A GAZETA DE ALGOL

"O morto do necrotério Guaron ressuscitou! Que medo!"

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


diversos:curiosidades:ps1eng

Essa é uma revisão anterior do documento!


???

Phantasy Star I (Master System)

FM music
Japanese Master System had a FM chip, and some cartridges could play better songs. Phantasy Star 1 was one of those games. You can get to know how the FM music sounded downloading the japanese ROM from internet and using emulators that can play FM, like Meka or Massage..
1 billion mesetas
Phantasy Star 1 fans often come to a question about this fact. When you go to Motavia for the first time, a man offers you a rare animal for 1 billion mesetas. As you don’t have that money, he proposes to trade it for your Laconian Pot, and thus you get Myau, your fist companion.
Because the Laconian Pot is an important item, which later you’ll have to get back from dr. Mad, many people have asked themselves whether it’s possible to gather 1 billion mesetas and buy Myau. The answer is no. You can’t gather that ammount of money. The maximum you earn is 65,535 mesetas. Even if you kill more enemies, your ammount of mesetas won’t raise.
A cake for 1000 mesetas?
Para conseguir chegar ao governador de Motavia, Alis e amigos precisam comprar um bolo na caverna Naura. O vendedor diz que o bolo custa 1000 mesetas.
Contudo, por algum estranho motivo, você acaba gastando apenas 280 mesetas. Inclusive, você não precisa juntar 1000 mesetas para ir comprar o bolo. Se tiver só 280 já será o bastante.
Saccubus
Após encontrar Myau e Odin, Alis vai com seus amigos ao encontro do Governador de Motavia.
O Governador. O Governador entrega uma carta que você mostrará a Noah, o último integrante do grupo. Após isso, Alis, Myau e Odin caem no sono (na frente do Governador, que vergonha!).
Então o grupo é atacado por Saccubus, um monstro muito forte. Como ainda é o começo do jogo, é quase impossível vencê-lo e o grupo perde a luta, mas no final tudo não passava de um sonho. Porém, se todos do grupo estiverem fortes o bastante, é possível derrotar Saccubus.
Mas tanto esforço não vale a pena. Saccubus deixa apenas 10 pontos de experiência e nem sequer um mísero baú de mesetas. O jogo prossegue normalmente, o grupo acorda do sonho e continua a conversar com o Governador.
Dr. Mad
Durante o jogo, o grupo liderado por Alis luta contra o malvado Dr. Mad e recupera seu Pote Laconiano. Perto do final, quando o grupo está se dirigindo à Baya Malay para começar a subida até Lassic, deve-se atravessar essa caverna para alcançar a lava
Essa caverna não é muito grande. Você começa no canto sudeste e deve alcançar o canto noroeste para sair. Porém, no canto sudoeste, depois de uma curva, você encontra novamente o dr. Mad.
Como o grupo já está bem avançado e forte, o dr. Mad pode ser eliminado em algumas rodadas, mesmo sem a magia de proteção.
Porém esse segundo dr. Mad não deixa nenhum item, apenas um baú com mesetas. Ele aparece sempre que o grupo passar por aqui, e não tem nenhum efeito no jogo, é apenas mais um inimigo.
Myau abatido
Essa curiosidade muito interessante me foi apontada por Anselmo Portes. Para finalmente ir ao encontro de Lassic, o grupo precisa subir até o último andar da torre de Baya Malay.
Lá em cima, você dá a Noz de Laerma para Myau e ele (ela?) cria asas para poder alcançar o castelo no céu. No meio do vôo, o grupo é atacado por um Golden Dragon.
Se Myau estiver com a energia baixa, o Golden Dragon poderá matá-lo. Mas o grupo todo está montado no Myau voador, lembra?
Então, além da mensagem de que Myau morreu, surge também a mensagem de que Alis e Myau foram lançadas (sim, no feminino) aos céus. Todos os outros morrem automaticamente e o jogo acaba.
Alis não pode morrer
Monocromático apontou essa curiosidade.Na luta contra Dark Falz, o inimigo final, você pode deixar Alis morrer.
Se o resto do grupo conseguir derrotar o monstrão, surge a mensagem “Alis ouve a voz de Nero no fundo de sua alma. Você renascerá para lutar novamente pela paz. Alis ressucitou.” e o jogo termina normalmente. Segundo Monocromático, esse é um bom link para a história de PS Gaiden.
Preso
Existe uma situação muito conhecida dos fãs, onde pode acontecer dos personagens ficarem presos numa parte do jogo sem poder continuar. Isso acontece quando você vai até o castelo de Lassic e, durante a luta, Myau morre.
O problema está em se Myau morrer e você tiver usado todos os pontos de magia de Alis e não tiver um Tapete. Ou seja, você não tem como sair do castelo.
