Skip navigation

Semana Bizarra de Phantasy Star IV: salvando a Alys (método 1)

Postado por em 20/05/2010

Dando continuidade à Semana Bizarra de Phantasy Star IV no Blog de Algol, nosso bizarro amigo Yoz, que fez a bizarra captura de sprites de Phantasy Star I, vai contar mais sobre as bizarras descobertas que fez em Phantasy Star IV. É bizarro. Com a palavra, Yoz, o ídolo da molecada algoliana.

— Orakio “O Gagá” Rob

Nesse quarto post, irei explicar como proceder para salvar a Alys e levá-la para enfrentar a Escuridão Profunda… de quebra você ainda poderia levar o Seth para a batalha final.

Apesar deste método não ser perfeito como aquele que será descrito no método 2, fiz questão de posta-lo pelo simples fato deste ter me dado um trabalhão imenso para descobri. Foi muito tempo pensando e repensando.

Observação 1…: Para evitar de re-explicar tudo novamente TIM TIM por TIM TIM, e para que haja um entendimento melhor sobre o tutorial a seguir, leia antes os posts anteriores que falam sobre o DeBug Menu e o Exercito de Chaz.

Observação 2…: Lembre-se de, toda vez que passar de uma tela para outra em áreas onde tem batalhas aleatórias, desmarcar a opção Enemy para evitar que isso ocorra.

Objetivo…: Finalizar o game com os seguintes personagens: Alys, Chaz, Rika, e Wren. E ter a possibilidade de escolher como quinto personagem Hahn, Gryz, Kyra, Raja, Demi, Rune ou Seth (A única diferença é que tanto o Seth quanto o Rune serão adquiridos em lugares distintos).

Primeiramente, Inicie o game e use o código FFEC9F:06 para ativar o DeBug Menu do Phantasy Star IV.

001

Ignore a ALYS e siga para Dezóris através do Expresso Dezoriano.

002

Após chegar ao planeta de Gelo, vá para Mansão Esper (Lembre-se de que para entrar na mansão neste momento, você precisa vir por cima dos guardas), certifique-se de que a opção Block ainda esta ativada, e vá pegar a Elsydeon simplesmente andando em direção à parede onde, futuramente se abrirá a porta que leva a caverna com a espada (Antes de pegar a Elsydeon, retire as duas adagas de Caçador do Chaz)…:

003

Depois de pegar a Elsydeon conseqüentemente você passará a ter 5 Chaz. Compre 2 Telepipes (Pode ser em JUT) ou use o Ryuka para retornar para Piata.

Obs…: Um dos efeitos colaterais quando usamos algum Expresso, é que os Teletransportes se tornam interplanetário, ou seja, você viaja dos Campos de um planeta para a cidade de outro planeta.

Quando chegar a Piata, vá até o segundo pavimento da universidade (Onde você começa a controlar o Chaz no inicio do jogo) e use o Expresso para ir a Rykros…:

004

Em Rykros, siga para a Torre da Fúria e converta os 5 Chaz em somente 1, para isso, basta desligar a opção Block, subir as escada que levam ao salão onde se encontra a Alys falsa (Nesse momento Chaz voltará a ser 1), ligar a opção Block novamente e descer pela mesma escada que você veio (Você pode até tentar enfrentar a Alys se quiser e adquirir o Megid muito que antecipadamente, mas vai precisar ganhar níveis para isso).

Depois disso, volte para Piata novamente usando teletransporte, na Torre do Silêncio existe um Telepipe bem aqui nesse ponto…:

005

Em Piata desligue a opção Block e pegue a Alys, depois disso vá falar com o Reitor…:

007

Após o evento, vá e pegue o Hahn e derrote IgglaNova (Chaz estará com a Elsydeon, se você tiver retirado as Adagas de Caçador do Chaz no inicio do game, as mesmas vão para Hahn).

008

Após derrotar o monstro, retorne e fale com o Reitor. Saia de Piata e dê uma passada por Mile (Desnecessário), mas é o melhor momento para enfrentar o “minhocão do rancho”, pois mais breve do que o normal Mile se tornará um vilarejo morto, e aqui você pode ganhar muitos níveis.

Dê uma passada por Zema e realize os eventos de lá (Encontre o Professor Holt petrificado), depois disso siga para Molcum e pegue o Rune.

009

ATENÇÃO! Se os passos a seguir não forem obedecidos a risca, o truque não funcionará!

