Skip navigation

Phantasy Star III: determinando em qual cenário iremos lutar

Postado por em 17/10/2011

Nota do Orakio: Aí vai mais um post muito louco do nosso amigo Yoz… manda bala, rapaz!

* * *

Já esta se tornando mais do que normal para mim topar com algo curioso mesmo depois de publicar uma semana bizarra. O mesmo aconteceu com o Phantasy Star IV e porque não com o glorioso Phantasy Star III?

Como de praxe, por se tratar de Phantasy Star III, fiz uma consulta com o Mestre Thiago “Senil”, doutor em Phantasy Star e uma verdadeira biblioteca viva/ambulante em específico do Phantasy Star III 🙂

Os códigos que determinam o cenário de batalha na qual iremos lutar (a saber, FFD028:00Xx) primeiro devem ser ativados, com o uso do acessório Action Replay. Depois, você entra em batalha aleatória normalmente e enfrenta inimigos no cenário definido pelo código, ignorando o local onde os inimigos foram encontrados (que é a referência que normalmente define o cenário de batalha). Logo abaixo irei mostrar as imagens dos cenários que eu cataloguei e os códigos para acionar cada um. Também falarei um pouco sobre eles, incluindo duas surpresinhas.

Vamos lá!

Planícies verdes de Alisa III

FFD028:0000

É o cenário mais comum encontrado na maior parte Alisa III, surge quando estamos em área aberta esverdeada.

Planícies congeladas de Alisa III

FFD028:0004

Ocorre quando estamos em áreas congeladas de Alisa III, como no Domo de Aquática logo na primeira visita de Rhys ao local, e permanentemente no Domo de Frigídia.

Campo deserto de Arídia em Alisa III

FFD028:0008

Embora muito visto e conhecido por ser uma constante área deserta em todas as gerações jogáveis, este só é encontrado no Domo de Arídia.

Campos Lunares

FFD028:000C

Um dos mais bonitos e relativamente raros, pois só é visto nas Luas Dahlia e Azura (Fora de Alisa III).

Área Aberta com blocos de pedras claras

FFD028:0010

(EXCLUSIVO VIA CÓDIGO!)

Este cenário com certeza é uma das surpresas nas quais eu esbarrei. Ele não é encontrado normalmente em parte alguma do jogo e só foi acessado via código enquanto os mesmos eram catalogados.

Foi especulado que este se trata de um cenário de luta que poderia ser visto em Skyhaven (pelo fato de lá, em nenhum momento, haver batalhas), e muito embora Skyhaven possua o mesmo layout arquitetônico de Lashute (labirinto semifinal onde enfrentamos Rulakir antes de Dark Force) já foram encontradas ocorrências de labirintos em locais diferentes e com o mesmo layout, porém exibindo cenários diferentes de luta. Mas existe um contraponto lógico a essa teoria, que são as nuvens:

“Tanto em Skyhaven quanto em Lashute esses ambientes ficam muito acima do nível do solo, talvez mais próximos das nuvens, portanto, não se veria as nuvens do céu do mesmo modo como são vistas da terra”.

Aventou-se também a possibilidade desse cenário talvez surgir dentro do templo de Laya (para que pudéssemos resgatá-la com um pouco mais de desafio, já que é fácil demais encontrá-la, ou nos momentos em que existem soldados bloqueando a nossa passagem). A questão básica aqui é: esses templos são ou não cobertos? Se levarmos em consideração o ícone representante dos mesmos (desses templos Layanos), a resposta seria SIM, eles são cobertos e não daria para vermos as nuvens no céu caso enfrentássemos uma luta em alguns desses lugares.

Presume-se também que o cenário pudesse ser encontrado nas áreas ao redor de algum castelo (entre as muralhas e a parte interior dos castelos) e que fora suprimida por alguma razão. Mas neste caso haveria a desobediência de uma regra predominante em Phantasy Star III em termos de definição de cenários de batalha, ou seja, a regra da transição de tela.

Mas o que viria a ser isso?