Albert Viudes Dick apontou outra situação inusitada. Ela acontece quando você está pra montar sua nave espacial e a última igreja que você visitou foi a igreja de Paseo, em Motavia. Conseguindo construir a nave com Luveno, Hapsby pode levar você para novos destinos.
Porém, se você usar um Tapete ou a magia Voa de Alis, o grupo retorna para a última igreja visitada, ou seja, em Paseo.
Aí está o grande problema: você não pode mais usar o porto espacial.
E você também não pode ir mais para nenhum lugar porque há montanhas e formigas-leão em volta, e, nessa altura do jogo, você ainda não tem o Landrover.
Sega em Algol
Em dois jogos da série existe uma referência à Sega (ou Tec Toy, no Brasil). Em PS 1 você encontra Miki na cidade de Sopia que pergunta se você gosta dos jogos da Tec Toy.
Na versão Americana o diálogo é (Traduzido): “Oi! Sou a Miki! Você gosta dos jogos da Sega?”
Agora na versão Japonesa esta escrito (Já traduzido): “Eu sou Miki chan, uma gamer. Você tem um Master System?” Se respondermos SIM, ela dirá: “Você é um gamer como eu, ne? Realmente o som FM é demais!” E se respondermos não: “Que isso! Então vá comprar logo!” Se quiser saber mais sobre estes diálogos, basta seguir o link: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1853
Inimigo muito estranho oculto nos códigos do game
Nas publicações da Semana Bizarra de Phantasy Star I (Postadas no Blog De Algol: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1766) foi encontrado um inimigo muito esquisito batizado como “Enemy John Doe Algoliano” escondido nos códigos do jogo. Ele, além de ultra poderoso, ele ainda presenteia ao jogador nada mais nada menos do que 31855 de experiência, 22281 Mesetas e Um machado de Lacônia
Itens: M. System, Zillion e Secreto
Ainda escondido nos códigos do jogo existe o item M. System, Zillion e Secreto. Não foi encontrada nenhuma função para o “M. System” e nem para o “Zillion”. Quando tentamos usá-los, surge uma mensagem dizendo “Não é necessário usar isso”, Característica típica de itens de uso automático como a lâmpada mágica, bússola, passe e etc. Já o item “Secreto” é somente uma respresentação de item presente na loja de artigos usados da cidade de Scion. Para maiores detalhes, leiam o texto da Semana Bizarra de Phantasy Star I: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1818
Como os personagens atacam SEM armas
Quando encontramos o Myau, ele vem desarmado, então, ao atacar, ele usa as garras. Isso é mais do que perfeitamente concebível e lógico. Entretanto, os demais personagens, excetuando-se o Myau, SEMPRE vêm armados com alguma coisa e é impossível desarmá-los por meios normais oferecidos pelo próprio jogo. Se usarmos código para deixar o slot de armas vazio, TODOS OS DEMAIS PERSONAGENS atacarão como o Myau desarmado, ou seja, com as unhas. Os códigos usados para fazer isso estão neste link: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1800
Sprites não utilizados
É normal durante a criação de um jogo serem deixados de fora algum elemento gráfico ou sonoro. No post da Semana Bizarra de Phantasy Star I – Dia 4 http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1837 (Catálogo de Sprites) foram encontrados alguns NPC's que ficaram de fora do jogo, mas ainda acessíveis via códigos.
Blocos de cidades
Através do uso do código Walking through walls (Atravessar paredes) foi constatado que algumas cidades do jogo ficam juntas num mesmo bloco. Neste post você encontra os exemplos e o código usado: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1853
Tarzimal Antes De Lutz (Texto perdido!)
Assim como Sprites Perdidos, também é possivel a existência de TEXTOS não utilizados dentro de um game. No caso de Phantasy Star I existem exemplos assim que você confere aqui: http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1853 Mas nesse caso, foi encontrado um texto do Tarzimal que ele deveria falar caso chegássemos nele ANTES de pegar o Lutz/Noah: “E quem é você? Encontre meu aluno Noah na Caverna Maharu você (Obs: Está tudo junto mesmo! Maharú-você) o Conhece?” SIM: “Eu sei de algo que eu devo contar a ele” NÃO: “Traga ele aqui se for o caso não faz sentido prolongar a conversa”
Versão Coreana
A versão Coreana de Phantasy Star I recebeu um tratamento todo especial logo quando o jogo é carregado.
E não para por aí! A tela título foi toda reconstruída também
diversos/curiosidades/ps1eng.1607117420.txt.gz · Última modificação: 2020/12/04 13:30 por yoz

Ferramentas da página