Skip navigation

Conclusão da Labuta de Captura de Sprites de PSI?

Postado por em 20/04/2012

Quem sabe?

Devo começar dizendo que essa atualização deveria ter saído há muito tempo, mas só recentemente me vieram às mãos os recursos necessários para realizar a tarefa de modo mais preciso. Fora que enquanto trabalhava na criação da Semana Bizarra de Phantasy Star I, acabei topando com códigos que revelaram “coisas” secretas dentro da ROM, como os NPC’s perdidos (Chamados assim pelo fato de terem sido criados, inseridos na ROM, mas nunca usados). Por isso, cada etapa de captura que eu citar aqui, será por um método específico. O primeiro deles é…

Pelo Catálogo de Sprites

Durante a postagem do quarto dia da Semana Bizarra de Phantasy Star I, falei de vários códigos que revelavam NPCs. Surpreso fiquei quando percebi a existência de vários (Totalizando 6) que não havia encontrado enquanto andava de cidade em cidade capturando imagens para a seção de Sprites de Phantasy Star I da Gazeta de Algol. Mediante a isso, vou usar novamente cada código para revelar esses NPC’s e dar um belo upgrade nas imagens da referida seção.

– Do que se tratam mesmo esses códigos de catálogo de Sprites?

– Cada código nada mais é do que um modificador de Sprites de NPCs. Ele muda somente o NPC que você visualiza quando entra numa casa, fala com alguém na rua ou mesmo pressiona o botão para ver as caixas de opções (Que exibem o cenário do lugar onde os personagens se encontram) sem alterar em nada a função vigente (Ou seja, se eu entrar na casa da Suelo com o código que mostra o Padre, vai aparecer o Padre, mas com o diálogo da Suelo).

Para garantir que eles são realmente Sprites Perdidos, resolvi dar mais um tour pelas cidades dos três planetas e não encontrei esses 6 NPC’s perdidos, mas vamos analisar o que temos e os que faltam para chegarmos a alguma lógica.

Primeiro vamos falar dos completos.

O primeiro trio que temos são os das mulheres de cabelos curtos:

Se pararmos para observar com cautela a imagem anterior, perceberemos um padrão: Existem 4 tipos discerníveis pelas cores das roupas, de cima para baixo temos, azul, vermelho, azul mais claro (Que eu vou considerar como sendo branco) e verde. Cada tipo dividido por cores de roupa é, por sua vez, subdividido por cores de cabelos, nesse caso, padronizado para mulheres de cabelos azuis, pretos e loiros. Vamos observar mais um exemplo completo a seguir:

Ocorre o mesmo com o exemplo anterior, homens classificados por cor de roupa (Azul, Vermelho, Branco e Verde) e mais três subdivisões por cor de cabelos (Azul, Preto e Loiro).

Em resumo temos:

Divisão= 4

SubDivisão de cada divisão= 3

Agora vamos analisar o restante (Incompletos):

Na imagem anterior vemos “uma boca com um dente faltando”, 🙂 realmente aparecem as 4 divisões, mas uma delas está com a sua subdivisão MUITO incompleta, ou seja na divisão de roupa branca onde deveriam aparecer 3 subdivisões de cabelos azuis, pretos e amarelos, só aparece o de cabelo amarelo, que é justamente o Assistente do Dr. Luveno.

Os demais podem ser acessados pelos códigos:

00C2DC:14 Homem de cabelos escuros e roupa branca;


00C2DC:18 Homem de cabelos azuis e roupa branca;


Obs: NPC’s de trajes claros geralmente são usados como atendentes hospitalares de cidades ou vilarejos.

Vamos ao nosso segundo caso de NPC’s perdidos:

Na nossa nova situação, aqui, estão perdidos nada mais nada menos do que 4 Sprites NPCs. Pra resumo de tudo, NÃO EXISTEM MULHERES DE CABELOS LONGOS AZUIS! Mas a divisão de roupa está completa.

Obs: Poderia ter somente uma loira de cabelos longos e de vestido vermelho para ser a Suelo e o restante, deveriam ser personagens transeuntes que não deveriam usar os mesmos Sprites que a Suelo.

Vamos aos Códigos:

00C2DC:21 Mulher de cabelos azuis longos e roupa vermelha;


00C2DC:22 Mulher de cabelos azuis longos e roupa verde;


00C2DC:23 Mulher de cabelos azuis longos e roupa azul;


00C2DC:24 Mulher de cabelos azuis longos e roupa branca;


Portanto, atualmente na seção de Sprite Seet de Phantasy Star I, temos:

Todavia, com a entrada dos demais secretos/perdidos, a imagem ficará mais completa, mais bem arrumadinha.