Os cenários de batalhas do Phantasy Star III nunca são definidos SEM uma transição de tela fora de batalha (como quando saímos de uma cidade ou entramos num castelo ou calabouço). É diferente do que ocorre em alguns casos no Phantasy Star I e IV, onde basta você “pisar” em algo diferente no solo, e isso já bastaria para mudar o cenário de batalha.

Mas mesmo a regra de transição de tela não refutaria a lógica do acionamento desse cenário se enfrentássemos uma batalha nas ruas de um vilarejo qualquer.

Foi usado um código de Pro Action Relay que permite forçar a entrada de batalha independente de onde estivermos (0019CE:BCDE), mas nos lugares testados, como cidades, em Skyhavem e no submerso interior do templo que guardeia a Espada Orakiana, esse cenário não se apresentou.

O único fato que temos é que ele foi criado, mas não foi usado.

Caverna da ilha ao Sul de Yaata e do extremo Oeste de Arídia

FFD028:0014

Este cenário é visto em áreas como a caverna onde adquirimos a Safira e onde encontramos o Wren.

Cenários de aspecto tecnológico

FFD028:0018

Outro cenário muito encontrado em Phantasy Star III. Pode ser visto quando estamos atravessando as passagens que conectam os Domos de Alisa III ou em outros lugares como o centro de controle de climas e satélites em Arídia, subsolo de Techna.

Áreas hostis dos Castelos (1)

FFD028:001C

Vemos muito desses também, são encontrados em áreas de castelos, como o Castelo de Landen, o Castelo de Lensol e Castelo de Techna (Geração de Ayn).

Áreas hostis dos Castelos (2)

FFD028:0020

Este cenário com piso de pedras amarronzadas é visto quando enfrentamos batalhas em outros tipos de castelos como o Castelo de Cille e Shusoran (Na geração de Rhys), no Castelo de Mystoke (Geração de Sean).

Área cavernosa com rochas verdes

FFD028:0024

Vemos esse quando vamos para a Caverna dos rebeldes (Geração de Sean).

Calabouço dos castelos

FFD028:0028

Este é bem comum, pode ser encontrado em locais como nos Calabouços dos castelos, pode-se citar o Calabouço de Cille, Landen e Lensol (Geração de Ayn), e no Calabouço de Shusoran (Geração de Rhys).

Calabouço dos castelos

FFD028:002C

Já este parece ser um pouco mais raro, pode ser visto quando adentramos o Calabouço de Mystoke (Geração de Sean).

Calabouço dos castelos?

FFD028:0030

(EXCLUSIVO VIA CÓDIGO!)

Outra surpresinha! Esse também só pode ser acessado via código. Não se tem muito que especular sobre ele além do fato de ter sido criado para servir de ilustração de Calabouço hostil. A questão é:

“Qual calabouço?”

Segundo o meu amigo Thiago, o único calabouço que tem um desenho diferente é o de Mystoke, já que os demais seguem os mesmos padrões. Mas infelizmente não é o de Mystoke, muito embora pudesse até ter sido criado com essa finalidade.

Talvez este tivesse sido projetado para ser usado no templo submerso onde pegamos a Espada que pertenceu ao Orakio, quem sabe não tivessem tido a idéia de enfrentar inimigos por lá, mas na versão final do jogo esta idéia tenha sido abandonada.

Cenário de Dark Force

FFD028:0034

Nada mais nada menos do que o cenário da batalha final contra Dark Force. Este cenário só pode ser visto nessa batalha e em nenhum outro lugar.

Outra coisa que eu não consegui fazer foi a captura dos quadros da reprodução do efeito pralax das nuvens. Então, resolvi pegar as imagens de maneira estáticas, só que isso implicaria num outro problema: a posição das nuvens de um cenário em relação à posição das nuvens de outros cenários.

O que isso quer dizer é que, se capturássemos uma imagem de um cenário de campo esverdeado, as nuvens viriam numa posição, e se fossemos capturar a imagem do campo congelado, a possibilidade das nuvens virem em outra posição seria muito grande.

