A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

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 |And Chaz didn’t learn the Megido.|{{:diversos:curiosidades:psivport028.gif|}}| |And Chaz didn’t learn the Megido.|{{:diversos:curiosidades:psivport028.gif|}}|
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-^  "The Return of Alis" Phantasy Star 4 that wasn’t  ^^ 
-|During the production of Phantasy Star 4, there were some ideas that didn’t appear on the final version of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| 
-|Muito embora tenha sido planejadas cenas em vídeo, dublagens e muito mais, devido a (provavelmente) baixa venda do periférico CD da SEGA, o projeto original foi deixado de lado e muito do que fora criado teve de ser retirado resultando num cartucho com poucas semelhanças com que havia sido planejado. Entre as diferenças com a versão final, uma abertura que incluía um flashback dos 3 jogos anteriores. Uma pena que ao menos nem essa abertura em flashback não permaneceu na versão final|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| 
-|A história, que ocorreria logo após os eventos de Phantasy Star III, envolvia um comércio de escravos intergalático.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| 
-|Todavia uma coisa que despertou um pesar imenso em muitos fans é que os autores planejavam colocar labirintos em 3D iguais aos de Phantasy Star I. Porém, segundo consta, a grande variedade de labirintos de Phantasy Star IV ocuparia muita memória no cartucho, tornando essa idéia inviável (embora no livro Phantasy Star Compendium esteja escrito que os labirintos em 3D ficariam muito monótonos).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| 
-|Embora a conexão com Alis Landale (Heronia do primeiro Phantasy Star-Master System) já fosse incerta desde as primeiras concepções do projeto (Como de fato NÃO se concretizou), e o nome do jogo tenha sido criado apenas por nostalgia, a certeza absoluta era de que Dark Force estava envolvido na trama.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| 
-|Algumas das artes já mostravam que muitas coisas já estavam definidas, como por exemplo, a aparência dos personagens. E curiosamente essas imagens davam a entender se tratarem de Nei (ネイ) de Phantasy Star II e Wren/Shirren/Searren Type 386 de Phantasy Star III. Fora que essa imagem do Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) é bem no estilão dos personagens principais de Phantasy Star III (Chaz seria mais um descendente de Alis?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| 
-|Outras artes mostravam semelhanças com a arte final utilizada na versão The End of the Millennium de Phantasy Star. Como esse espaço, que é parecido com uma imagem que aparece quando LeRoof revela o segredo da Genesis Algoliana...|{{:diversos:curiosidades:psivport067.png?325|}}| 
-|...e esse outro caso que pode ser visto na apresentação do Phantasy Star IV “final”, onde surge um planeta ao fundo com escombros. Repare que o planeta é exatamente o mesmo da arte da concepção inicial, a única diferença significativa (Além das rochas) é a ausência de Chaz na versão final.|{{:diversos:curiosidades:psivport068.png?325|}}| 
-|Curiosamente surgiram também, na época áurea das revistas especializadas em games, uma imagem de um possível GamePlay afirmando se tratar de um novo Phantasy Star...|{{:diversos:curiosidades:psivport069.png?325|}}| 
-|...entretanto foi constatado (Graças a uma pessoa de nick Oath) que era apenas uma foto de outro jogo chamado Sorcerer's Kingdom desenvolvido pela Treco Corporation e lançado em 1992 (As árvores são idênticas).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}| 
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-^  Citações?  ^^ +^  "The Return of Alis" the Phantasy Star IV that never happened  ^^ 
-|Há algumas coisas em Phantasy Star 4 que se assemelham muito a outros jogos. Seriam elas apenas coincidênciasou citações para poucos perceberem, ou cópia descarada? Você decide! A primeira que chama atenção refere-se a algumas semelhanças com o jogo Ys para Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| +|During the pre-production of Phantasy Star IVsome ideas ended up not appearing in the final version of the gameOne of those is the title which would be "Phantasy StarThe Return of Alis" and it would have been developed for the Mega-CD.|{{:diversos:curiosidades:psivport029.jpg?325|}}| 
