esse jogo tem músicas muito boas, e a Sega brindou os jogadores com um teste de som. Porém, para ter acesso ao teste, primeiro é preciso terminar o jogo pelo menos uma vez. Depois disso, basta ir até a tela onde se escolhe se quer começar, continuar ou apagar algum jogo gravado.|{{: |
- | |Porém, para ter acesso ao teste, primeiro é preciso terminar o jogo pelo menos uma vez. Depois disso, basta ir até a tela onde se escolhe se quer começar, continuar ou apagar algum jogo gravado.| | + | |Agora basta apertar o botão B no controle e você será levado ao teste de som.|{{: |
- | |Agora basta apertar o botão B no controle e você será levado ao teste de som.| | + | ||| |
- | ^ Molcum antes do tempo ^ | + | ^ Molcum antes do tempo |
- | |Essa curiosidade foi apontada por Alessandro Mathera.| | + | |Essa curiosidade foi apontada por Alessandro Mathera. Logo no começo do jogo, normalmente o grupo vai visitar o Birth Valley na cidade de Zema para encontrar o profesor Holt transformado em pedra.|{{: |
- | |Logo no começo do jogo, normalmente o grupo vai visitar o Birth Valley na cidade de Zema para encontrar o profesor Holt transformado em pedra.| | + | |Porém, ao invés de ir até o Birth Valley, o grupo pode ir até Molcum.|{{: |
- | |Porém, ao invés de ir até o Birth Valley, o grupo pode ir até Molcum.| | + | |Surpresa! |
- | |Surpresa!| | + | |Contudo não é possível entrar e ter Rune no grupo antes do tempo porque a entrada está bloqueada.|{{: |
- | |A cidade ainda não está destruída!| | + | |Esse artifício também é usado em PS 3 com o velhinho que impede Rhys de sair do castelo antes de se casar, ou os guardas que trancam a passagem das cavernas e templos.|{{: |
- | |Contudo não é possível entrar e ter Rune no grupo antes do tempo porque a entrada está bloqueada.| | + | ||| |
- | |Esse artifício também é usado em PS 3 com o velhinho que impede Rhys de sair do castelo antes de se casar, ou os guardas que trancam a passagem das cavernas e templos.| | + | ^ Fora de Piata antes do tempo |
- | ^ Fora de Piata antes do tempo ^ | + | |Essa outra curiosidade foi apontada por Bob’s, e segue o mesmo princípio da curiosidade anterior. Como você sabe, após um certo tempo no jogo, Chaz acaba aprendendo a técnica Ryuka, que serve para levar o grupo de volta a alguma cidade que já tenha sido visitada.|{{: |
- | |Essa outra curiosidade foi apontada por Bob’s, e segue o mesmo princípio da curiosidade anterior.| | + | |Quando você usa Ryuka, o grupo é transportado para a cidade selecionada. Mas você ainda está do lado de fora.|{{: |
- | |Como você sabe, após um certo tempo no jogo, Chaz acaba aprendendo a técnica Ryuka, que serve para levar o grupo de volta a alguma cidade que já tenha sido visitada.| | + | |Pois bem... No começo do jogo você não pode sair de Piata enquanto não derrotar o Igglanova dentro do porão.|{{: |
- | |Quando você usa Ryuka, o grupo é transportado para a cidade selecionada. Mas você ainda está do lado de fora.| | + | |Mas você pode entrar no porão e ficar lutando contra os inimigos até que Chaz tenha aprendido a técnica Ryuka.|{{: |
- | |Pois bem... No começo do jogo você não pode sair de Piata enquanto não derrotar o Igglanova dentro do porão.| | + | |Ou seja, se você usar Ryuka agora, você será transportado para o lado de fora de Piata, certo?|{{: |
- | |Mas você pode entrar no porão e ficar lutando contra os inimigos até que Chaz tenha aprendido a técnica Ryuka.| | + | |E de fato você aparece do lado de fora de Piata!|{{: |
- | |Ou seja, se você usar Ryuka agora, você será transportado para o lado de fora de Piata, certo?| | + | |Mas a alegria dura pouco. Você nem sequer tem tempo para dar um passo, pois logo o grupo é transportado de volta para dentro de Piata, e o guarda insiste que você não pode sair.|{{: |
- | |E de fato você aparece do lado de fora de Piata!| | + | ||| |
- | |Mas a alegria dura pouco.| | + | ^ Rune conhece Chaz |
- | |Você nem sequer tem tempo para dar um passo, pois logo o grupo é transportado de volta para dentro de Piata, e o guarda insiste que você não pode sair.| | + | |Quando o grupo chega a Molcum destruída, encontra Rune no meio das ruínas. Após algumas provocações, |