Pensando nisso, rastreei essa nova geração de códigos de Phantasy Star III que me permitiu parar cada camada paralax das nuvens (e estrelas) para o ponto de origem (posição 00 – zero zero) para que eu pudesse pega-las na mesma disposição.

FF2E02:0000 Parando camada 00 (para cenários estrelados)

FF2E22:0000 Parando nuvens 01

FF2E42:0000 Parando nuvens 02

FF2E62:0000 Parando nuvens 03

FF2E82:0000 Parando nuvens 04

FF2EA2:0000 Parando nuvens 05

FF2EC2:0000 Parando nuvens 06

FF2EE2:0000 Parando nuvens 07

FF2F02:0000 Parando nuvens 08

FF2F22:0000 Parando nuvens 09

Veja o vídeo demonstrativo:

Em relação às customizações.

Bem, ao meu entender, os gráficos de Phantasy Star III possuem um nível de detalhamento muito grande para que seja possível criar personalizações com a mesma facilidade de que se fossemos fazer com o Phantasy Star I, II e IV. Portanto, não esperem muito. Claro que não irei mostrar aqui pra não dar vexame 😉 e para induzi-los a olharem por si só na própria seção de Sprite Sheet da Gazeta de Algol (Lá no finzinho da página).

E assim dou por encerrado esta postagem de atualização da seção de Sprite da nossa querida, boa e velha Gazeta de Algol, quer dizer, não tão velha porque o tempo todo ela vem sendo renovada em suas seções 🙂

E para finalizar a postagem, deixo um poema Algoliano muito legal escrito pelo Thiago “Senil”!

Após um tempo de contato com os terráqueos, os Algolianos percebem que a tal “Força Negra” também está nos seus corações e que eles querem abandonar seu próprio planeta como seus próprios antepassados fizeram.

Poema de Alisa III

Ares nunca dantes navegados

Pais e avós até aqui trilharam
Lágrimas de sangue derramaram
Para sobreviver do mal profundo
Ali em sua enxuta nave-mundo

Um mal que tentaram aprisionar
Em um templo submerso do mar
Fazê-lo de tal forma é inútil
como andar sem os pés é fútil

Agora chegamos numa nova terra
E aqui não queremos mais estar
E nem nossos anfitriões ficar

Pois aqui habita também a fera
O mal negro (que não quer cessar)
Está em nossos corações a morar

Até mais e não deixem de esperar por novidades!

12 Comments

  1. Posted 17/10/2011 at 12:39 pm | Permalink

    É assustador pensar que há muita informação dentro de um jogo que nunca será usada nem vista. Medo.

  2. yoz
    Posted 17/10/2011 at 3:09 pm | Permalink

    Pior que as vezes isso ocorre com mais freqüência do que se possa imaginar…

  3. Tallarico
    Posted 17/10/2011 at 6:58 pm | Permalink

    krak, o q mais será q tem por ai q nao é descoberto? uma quarta geração? uma poligamia? rs… mas nossa, muito bacana isso, m ensina mestre da paciencia a conseguir fazer isso?rsrsrsrs… e krak, kda camada d nuvem ser um codigo diferente mostrao esforço dos programadores… podiam ter deixado tudo 1 unico codigo e focar em colocar os personagesn para batalhar né? ou será q é algo q tá escondido tb?

  4. Posted 17/10/2011 at 11:08 pm | Permalink

    Valeu pelos elogios Yoz!

    Realmente foi um prazer assustar-me em primeira mão com essas imagens de cenários inéditos!

    Uma pena que não os tenham utilizado; embora concorde com você que o mais bonito de todos foi escolhido (aquele que surge em Azura e Dahlia).

    E valeu pela publicação do meu poeminha! 🙂

    Mal posso esperar por mais descobertas suas!

  5. Posted 17/10/2011 at 11:24 pm | Permalink

    Fantástico Yoz! Obrigado por mais um post esclarecedor sobre ps3 (um jogo misterioso criado em circunstâncias misteriosas). Acredito que isso tenha sido causado pela pressa de lançar este jogo, o que tornou alguns cenarios não aproveitados! Gostei muito de conhecer estes lugares novos, que só voce conseguiu acessar! Abraço rapaz!