Após se encontrar com Rune, volte para Zema e entre na caverna do Vale do Nascimento, ignore Holt petrificado e entre na Bio Fábrica. Para isso, basta abrir a porta por de trás do professor de pedra (Fique posicionado atrás dele, mas não de frente pra ele e sim de lado conforme a imagem a seguir).

010

Obs…: Se por engano você abrir a porta no lugar errado, basta voltar um pouco subir e descer as escadas logo abaixo do Professor Petrificado e a porta voltará para sua posição de origem.

011

Detalhe…: A Bio-Fábrica vai servir de exemplo para explicar um pequeno (D)efeito colateral do uso da opção Block. Quando estiver em labirintos como este (Que tenham esses elevadores legais que abrem a porta e tudo mais), procure andar com essa opção DESLIGADA, pois se você entrar num desses elevadores com a porta fechada, você vai ficar num eterno Vai-e-vem sem fim, e o jogo não irá prosseguir.

Pegando a Rika na Bio-Fábrica, volte novamente à Piata e pegar o Expresso Dezoriano.

ATENÇÃO!: Cautela nas missões da Associação dos Caçadores, pois muitas delas serão desativadas com os eventos a seguir.

Siga para Dezóris através do Expresso, vá à Ryuon até o bar do Gyuna e peça informações sobre a localização da espaçonave do Tyler. Depois do diálogo, siga para a lápide do túmulo do Pirata Espacial Tyler…:

012

Use a passagem oculta pelo túmulo de Tyler, e pegue a Nave Espacial Landale, mas antes desligue a opção Block para que seja possível realizar o evento onde os personagens encontram a espaçonave.

013

Após esse evento, finalmente o porto espacial Dezoriano emergirá das profundezas congeladas do planeta. Quando entrar no porto espacial, ocorrerão os eventos automáticos de “reaparição” dos personagens. Kyra e Raja surgirão para se aliar aos personagens.

014

Em seguida todos seguirão automaticamente para Motávia para concluir para o encontro com o restante da patota.

015

Alguém esta vendo dois Hahn? Deixa pra lá!

Bem, será aqui onde tudo se definirá, onde será dado o passo mais estranho para a salvação da Alys.

Ao assumir o controle dos personagens, coloque a Demi em sua equipe. Nesse momento Hahn deverá deixar o grupo, isso é necessário porque deixará de ser realizado o evento em que ele deixará a equipe (Ele só é importante se você fosse fazer o evento em que a Alys adoece pelo ataque de Zio).

016

Saia do Porto Espacial e siga para Tonoe (Repare a cratera aberta próximo a Mile), fale com o Vovô Dorin sobre a Alys Brangwin (Lembre-se que para que essas historinhas ocorram, deve-se desligar a opção Block).

017

Quando ocorrer o desentendimento entre os dois, Rune sairá e entrará mais um Grys. Nesse ponto sua equipe deverá ser: Alys, Chaz, Demi, Gryz e Rika.

018

Vá para o armazém e encontre o Alshine no subsolo e lembre-se de, antes de fazer isso, desligar o Block no DeBug Menu. Depois disso, siga para Zema e dês-petrifique a população e mais uma vez derrote IgglaNova (Novamente o aviso para desativar o a opção Block).

019

Siga agora para Torre Ladea, passe por Rune sem falar com ele (Basta ligar o Block), e pegue o Cajado Psíquico.

Atenção!: Aproxime-se do baú com o cajado com a opção Block ligado, se não o jogo travará devido a necessária ausência de Rune), após pegar o cajado (Observe que o cajado foi pego com os escudos ainda ativados) desligue o Block para tornar as coisas mais interessantes (Alys comparecendo no próprio enterro).

020

Após levar a Alys viva para o enterro dela mesma, siga para o Forte Zio e derrote o Mago Negro em Nurvus (Em Nurvus, novamente deixo o aviso de cuidado quando for usar a opção Block próximo de um elevador). Se quiser, antes disso, dê um pulinho até o antepenúltimo pavimento da torre e derrote Juza.

021

Ao vencer Zio, os personagens remanescentes deverão ser Alys, Chaz e Rika (3 personagens). Em jogo normal, deveriam ser Chaz, Rika e Rune (3 personagens), ou seja, a regra referente ao quantitativo de personagens esta sendo obedecida, o que não acarretaria problemas a partir daqui por diante pelo simples fato dos eventos com Rune dispensar a presença dele na equipe.