- | ^ Rune conhece Chaz ^ | + | |Rune lembra que o nome dele era Chaz. “Chaz, foi o que você disse que seu nome era, certo?” ele pergunta. Mas se você prestar atenção à conversa desde o começo, nunca ninguém mencionou o nome de Chaz. Como Rune pode ter lembrado do nome? Será algum poder mágico?|{{: |
- | |Quando o grupo chega a Molcum destruída, encontra Rune no meio das ruínas. Após algumas provocações, | + | ||| |
- | |Rune lembra que o nome dele era Chaz. “Chaz, foi o que você disse que seu nome era, certo?” ele pergunta.| | + | ^ Técnicas para Andróides |
- | |Mas se você prestar atenção à conversa desde o começo, nunca ninguém mencionou o nome de Chaz. Como Rune pode ter lembrado do nome? Será algum poder mágico?| | + | |Durante o jogo, as técnicas que os andróides Demi e Wren usam não são adquiridas conforme se avança de níveis, mas encontrando por aí nos labirintos as partes que fazem os andróides funcionarem.|{{: |
- | ^ Técnicas para Andróides | + | |Toda vez que você encontra uma dessas técnicas, Demi ou Wren falam sobre a existências dessas partes especiais projetadas para andróides. Segundo o que os andróides falam, poder-se-ia imaginar que essas técnicas encontradas poderiam ser usadas tanto por Demi quanto por Wren.|{{: |
- | |Durante o jogo, as técnicas que os andróides Demi e Wren usam não são adquiridas conforme se avança de níveis, mas encontrando por aí nos labirintos as partes que fazem os andróides funcionarem.| | + | |Mas isso não funciona. Durante o jogo, quando você encontra essas técnicas, ou você está controlando Demi ou Wren. Controlando a Demi, se você visitar o Plate System, você encontra a Phononmezer. Porém, se você não pegar essa técnica, e visitar esse local mais tarde, controlando Wren, ele não pega a técnica para ele. Na verdade, Chaz dá uma olhada no baú, Rika também se aproxima para olhar, mas eles dizem que não sabem o que é aquilo, e fica tudo por isso mesmo.|{{: |
- | |Toda vez que você encontra uma dessas técnicas, Demi ou Wren falam sobre a existências dessas partes especiais projetadas para andróides.| | + | ||| |
- | |Segundo o que os andróides falam, poder-se-ia imaginar que essas técnicas encontradas poderiam ser usadas tanto por Demi quanto por Wren.| | + | ^ Atacando Zio com Alys |
- | |Mas isso não funciona.| | + | |O fã Felipe Lessa pensou numa curiosidade: |
- | |Durante o jogo, quando você encontra essas técnicas, ou você está controlando Demi ou Wren. Controlando a Demi, se você visitar o Plate System, você encontra a Phononmezer. Porém, se você não pegar essa técnica, e visitar esse local mais tarde, controlando Wren, ele não pega a técnica para ele. Na verdade, Chaz dá uma olhada no baú, Rika também se aproxima para olhar, mas eles dizem que não sabem o que é aquilo, e fica tudo por isso mesmo.| | + | |Logo no começo da luta, pode-se fazer Alys usar o Psycho-Wand. Parece que ele funciona, e você recebe a mensagem de que Zio foi “neutralized”.|{{: |
- | ^ Atacando Zio com Alys ^ | + | |Mas assim mesmo é impossível acertar Zio. Ao contrário do que acontece em PS 2 quando você derrota Nei1 com a Nei ainda viva, nesse caso não é possível derrotar Zio antes que Dark Force jogue sua Black Wave.|{{: |
- | |O fã Felipe Lessa pensou numa curiosidade: | + | ||| |
- | |Utilizando códigos Game Genie, coloquei um Psycho-Wand nos itens do grupo.| | + | ^ Derrotando Re-Faze |
- | |Logo no começo da luta, pode-se fazer Alys usar o Psycho-Wand. Parece que ele funciona, e você recebe a mensagem de que Zio foi “neutralized”.| | + | |Como se sabe, o grupo pode visitar a Anger Tower em Rykros depois de possuir a espada Elsydeon. No topo da torre, Chaz entra sozinho e encontra uma ilusão de Alys.|{{: |
- | |Mas assim mesmo é impossível acertar Zio. Ao contrário do que acontece em PS 2 quando você derrota Nei1 com a Nei ainda viva, nesse caso não é possível derrotar Zio antes que Dark Force jogue sua Black Wave.| | + | |Quando a luta termina, Re-Faze aparece, falando sobre a técnica Megido e perguntando se Chaz quer aprendê-la. Normalmente, |