O Link é este: http://gazetadealgol.com.br/_media/diversos/sprites/psi_sprite_populacao_com_os_perdidos.png

Vou aproveitar também para personalizar e inserir mais alguns Sprites de NPC para o caso de algum desenvolvedor de FanGame criar algo bem bacana pros fans de Phantasy Star.

Só para demonstrar alguns que eu mesmo criei:

Soldado do Deserto;

Velhinho com roupa verde e chapéu Dezoriano;

Soldado com capacete diferente (Quem sabe uma versão primitiva dos que são usados comumentes nas cidades);

Outro soldado com armadura própria para locais com oxigênio comprometido. Esse com certeza deu um certo trabalho pra fazer, mas menos que uma hora (1h);

Esse com certeza foi o mais estranho que eu achei, parece aqueles robôs de filmes antigos que exibem futurologia de aspecto retrô e pouco eficiente.

Tem outros meia boca que eu fiz, quem quiser ver, basta seguir o Link…: http://gazetadealgol.com.br/_media/diversos/sprites/psi_sprite_populacao_personalizada_2.png

Agora vamos aos cenários…

Captura de Cenários Pelo Catálogo de Diálogos

Bem, para capturar os cenários remanescentes SEM precisar ir até eles, usarei os códigos de catálogos de cenários que foram usados no primeiro dia da Semana Bizarra de Phantasy Star I http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1766 (Repetindo-os).

Vamos novamente a eles:

00C29E:00 Campos de Palma;

00C29E:01 Campos de Palma;

00C29E:02 Florestas de Palma;

00C29E:03 Mar (Diferente da práia);

00C29E:04 Práia;

00C29E:05 Deserto de Motávia;

00C29E:06 Campos de Dezóris;

00C29E:07 Área Vulcânica em Palma;

00C29E:08 Cidade;

00C29E:09 Vilarejo;

00C29E:0A Porto Espacial;

00C29E:0B Área tomada pelo gás venenoso em Motávia;

00C29E:0C Floresta de Dezóris;

00C29E:0D Paisagem Palmana acima de Baya Malay (Sem o Castelo de Lassic);

00C29E:0E Cenário aéreo onde ocorre a batalha contra o G. Dragon;

00C29E:0F Paisagem Palmana acima de Baya Malay (Com o Castelo de Lassic);

00C29E:10 Interior de Residência (Cidade);

00C29E:11 Interior de Residência (Vilarejo);

00C29E:12 Hospital (Cidade)

00C29E:13 Hospital (Vilarejo)

00C29E:14 Igreja (Cidade)

00C29E:15 Igreja (Vilarejo)

00C29E:16 Loja de Armas (Cidade)

00C29E:17 Loja de Armas (Vilarejo)

00C29E:18 Loja de Alimentos (Cidade);

00C29E:19 Loja de Alimentos (Vilarejo);

00C29E:1A Loja de Artigos de segunda mão (Cidade);

00C29E:1B Loja de Artigos de segunda mão (Vilarejo);

00C29E:1C Casa em ruínas;

00C29E:1D Sala do Governador de Motávia;

00C29E:1E Altar do Lassic;

00C29E:1F Cenário de batalha contra o Dark Falz;

Aqui se encerra a Lista de Cenários Possíveis e não foram encontrados qualquer cenário secreto. Entretanto, o arquivo compactado recebeu uma upada com novas imagens, como:

Cenário do Dark Falz acessado via código (Apesar de feião, como é só o cenário, não há razão para temer :-))

Outro caso semelhante ao do Dark Falz, ou seja, cenário acessado por código. Devo salientar também que quando eu realizei as primeiras capturas (As quais não tinham apoio de código algum) este mesmo cenário foi capturado de modo a NÃO aparecer o corpão do G-Dragon como pode ver, em retrospecto, na imagem a seguir.

E por fim, temos o cenário do céu exibindo o castelo do Lassic:

O link para download do arquivo compactado: http://gazetadealgol.com.br/_media/diversos/sprites/compactados_cenarios_gerais_new_s.rar

Para os casos de cenários com animações, tipo vulcões, mar, gás e etc, farei uso também de um código mestre para acionar os cenários SEM que apareçam as caixas de textos com as opções e quaisquer outras informações 00C2DB:3E (Este código é interessante, quando o ativamos e pressionamos o botão “A” ou “B”, ele abre o cenário onde Alis se encontra, e se pressionarmos novamente qualquer botão, ele sairá. Mas se tivermos libertado o Dr. Luveno, surgirá o mesmo na tela realizando os diálogos de seu evento. Ou seja, em resumo, este código nada mais é do que um link para os eventos ocorridos na casa do Dr. Luveno, portanto estes eu usei antes desse evento).