022

Repare que foi aberto também a cratera que leva ao cafofo da Escuridão Profunda, o que permite ir para a batalha final a qualquer momento que desejar, não que isso fosse um problema, já que com o Expresso Final você pode fazer isso quando quiser. A vantagem desse procedimento é que você pode jogar o game inteiro tendo a Alys presente em quase todas as missões, o único empecilho seria a ausência de Rune (Na verdade um incômodo para quem gosta dele), mas o mesmo poderá ser adquirido no momento que quisermos, mas aconselhado deixá-lo pro final se quisermos realizar as missões a partir desse ponto em diante, pois entrarão outros personagens e com Rune na equipe (O que deixaria a equipe composta por 5 indivíduos), as coisa se complicam.

Mesmo sendo desnecessário para a consolidação do truque em questão, seguirei descrevendo as minhas aventuras e mostrando fotos da Alys e sua “interação” com o restante da história. Entretanto, devo deixar avisado que isso só será feito aqui, ou seja, quando for descrever o método 2, eu não irei até o final, embora exiba imagens com curiosidades adicionais.

Depois disso, vá para Zelan, pegue Wren e o Cancelador (Este item é usado para desativar o dispositivo de camuflagem do satélite artificial Kuran).

023

Aqui nesse momento ocorrerá uma coisa bem curiosa, se você NÃO pegar o Cancelador, a viagem para Kuran será tranqüila, pode até matar o Dark Force de lá, mas essa opção é inviável quando se deseja realizar todas as missões, pois somente com a queda da nave em Dezóris é que Raja entrará para a equipe, e conseqüentemente pegar a Kira (Para que possamos recrutar a Kyra devemos ter o Raja). Portanto, embora não pareça, é necessário pegar este item e induzir os personagens a serem atacados pelo Feiticeiro do Caos e conseqüentemente causando a queda da nave sobre o templo de Raja em Dezóris.

024

Recrute Raja para a equipe, siga para o porto espacial retornando para Kuran e derrote Dark Force, em seguida e siga de volta para Dezóris. Usando o Cavador de Gelo (Repare que com o DOT 3 ligado no DeBug Menu este fica muito mais rápido), alcance Meese, Raja cairá doente (Mas o detalhe curioso aqui é que não ficará deitado na cama).

025

Siga caminho para floresta das plantas carnívoras e salve Kyra Tierney (Se quiser, coloque o Retalhador Lunar da Kyra na Alys, e quando adquirir o segundo na torre Garuberk, ela estará armada até as dentaduras), depois disso vá para a Mansão Esper até a sala de Lutz no santuário interior. Perceba que mesmo Rune não estando presente na equipe, sua atuação não é ausente.

No templo Gumbious a Tocha Eclipse será roubada, com isso, é seguir caminho para o Castelo Flutuante, derrotar os Xe-A-Thoul (Ou simplesmente dê a volta pelas ilusões e siga direto para Lassic, a não ser que não queria deixar ninguém pra contar história) e nosso velho e bem amado vilão Lassic (Mais uma vez o aviso, desligue a opção Block para que ocorra a aparição de Lassic).

026

Com a Tocha Eclipse em mãos, basta seguir para a floresta das plantas carnívoras e fazer churrasquinho delas (Ou simplesmente de a volta por cima das montanhas e alcance a torre por lá, mas deverá ler um dos meus posts anteriores para saber o que acontece).

Na Torre Garuberk o objetivo é derrotar Dark Force, mas lembre-se que aqui também tem os “elevadores”, portanto os problemas com a opção Block também ocorrerá aqui.

Neste ponto, o normal deveria ser uma visita à Gumbious, mas quando fazemos isso nessa estranha cronologia, o evento em que somos informados de Rykros não ocorre (Um ponto negativo é que acabamos por ficar com a Tocha Eclipe, ou seja, na maior cara de pau, acabamos por não devolvê-la), portanto aqui é onde chegamos a um momento decisivo, se queremos Seth na equipe, então devemos realizar nossa ida para Rykros usando o Expresso que se encontra em Piata (Motávia).

Façamos o seguinte, vamos deixar pra pensar nisso depois. Vamos por este caminho então, mais a frente eu darei maiores esclarecimentos.

Siga agora para Rykros usando o Expresso (Não vá pegar o Prisma), dê um pulinho na Torre do Silencio e realize os eventos por lá. Depois derrote o guardião da Torre da Força (De-Vars) e o guardião da Torre da Coragem (Sa-Lews).

027

Pode aproveitar também e entrar na Torre da Fúria e vencer Alys com Alys e equipe. Para isso, ligue a opção Block do DeBug Menu e subir as escadas que levam ao salão com a falsa Alys.