- | ^ Derrotando Re-Faze | + | |A pergunta que não quer calar: Seria mesmo " |
- | |Como se sabe, o grupo pode visitar a Anger Tower em Rykros depois de possuir a espada Elsydeon. No topo da torre, Chaz entra sozinho e encontra uma ilusão de Alys.| | + | |O jogo não aceita HPs maiores do que 2047 pontos, o que já parece muito. Mas Re-Faze deve ter uma energia enorme, pois precisei alterar várias vezes o HP de Chaz de volta pra 2047 para poder chegar ao final da luta. Resultado: Você só ganha 1 meseta e 1 ponto de experiência...|{{: |
- | |Quando a luta termina, Re-Faze aparece, falando sobre a técnica Megido e perguntando se Chaz quer aprendê-la. Normalmente, | + | |Re-Faze desaparece|{{: |
- | |A pergunta que não quer calar: Seria mesmo " | + | |E Chaz não aprendeu Megido.|{{: |
- | |O jogo não aceita HPs maiores do que 2047 pontos, o que já parece muito. Mas Re-Faze deve ter uma energia enorme, pois precisei alterar várias vezes o HP de Chaz de volta pra 2047 para poder chegar ao final da luta.| | + | ||| |
- | |Resultado: Você só ganha 1 meseta e 1 ponto de experiência...| | + | ^ |
- | |Re-Faze desaparece| | + | |Durante a pré-produção de Phantasy Star IV, haviam |
- | |E Chaz não aprendeu Megido.| | + | |Muito embora tenha sido planejadas cenas em vídeo, dublagens e muito mais, devido a (provavelmente) baixa venda do periférico CD da SEGA, o projeto original foi deixado de lado e muito do que fora criado teve de ser retirado resultando num cartucho com poucas semelhanças com que havia sido planejado. |
- | ^ Phantasy Star IV que não foi ^ | + | |A história, que ocorreria logo após os eventos de Phantasy Star III, envolvia um comércio de escravos intergalático.|{{: |
- | |Durante a produção de Phantasy Star 4, havia algumas idéias que acabaram não entrando na versão final do jogo.| | + | |Todavia |
- | |Entre | + | |Embora a conexão com Alis Landale (Heroína do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), |
- | |Uma pena que essa abertura não estava | + | |Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/ |
- | |Mas uma coisa que dá muita pena é que os autores planejavam colocar labirintos em 3D iguais aos de Phantasy Star 1.| | + | |Outras artes mostravam semelhanças com a arte final utilizada na versão The End of the Millennium de Phantasy Star. Como esse espaço, que é parecido com uma imagem que aparece quando LeRoof revela o segredo da Gênesis Algoliana...|{{: |
- | |Porém, segundo consta, a grande variedade de labirintos de PS 4 ocuparia muita memória, tornando essa idéia inviável (embora no livro Phantasy Star Compendium esteja escrito que os labirintos em 3D ficariam muito monótonos).| | + | |...e esse outro caso que pode ser visto na apresentação do Phantasy Star IV “final”, |
- | ^ Citações? | + | |Curiosamente surgiu também, na época áurea das revistas especializadas em games, uma imagem de um possível GamePlay afirmando se tratar de um novo Phantasy Star...|{{: |
- | |Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito a outros jogos. Seriam elas apenas coincidências, | + | |...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer' |
- | |A primeira que chama atenção refere-se a algumas semelhanças com o jogo Ys para Master System.| | + | ||| |
- | |Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundo, com os baús por aí.| | + | ^ Citações? |
- | |Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz a outra parte da torre.| | + | |Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito a outros jogos. Seriam elas apenas coincidências, |
- | |O mesmo acontece em Ys. Em dado momento, você atravessa uma ponte que leva a outro pedaço da torre.| | + | |Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundo, com os baús por aí.|{{: |
- | |Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhado, que acontece no castelo de Lashiec, também estava presente nos jogos de Ys.| | + | |Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz a outra parte da torre.|{{: |