-|Na caverna de Ys também havia o tal lago no fundo, com os baús por aí.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| +|Despite FMV, dubbing and many more things being planned, (probablydue to the low sales of the Mega-CDthe original project was abandoned and a lot of things were left. And we ended up with a cartridge game with not so much in common with the original planning. Among the differences with the final version, there would be an opening sequence with a flashback from the previous three games. It'shame that not even this opening survived in the final version.|{{:diversos:curiosidades:psivport030.jpg?325|}}| 
-|Na Zio’s Fortress (e em Nurvus também), o grupo precisa atravessar uma ponte que conduz outra parte da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| +|The storythat would have happened right after the events of Phantasy Star III, had an intergalactic slave trade as theme.|{{:diversos:curiosidades:psivport031.jpg?325|}}| 
-|O mesmo acontece em Ys. Em dado momentovocê atravessa uma ponte que leva outro pedaço da torre.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| +|Howeverwhat really made the fans sad was the plan of using 3D mazes much like the ones in Phantasy Star I. Since the great variety of mazes required by Phantasy Star IV would require a lot of cartridge memorythe idea ended up being abandoned (despite the fact that in the Phantasy Star Compendium they point out that the 3D mazes would be boring).|{{:diversos:curiosidades:psivport032.gif?325|}}| 
-|Essa de andar pelo labirinto no térreo e no telhadoque acontece no castelo de Lashiectambém estava presente nos jogos de Ys.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| +|Even considering that some direct relation to Alis Landale (heroine of Phantasy Star - Master System) were uncertain since the first ideas for the game (what in fact didn't happen) and the name of the game was created only for nostalgic purposes, the only certainty was the appearence of Dark Force.|{{:diversos:curiosidades:psivport065.png?325|}}| 
-|Isso também acontecia em Ys 2 e Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| +|Some of the artwork was already showing that many things were decided likefor examplethe characters appearences. And funny enoughthose images gave the idea that they would be Nei (ネイ) from Phantasy Star II and Wren/Shirren/Searren Type 386 from Phantasy Star III. And the image of Rune Walsh/Thray Walsh (スレイ・ウォルシュ) seems to have the same style of the main characters from Phantasy Star III (Would Chaz be another Alis' descendent?).|{{:diversos:curiosidades:psivport066.png?325|}}| 
-|Mas existe também uma semelhança gritante com o jogo Shining Force para Mega Drive. Em Phantasy Star 4Le Roof ensina tudo sobre a Great Light e o Profound Darknesscomo a Great Light baniu o Profound Darkness para outra dimensão e criou Algol como um seloo Dark Force voltando a cada 1000 anos, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| +|Other artwork was showing similarities with the final art used in the "The End of the Millenium" version of Phantasy Star. Likefor example, this space that looks like an image when LeRoof reveals the secret behind the genesis of Algol...|{{:diversos:curiosidades:psivport067.png?325|}}| 
-|Pois logo na abertura de Shining Forcevocê conhece a história de Light que lutou contra Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| +|...and this other example can be seen in the opening sequence of the final version of Phantasy Star IV where we can see a ruined planet on the background. Take notice that the planet is exactly the same as the one of the concept art and the only important difference (besides the rocks) is the absence of Chaz in the final version.|{{:diversos:curiosidades:psivport068.png?325|}}| 
-|Vencedora, Light baniu Darkness para outra dimensãoEi, isso parece meio familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| +|Curiously enough, during the golden age of video game magazines, a supposed gameplay image surfaced while advertising it as a new Phantasy Star...|{{:diversos:curiosidades:psivport069.png?325|}}| 
-|Mas o senhor das trevas iria retornar... Sabe depois de quanto tempo? 1000 anos!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| +|...however it was discovered (thanks to someone under the nickname Oath) that it was only a picture from another game called Sorcerer's Kingdom developed by Treco Corporation and released in 1992 (the trees are identical).|{{:diversos:curiosidades:psivport070.png|}}|
-|Com o passar do tempo, as pessoas foram esquecendo sobre ele, assim como os descendentes da Great Light esqueceram sua missão.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|+