Isso me poupou o trabalho de capturar os cenários animados e ter de limpá-los manualmente um por um retirando as caixas de textos. Basta assistir esse pequeno vídeo de quase dois minutos demonstrando como realizei a tarefa de limpar os quadros da praia.

http://youtu.be/BP1nMuDZ-Bk

Quem quiser ver os cenários quadros por quadros, convido vossas senhorias a clicarem no link http://gazetadealgol.com.br/diversos/sprites/ps1 e dirigir-se ao “Cenários (Arquivos Compactados)”.

Fora isso, temos também um TileSets de PSI que eu encontrei nos meios dos meus antigos arquivos de RPG Maker:

O problema é que ela veio no formato .pcx num pacote de Tiles/rgssrtp de RPG Maker, não veio assinado a autoria (Nem tinha .doc ou .txt associado a imagem) da captura e organização, nem lembro onde baixei (Na verdade eu nem sabia que tinha isso no meu PC porque nunca trabalhei com .pcx) porque faz tempo que eu trabalhei com RPG Maker portanto, somente estou usando a mesma em nossa biblioteca de Sprites para deixá-la mais completinha, mas deixando clara a minha isenção como autor da captura e organização disso.

– Porque a interrogativa no título principal deste report?

Simples! Pelo fato de ainda existirem planos que eu não sei se vou fazer, um deles é criar as terceiras versões (Inexistentes) dos inimigos cuja espécie só possui duas (2). Como, por exemplo o caso dos Bobocops, Centauros, Dezoriano, Mamífero proboscídeo elefantídeo pré-históricos, Golens, Marauder class, para concluir, os inimigos Marinhos, Moscas, Planctons e etc. Tenho muita vontade de criar as terceiras espécies desses inimigos com, quem sabe se possível, ataques extras e tudo mais. Tinha muita vontade de criar novos Sprites Remakers, mas esses são mais difíceis ainda de se fazer.

Em todo caso, deixo o meu cordial “até logo” e quem sabe nos encontramos em alguma outra postagem na Gazeta de Algol.

Até mais!

5 Comments

  1. Filipe
    Posted 20/04/2012 at 11:19 am | Permalink

    Yoz, o mais exímio estuprador de roms algoliano! Hehehe. Muito legal, cara!

  2. Posted 20/04/2012 at 11:35 am | Permalink

    Cara, esses sprites perdidos já tinham se mostrado interessantes antes e agora com essa análise mais aprofundada, ficaram ainda melhores.

    Esses seus sprites customizados são muito loucos! Podiam tentar inseri-los no jogo como NPCs ou inimigos. huahauhauahuahauha

    Muito bom ver que os sprites estão mais completinhos agora!

  3. Paulo Aquino
    Posted 20/04/2012 at 3:21 pm | Permalink

    Yoz faz com as roms mais ou menos aquilo que muita gente já fez com a Jessie do Pokémon, rsrsrsrsrsrsrs

  4. Rafael, the Esper
    Posted 28/04/2012 at 4:41 pm | Permalink

    Olá, Yoz. Belíssimo trabalho. Eu já me aventurei nesses sprite captures, inclusive o conjunto de Tilesets é meu.

    Veja onde postei o original:
    http://www.psalgo.com/full-image-1268.html

    Mas fique a vontade para utilizá-lo.

  5. Posted 29/04/2012 at 11:03 pm | Permalink

    Caramba Rafael! Bacana esse trabalho de captura e organização dos Tiles que você fez. Parabéns! Pena eu não ter achado isso antes no Fringes (Na verdade eu não entro muito no psalgo) se não eu já creditava aqui oficialmente depois, é claro, de te pedir pra usar. Encontrei isso num pacote de Tiles de RPG Maker (Um arquivo zipado que tava uma verdadeira zona) todos num formato .PCX.
    Obrigado por permitir que este fosse pra nossa biblioteca de Sprites, vou imediatamente retificar o texto identificador dos tiles inserindo seu nome como autor.

One Trackback/Pingback

  1. […] o post sobre a pendenga toda no Blog de Algol. Parabéns pelo ótimo trabalho, […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*