- | |Isso também acontecia em Ys 2 e Ys 4.| | + | |O mesmo acontece em Ys. Em dado momento, você atravessa uma ponte que leva a outro pedaço da torre.|{{: |
- | |Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega Drive.| | + | |Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhado, que acontece no castelo de Lashiec, também estava presente nos jogos de Ys.|{{: |
- | |Em Phantasy Star 4, Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darkness, como a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um selo, o Dark Force voltando a cada 1000 anos, etc.| | + | |Isso também acontecia em Ys 2 e Ys 4.|{{: |
- | |Pois logo na abertura de Shining Force, você conhece a história de Light que lutou contra Darkness.| | + | |Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega Drive. Em Phantasy Star 4, Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darkness, como a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um selo, o Dark Force voltando a cada 1000 anos, etc.|{{: |
- | |Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensão.| | + | |Pois logo na abertura de Shining Force, você conhece a história de Light que lutou contra Darkness.|{{: |
- | |Ei, isso parece meio familiar!| | + | |Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensão. Ei, isso parece meio familiar!|{{: |
- | |Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!| | + | |Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!|{{: |
- | |Com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo sobre ele, assim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.| | + | |Com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo sobre ele, assim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.|{{: |
- | ^ Mapas sem parede | + | ||| |
- | |Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo Filho.| | + | ^ Mapas sem parede |
- | |Perto do final do jogo, Chaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar a espada Elsydeon.| | + | |Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo Filho. Perto do final do jogo, Chaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar a espada Elsydeon.|{{: |
- | |Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da caverna. Os programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aqui, então você pode atravessar a parede à esquerda.| | + | |Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da caverna. Os programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aqui, então você pode atravessar a parede à esquerda.|{{: |
- | |Você pode dar a volta por fora do mapa.| | + | |Você pode dar a volta por fora do mapa. Mesmo se você ficar parado olhando para uma parede, mas apertando o botão direcional, um inimigo logo irá aparecer.|{{: |
- | |Mesmo se você ficar parado olhando para uma parede, mas apertando o botão direcional, um inimigo logo irá aparecer.| | + | |Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutos. Inclusive, o inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiência. Mas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho). Vão para todos os personagens, |
- | |Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutos. Inclusive, o inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiência.| | + | |Outra curiosidade semelhante foi enviada por Gipper. Ela acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).|{{: |
- | |Mas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho). Vão para todos os personagens, | + | |Você pode atravessar uma das casas.|{{: |
- | |Outra curiosidade semelhante foi enviada por Gipper.| | + | |Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Temple, perto da entrada.|{{: |
- | |Ela acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).| | + | |Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.|{{: |
- | |Você pode atravessar uma das casas.| | + | ||| |
- | |Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Temple, perto da entrada.| | + | ^ Sega em Algol |
