Skip navigation

Fanmade, Capas/Covers de Phantasy Star I

Postado por em 23/08/2014

Bom dia humanos!

Há algum tempo, depois de muito conversar com outros “phans” sobre as capas de Phantasy Star, cheguei à conclusão de que não gostava de nenhuma.

Sim, atirem pedras se quiserem, não me importo. Aliás, é ótimo começar um post atiçando uma flamewar, não?  Não?! Ok então… mas continuo não gostando das capas dos Phantasy Star clássicos. Para mim a melhorzinha é a de PSI de Mark III lançada no Japão, a primeira cover de Phantasy Star. Mas até ai era só opinião pessoal, nada demais. E o tempo passou.

phantasy-star-jap

“Capa original de Phantasy Star de Mark III”

 Num belo dia no grupo Retrogamers Brasil do Facebook, um rapaz mostrava uma foto bem contente de um cartucho de Phantasy Star de Master que ele havia conseguido num rolo da vida. Por que vocês sabem né? Hoje em dia temos um garimpo maior, e com mais garimpeiros do que nos áureos tempos da Serra Pelada procurando um cartucho original da série, quando alguém consegue, é pra glorificar de pé pela Grande Luz! 

hands

Nem o Link de “The Legend of Zelda” levantaria um item com tanta animação quanto esses caras

Enfim, voltando…

No meio do post citado da aquisição do “phan”, alguma coisa, não lembro o que exatamente, fez a gente entrar na questão do cartucho estar “loose” (incompleto), sem caixa e manual. E o felizardo comentou que iria investir na impressão do manual do jogo e numa cover para a futura caixa. Como “phan”, me senti na obrigação de ajudar, e enviei o scan do manual que tem aqui na Gazeta.

Depois veio a questão da capa pra caixa. Fui procurar a cover e não demorei pra achar a nacional, mas surgiu um pequeno detalhe que me incomodou muito… o que comentei no primeiro paragrafo, achava a capa original feia demais pra um jogo como Phantasy Star.  Mas enviei o link com a imagem dela no tópico mesmo assim. O cara agradeceu, mas ainda não tirava a frustração na cabeça das capas originais não caírem no meu gosto pessoal.

Dai me veio uma ideia: “por que não fazer a minha própria capa de Phantasy Star?

Ah pra quê… passei o dia mexendo no editor de imagens pra saber como fazer uma dessas. Na hora de escolher a imagem, não pensei duas vezes, fui catar o Hintbook de PSI e extrai algumas ilustrações do livro. O resultado foi este aqui (clique para ver maior):

Capa 01

AH GAROTO! ERA QUE EU QUERIA… Só que não.

Sou muito chato para aceitar só uma capa como essa. Na verdade até gostei do resultado amador, mas ainda faltava alguma coisa. Postei a capa modificada no post do Retrogamers Brasil, e para minha surpresa o pessoal curtiu bastante o trabalho. Então, não satisfeito, passei a tarde fazendo outras capas. E surgiram essas aqui (clique para ver maior):

Capa 02

 

 

Capa 03

Agora tinha alcançado o que queria, uma versão mais próxima da primeira capa lançada, com três dos quatro modelos de capas usados pela Tectoy para seus jogos de Master System. VITÓRIA!

Depois de muito editar, acabei por fazer um post para os demais membros do Phantasy Star Brasil com as três capinhas “piratex” para ver o que os outros “phans” achariam.  Saldo positivo como visto no link! Agora só faltava lançar em algum site bacanudo de Phantasy Star… qual site seria né? Dica: começa com “Gazeta” e termina com “Algol”. O problema era apenas um… sou meio enrolado. E levei um tempo para escrever esse post, pois estava trabalhando muito…

Wren copacabana Cali Games

“Estava tentando descobrir  a mecânica do jogo California Games na Praia de Copacabana…”

Bom, essas capinhas são um presente de “phan” para “phan”, afim de ajudar os amigos que colecionam a terem mais uma forma de restaurar seus cartuchos loose.  Espero um dia ver alguma dessas capinhas impressa numa caixinha bacaninha. Como não tenho caixa nem o cartucho, nem a impressora, nem circuitos na cabeça, nem tempo… acho que vai ser difícil conseguir ver uma delas ao vivo, mas se algum de vocês tiver esse trabalho, mande uma foto para mim! Daí consigo visualizar o resultado por completo. Ficaria muito feliz de ver que o meu serviço foi bem aproveitado.

Segue o link com as três capas já em tamanho para impressão no MEGA (em breve elas estarão na Gazeta também).

E este site aqui tem informações sobre impressão de covers.

Deixem nos comentários suas opiniões e criticas sobre esse primeiro trabalho  😉

Saudações de Algol!

4 Comments

  1. Posted 25/08/2014 at 7:57 pm | Permalink

    Achei muito legais as capas, principalmente a terceira que achei a mais nostálgica. ^^

  2. Posted 27/08/2014 at 6:02 pm | Permalink

    A primeira ficou com cara de capa de filme, segunda gostei também e a terceira ficou muito boa ao estilo master system.
    Adorei essa prancha de surf com logo de Orakio *.*

  3. Posted 27/08/2014 at 9:10 pm | Permalink

    Obrigado Sora Gamer! A terceira eu fiz depois de ler um comentário de um outro membro que dizia ter saudades da capa original. Então peguei a brasileira da Tectoy e troquei a imagem dos personagens . =)

  4. helinux
    Posted 08/07/2016 at 3:38 am | Permalink

    bons tempos de phantasy star!!! saudades!!!!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*