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-^  Mapas sem parede  ^^ +^  Quotations?  ^^ 
-|Essa misteriosa curiosidade foi enviada por Adenildo FilhoPerto do final do jogoChaz entra sozinho na Sacred Sword Cave para recuperar espada Elsydeon.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| +|There are a few things on PS 4 that resembles other gamesCould they be only coincidenceor quotations for only few to notice, or plain copy? You decide! The first thing that attracts one’s attention is similarities with the game Ys for Master System.|{{:diversos:curiosidades:psivport033.gif|}}| 
-|Parece haver uma pequena falha logo no começo do mapa da caverna. Os programadores devem ter esquecido de colocar um bloco sólido aquientão você pode atravessar a parede à esquerda.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| +|In Ys cave there was also that lake at the bottomwith the chests around.|{{:diversos:curiosidades:psivport034.gif?325|}}| 
-|Você pode dar a volta por fora do mapa. Mesmo se você ficar parado olhando para uma paredemas apertando o botão direcional, um inimigo logo irá aparecer.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| +|At Zio’s Fortress (and also inside Nurvus)the group needs to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport035.gif|}}| 
-|Um passeio pelo perímetro da caverna rende bons frutosInclusiveo inimigo que aparece nessa caverna deixa 1000 pontos de experiênciaMas CURIOSO é que esses pontos não vão apenas para Chaz (Embora ele esteja sozinho)Vão para todos os personagensmesmo aqueles que não fazem parte do grupo! É uma boa forma de aumentar os níveis...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| +|The same thing happens on YsAt a certain momentyou need to cross a bridge that leads to another part of the tower.|{{:diversos:curiosidades:psivport036.gif?325|}}| 
-|Outra curiosidade semelhante foi enviada por GipperEla acontece quando você está em Reshel (Em Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| +|All that walking on the ground and the rooftopswhich happens in Lashiec’s castle, were also present on Ys’ games.|{{:diversos:curiosidades:psivport037.gif|}}| 
-|Você pode atravessar uma das casas.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| +|That also happened on Ys 2 and Ys 4.|{{:diversos:curiosidades:psivport038.gif?325|}}| 
-|Sidney Eley encontrou outro pedaço que não é sólido na caverna para o Soldier’s Templeperto da entrada.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| +|But there’s also a scandalous similarity with the game Shining Force for GenesisIn Phantasy Star 4, Le Roof teaches you all about the Great Light and the Profound Darkness, how the Great Light banished the Profound Darkness to another dimension and created Algol as a seal, Dark Force coming back every 1000 years, etc.|{{:diversos:curiosidades:psivport039.gif|}}| 
-|Você até chega a andar no ar e ver a água lá embaixo.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}|+|Well, right at the opening of Shining Force, you get to know the story of the Light that fought against Darkness.|{{:diversos:curiosidades:psivport040.gif?325|}}| 
 +|Winnerthe Light banished Darkness to another dimensionHey, that sounds familiar!|{{:diversos:curiosidades:psivport041.gif?325|}}| 
 +|But the dark lord would return... Guess after how many years? 1000 years!|{{:diversos:curiosidades:psivport042.gif?325|}}| 
 +|With time, people forgot about it, the same way that the descendants of the Great Light forgot about their mission.|{{:diversos:curiosidades:psivport043.gif?325|}}|
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-^  Sega em Algol  ^^ +^  Maps without walls  ^^ 
-|Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil)Em Phantasy Star IVna cidade Nalya, Chaz encontra um Game Gear dentro de um armário.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| +|This mysterious curiosity was sent by Adenildo Filho. Close to the end of the game, Chaz enters the Sacred Sword Cave alone to get the Elsydeon sword.|{{:diversos:curiosidades:psivport044.gif|}}| 