029

Depois da batalha, ATENÇÃO! Desça as escadas com a opção Block ligada, pois se a descer com ela desligada, seu grupo de personagens serão transformados em um exercito de 5 Chaz. Realize a ultima história envolvendo a Genesis de Algol na Torre do Silencio.

Aqui ocorre algo engraçado, num jogo normal, depois de Rykros, o objetivo seria retornar para a Mansão Esper e conseguir a Espada Elsydeon. O problema é que você já tem a espada lendária, e se mesmo assim você retornar para a Mansão, e descer na câmara secreta onde se encontra a esfera telepática de Lutz, ocorrerá um bug que transformará seus personagens em somente 1 Chaz.

Então, para evitar essa catástrofe em pleno final de jogo, basta retornar a Motávia e escolher o quinto personagem para enfrentar a batalha final contra a escuridão profunda.

No porto espacial Motaviano não se assuste pelo fato de Demi não estar aparecendo, “ela havia dito que iria se atrasar”.

030

Basta escolher qualquer um dos personagens presentes, sair e depois entrar no porto espacial, e Demi estará a sua espera e disposição.

031

Em relação a Seth e Rune. Bem, nesse caso o buraco é mais em baixo. Para escolhê-los, você precisa fazer por primeiro, antes de escolher como quinto membro de sua equipe, qualquer individuo presente no porto espacial Motáviano.

Seth pode ser adquirido no mesmo lugar de sempre, ou seja, na entrada da caverna da ilha próximo a Krup (Se já estiver com 5 personagens, o jogo não vai prosseguir).

Rune pode ser encontrado na Torre Ladea (Mesmo caso do Seth se já estivermos com 5 personagens).

Pontos Negativos deste método:

  1. Não poderemos pegar o LandRover e nem HidroFoil pelo método convencional;

  2. Se optarmos por ter Seth como quito personagem, não poderemos enfrentar a ultima forma do Dark Force (E nem pense em enfrentar o Dark Force sem ter o Seth! O jogo trava na hora) e conseqüentemente nem chegar a Rykros usando o porto espacial;

  3. Rune ou Seth só podem ser escolhidos quando for o momento de enfrentar a Escuridão Profunda para evitar problemas caso queira realizar missões com entrada e saída de outros personagens, Rune estará disponível como quinto personagem na Torre Ladea mas se ele for escolhido antes de Seth segundo este roteiro, haveria problemas para executar a missão de enfrentar a ultima forma do Dark Force;

Bem… Encerro aqui com este post…

Amanhã teremos o meio mais, vamos dizer assim, sinistro de se salvar a Alys, a vantagem deste é que o mesmo não possuirá desvantagens…

6 Comments

  1. Posted 20/05/2010 at 7:36 am | Permalink

    Bem legal, para variar! hehehe

    Imagino a cara da Alys vendo seu próprio túmulo! hehehe

    Pena que só tem mais um post!… Ou haverão outros mais? huahuahauhauha

  2. Posted 20/05/2010 at 7:47 am | Permalink

    Acho que não sei!
    😀
    Quer dizer, eu bem que poderia escrever um tutorial de como enfrentar a ultima forma do Dark Force usando um LandRover… Mas acho que não valeria a pena… Pois se você o enfrentar, você se lasca porque perde pra ele, mas se for trapaceiro que nem eu e ganhar, também vai se lascar de qualquer forma, portanto, seria algo improdutivo, embora curioso…

  3. Posted 20/05/2010 at 7:52 am | Permalink

    Isso eu gostaria de ver e saber! huahuahauhauha Eu atropelaria o Dark Force. hehe Será que funcionaria melhor que espadas sagradas e afins?

  4. Posted 20/05/2010 at 7:58 am | Permalink

    Vou ver se gravo um video então!
    Hehehehehehehehehehehe

  5. kalbanga
    Posted 20/05/2010 at 8:18 am | Permalink

    Fantástico post Yoz! Duvido que exista no mundo alguém mais fã de PS IV que você! E tenho de ver vc enfrentar o profund darkness com o landrover, to rindo só de imaginar!!!!

  6. Posted 20/05/2010 at 9:05 am | Permalink

    Fala Kal!
    Tudo bem?
    Que isso!? Phantasy Star II vai continuar sendo o meu preferido… Se bem que para escrever essa série de 5 postagem, eu tive de estudar o 4 detalhadamente…
    Não vai perder o post de amanhã!

One Trackback/Pingback

  1. […] http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=755 […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*