  6. Posted 17/10/2011 at 11:58 pm | Permalink

    Yoz, a testemunha ocular da série Phantay Star! Parabéns hehe!

  7. yoz
    Posted 18/10/2011 at 9:21 am | Permalink

    >Uma pena que não os tenham utilizado;
    R: Eu fico imaginando as razões por terem retirado isso.

    >Mal posso esperar por mais descobertas suas!
    R: Eu acho difícil encontrar algo mais sobre Phantasy Star III, embora ainda hajam bastante coisas. O Phantasy Star III possui uma programação muito “arisco” (Se é que esse termo se emprega), tem coisas que desafiam a lógica para encontrar códigos. Mas tem uma coisa que eu consegui fazer no Phantasy Star I, II e IV que eu ainda não consegui fazer no Phantasy Star III. Se eu consegui, isso sim seria uma descoberta gigantesca. Mas ainda tenho programado mais uma postagem, qualquer coisa além disso, é mero bônus inesperado.

    >Acredito que isso tenha sido causado pela pressa de lançar este jogo,
    R: Com certeza essa é uma das possibilidades, a final a SEGA tinha muito disso de querer sair na frente na competição mercantil.

    >Gostei muito de conhecer estes lugares novos, que só voce conseguiu acessar!
    R: Cara! Imagina a minha cara quando eu topei com isso!

    >Abraço rapaz!
    R: Outro pra você, aparece mais na Lista pra gente bater um papo ou me manda emails.

    >Yoz, a testemunha ocular da série Phantay Star! Parabéns hehe!
    R: Valeu!
    🙂

  8. cristfc
    Posted 18/10/2011 at 11:48 am | Permalink

    Muito bom! Eu nunca tinha lido nada sobre esses cenários “perdidos”
    cada vez que vejo essas coisas perdidas dentro das Roms, lembro de sonic 2 e hidden palace hehe

  9. yoz
    Posted 18/10/2011 at 12:23 pm | Permalink

    Também nunca vi nada na internet sobre isso.

  10. Posted 18/10/2011 at 6:07 pm | Permalink

    Great finds!

    I agree that the first mystery background could have been created for Skyhaven or LaShute, it matches the colors well.

    The second one is probably either for Mystoke or Divisia. They are the only two dungeons that load a unique palette for the floor and walls. However, they each load another palette (from 33536 and 335B6) that are not displayed during the game. I can’t tell for sure from that screenshot but either could match the color of that mystery background.

  11. Kurt Hectic
    Posted 18/10/2011 at 11:27 pm | Permalink

    Gostei da materia. Esse tipo de coisa me lembra do sonic 2 onde teve 2 mapas e itens que foram feitos mas nunca foram usados, dizem que foi por causa de tempo ou outros motivos, mas eles não tiram pois poderia corromper ou criar problemas na programação.

  12. yoz
    Posted 19/10/2011 at 10:45 am | Permalink

    >labirintos carrega outra paleta (de 33536 e 335B6) que não é exibida durante o jogo.
    R: Interessante. Porque essas paletas não seria exibidas durante o jogo? Cara! Quanto mais tentamos encontrar as respostas para os segredos constidos em Phantasy Star III, mais o véu de mistérios se mostra firme e forte.
    Isso é que é jogo.
    Muito obrigado pelo comentário, Hugues, são sempre bem vindos.

    Kurt, fico feliz por ter gostado do meu texto, eu tento me esforçar ao máximo. Em relação ao Sonic, de fato tem inúmeras coisas escondidas nos vários jogos. O que mais me chama a atenção, são os Sprites Perdidos, como os monitores com Estáticas (Que dá pra acessar com o Modo de Edição se não me engano) o Sonic com óculos de mergulho, fora inimigos (Que vemos no Protótipo do Sonic II) e por aí vai.

    De fato eu adoro essas coisas bizarras que ficam de fora.
    🙂

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*