-|Em Krup, na escolinha da noiva de Hahn, você também encontra três livros infantis com gravuras que possuem títulos sugestivos: “The Golden Axe volume 3” ("O Machado Dourado - Volume 3" fazendo referência ao jogo Golden Axe, mas com esse "Volume 3" possivelmente por causa do lançamento de [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/73/Golden_Axe_III_Coverart.png|Golden Axe III]] que foi no mesmo ano de Phantasy Star IV), “A Day with Ecco” ("Um dia com Ecco" que por sua vez também faz referência ao game [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0d/Tides.jpg|Ecco The Dolphin]]) e, por fim, “Run, Hedgehog, Run!” ("Corra ouriço, corra!" já fazendo alusão aos jogos da série [[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/f/f4/Sonic_modern_and_classic_designs.png|Sonic the Hedgehog]])|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|+|There seems to be a small flaw right at the beginning of the cave’s map. The programmers must have forgotten to put a solid block here, so you can pass through the wall to the left.|{{:diversos:curiosidades:psivport045.gif|}}| 
 +|You can take a walk around the map. Even if you stand still facing a wall, but pressing the directional button, an enemy will soon appear.|{{:diversos:curiosidades:psivport046.gif|}}| 
 +|In fact, the enemy that appears in this cave leaves 1000 experience points. But those points don’t go to Chaz only. They go to all characters, even those who are not part of the group! That’s a nice way to raise levels...|{{:diversos:curiosidades:psivport047.gif|}}| 
 +|Another similar curiosity was sent in by Gipper. It happens when you’re in Reshel (In Dezoris).|{{:diversos:curiosidades:psivport048.gif|}}| 
 +|You can walk through one of the houses.|{{:diversos:curiosidades:psivport049.gif|}}| 
 +|Sidney Eley found another place that isn’t solid in the cave to the Soldier’s Temple, close to the entrance.|{{:diversos:curiosidades:psivport050.gif|}}| 
 +|You even get to walk on the air and see the water below.|{{:diversos:curiosidades:psivport051.gif|}}| 
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 +^  Sega on Algol  ^^ 
 +|There are references to Sega in two games of the seriesIn Phantasy Star 4at Nalya town, Chaz finds a Game Gear inside a closet.|{{:diversos:curiosidades:psivport052.gif|}}| 
 +|At Krup, inside Hahn’s fiancé schoolyou also find three children’s picture book with suggestive titles: “The Golden Axe volume 3”, “A Day with Ecco” and “Run, Hedgehog, Run!”|{{:diversos:curiosidades:psivport053.gif|}}|
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 ^  Hacking  ^^ ^  Hacking  ^^
-|O programa [[http://www.gazetadealgol.com.br/_media/diversos/downloads/phantasy_star_editor.rar|PS Editor]], que você encontra na [[http://www.gazetadealgol.com.br/diversos/downloads/start|seção de Download]] da Gazeta de Algol, altera alguns dados nos jogos gravados. Indo um pouco mais alémalgumas pessoas descobriram que alguns itens não aparecem durante o jogomas podem ser colocados “à força” hackeando o jogo gravadoPor exemploesse item Nothing (nada)Ele na verdade é um mapa do planeta em que você está.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| +|Hacking through the gamesome people found out that a few items don’t appear during the gamebut they can be put there by hacking the saved gameFor examplethis item Nothing. It’s actually a map of the planet you’re in.|{{:diversos:curiosidades:psivport054.gif|}}| 
-|item mostra apenas os mapas de Motavia Dezoris. Alguns dizem que esse item nunca deveria estar no jogo mesmosendo usado apenas pelos programadorestanto que o mapa de Dezoris aparece com chuviscosOutros dizem que o item estaria no jogomas os autores consideraram que isso o deixaria muito fácil.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|+|The item shows only the maps of Motavia and Dezoris. Some people say that this item was never supposed to be on the gameit was used only by the programmersthat’s why there are noises in Dezoris’ mapOthers say that the item was going to be on the gamebut the authors thought it’d make the game too easy.|{{:diversos:curiosidades:psivport055.gif|}}|
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-^  Expresso para Dezoris Rykros  ^^ +^  Express to Dezoris and Rykros  ^^ 
-|Nosso fã de plantão Yoz trouxe essa curiosidadeque parece ser algum tipo de bug ou algo que sobrou da época da programação do jogoSão pontos de transporte para outros planetasOs pontos de transporte estão na universidadeno andar de cimaVocê pode utilizá-los a qualquer momento do jogoCoisas engraçadas acontecem se vocês usá-los logo no começo do jogo.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| +|Yoz, our phan on duty, showed this curiosity, that seems to bee some kind of bug or some leftover from the programming timesIt’s about transportation spots to other planetsThe transportation spots are at the universityupstairsYou may use them at any time on the gameFunny things happen if you use them at the beginning of the game.|{{:diversos:curiosidades:psivport056.gif|}}| 