- | |Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.| | + | |Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil). Em Phantasy Star IV, na cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.|{{: |
- | ^ Sega em Algol ^ | + | |Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3” ("O Machado Dourado - Volume 3" fazendo referência ao jogo Golden Axe, mas com esse " |
- | |Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil).| | + | ||| |
- | |Em PS 4, na cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.| | + | ^ Hacking |
- | |Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3”, “A Day with Ecco” e “Run, Hedgehog, Run!”| | + | |O programa |
- | ^ Hacking | + | |O item mostra apenas os mapas de Motavia e Dezoris. Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmo, sendo usado apenas pelos programadores, |
- | |O programa PS Editor, que você encontra na [[http:// | + | ||| |
- | |Indo um pouco mais além, algumas pessoas descobriram que alguns itens não aparecem durante o jogo, mas podem ser colocados “à força” hackeando o jogo gravado.| | + | ^ Expresso para Dezoris e Rykros |
- | |Por exemplo, esse item Nothing (nada). Ele na verdade é um mapa do planeta em que você está.| | + | |Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidade, |
- | |O item mostra apenas os mapas de Motavia e Dezoris.| | + | |Para ver essa curiosidade, |
- | |Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmo, sendo usado apenas pelos programadores, | + | |Você chega num lugar próximo de Ryuon. Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogo, acontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezoris, mesmo Chaz estando sozinho.|{{: |
- | ^ Expresso para Dezoris e Rykros | + | |Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogo, será como simplesmente pegar a nave para lá.|{{: |
- | |Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidade, | + | |Na universidade, |
- | |Os pontos de transporte estão na universidade, | + | |Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.|{{: |
- | |Para ver essa curiosidade, | + | |Logo acima está a porta que leva à nave. Você pode “voltar” para Kuran.|{{: |
- | |Atravessando a parede nesse local, logo ao lado está o ponto de transporte para Dezoris.| | + | |De Kuran, vejam só, você pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia. Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogo, porém...|{{: |
- | |Você chega num lugar próximo de Ryuon.| | + | |...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.|{{: |
- | |Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogo, acontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezoris, mesmo Chaz estando sozinho.| | + | ^ Versão para Nintendinho |
- | |Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogo, será como simplesmente pegar a nave para lá.| | + | |Espera um pouco, agora só pode ser brincadeira! Phantasy Star 4 no Nintendinho? |
- | |Na universidade, | + | |O jogo atende por vários nomes (Xing He Zhan Shi, Xing Ji Zheng Ba, Xing Zhan Qing Yuan), cada um adicionando mais pedaços à versão anterior.|{{: |
- | |O engraçado é que esse ponto deixa o grupo bem no meio de uma montanha.| | + | |Ao que parece, o jogo ainda não está completo. Eu joguei Xing Zhan Qing Yuan até Tonoe e não consegui mais sair da cidade.|{{: |
- | |Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.| | + | |Apesar dos gráficos simples, o jogo impressiona por possuir as cenas de conversa e a mesma variedade de inimigos. As armas também possuem desenhos diferenciados na lista de itens. Por outro lado, os labirintos são bem mais simples (em alguns casos você consegue ver o labirinto todo na tela) e as músicas são totalmente diferentes.|{{: |
- | |Logo acima está a porta que leva à nave. Você pode “voltar” para Kuran.| | + | |
- | |De Kuran, vejam só, você pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia.| | + | |
- | |Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogo, porém...| | + | ^ [[diversos: |
- | |...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.| | + | | {{: |
- | [[http:// |