-|Para ver essa curiosidadeporémé preciso ativar o código Game Genie para atravessar as paredesAtravessando a parede nesse locallogo ao lado está o ponto de transporte para Dezoris.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| +|To see this curiosityhoweveryou must activate the Game Genie code to walk through wallsCross the wall at this placeand the transportation spot to Dezoris is right beside it.|{{:diversos:curiosidades:psivport057.gif|}}| 
-|Você chega num lugar próximo de Ryuon. Se você utilizar esse ponto de transporte logo no começo do jogoacontecerá o diálogo entre vários personagens sobre a nevasca em Dezorismesmo Chaz estando sozinho.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| +|You arrive at a place close to Ryuon. If you use this transportation spot right at the beginning of the gameyou’ll see the dialog between various characters about the snowstormeven if Chaz is alone.|{{:diversos:curiosidades:psivport058.gif|}}| 
-|Se você utilizar o ponto de transporte mais adiante no jogoserá como simplesmente pegar a nave para lá.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| +|If you use the transportation spot further on the gameit’s just like you simply took the spaceship there.|{{:diversos:curiosidades:psivport059.gif|}}| 
-|Na universidadeum pouco acima do ponto de transporte para Dezoris está outro ponto de transportedesta vez para Rykros. O engraçado é que esse ponto deixa o grupo bem no meio de uma montanha.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| +|At the universitya little above the transportation spot to Dezoris is another transportation spotthis time to Rykros. Funny thing is that this spot leaves you at the middle of a mountain.|{{:diversos:curiosidades:psivport060.gif|}}| 
-|Você pode ir até o Silence Temple e escutar LeRoof falando.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| +|You can go to the Silence Temple and listen to LeRoof.|{{:diversos:curiosidades:psivport061.gif|}}| 
-|Logo acima está a porta que leva à naveVocê pode voltar” para Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| +|Right above you is the door that takes to the shipYou can go back” to Kuran.|{{:diversos:curiosidades:psivport062.gif|}}| 
-|De Kuran, vejam sóvocê pode voltar para um espaçoporto invisível em Motavia. Se você ativar essa curiosidade logo no começo do jogoporém...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| +|From Kuran, check this outyou can go back to an invisible spaceport on Motavia. If you activate this curiosity right on the beginning of the gamehowever...|{{:diversos:curiosidades:psivport063.gif|}}| 
-|...acontece a conhecida situação de que você não pode sair de Piata, ainda.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}|+|...it happens the known situation that you can’t leave Piata, yet.|{{:diversos:curiosidades:psivport064.gif|}}| 
 +^  Versão para Nintendinho  ^^ 
 +|Wait a second, it can only be a joke! Phantasy Star 4 on NES? In a certain way, it is sort of a joke. It’s not an official game. It’s a chinese pirate version for NES.|{{:diversos:curiosidades:001_ps4_nes1.gif|}}| 
 +|There are various names for the game (Xing He Zhan Shi, Xing Ji Zheng Ba, Xing Zhan Qing Yuan), each one adding a piece of the game to the previous version.|{{:diversos:curiosidades:002_ps4_nes2.gif|}}| 
 +|It seems that the game isn’t complete yet. I played Xing Zhan Qing Yuan until Tonoe and I couldn’t get out of the town anymore.|{{:diversos:curiosidades:003_ps4_nes3.gif|}}| 
 +|Despite the simple graphics, the game is impressive because it has the cut scenes and the same variousness of enemies. Weapons also have their own icon on the items list. On the other hand, mazes are much more simple (sometimes you can see the whole maze on screen) and the songs are totally different.|{{:diversos:curiosidades:004_ps4_nes4.gif|}}|
  
-^  [[diversos:curiosidades:ps3|⇐ Curiosidades sobre Phantasy Star III]]  ^  [[diversos:curiosidades:start|Página inicial]]  ^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psa|Curiosidades sobre Phantasy Star Adventure ⇒]]  ^+^  [[diversos:curiosidades:ps3eng|⇐ Phantasy Star III]]  ^  [[diversos:curiosidades:start|Home Page]]  ^  [[http://gazetadealgol.com.br/diversos/curiosidades/psaeng|Phantasy Star Adventure ⇒]]  ^
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diversos/curiosidades/ps4eng.1607207328.txt.gz · Última modificação: 2020/12/05 14:28 por yoz