Skip navigation

Desconstruindo Phantasy Star: veja como o jogo resolve os combates!

Postado por em 14/09/2014

Atenção, pessoal, que isto aqui é coisa fina! Finíssima!

Talvez vocês não conheçam o René “Kilgamma” Dare, um dos mais antigos membros da Lista de Algol. Programador de mão cheia, ele não só criou um excelente emulador de Master System chamado Saya-RX como chegou a “emprestar” o host dele para que eu hospedasse a Gazeta há alguns anos, quando a minha grana era muito curta.

Um dia, o René apareceu na Lista com a ideia biruta de dissecar o código do primeiro Phantasy Star. E conforme ia estudando o código, ele ia liberando informações na Lista — informações inéditas, curiosíssimas, sobre como o jogo funcionava.

Eis que agora, nosso excelentíssimo amigo René preparou uma bela explicação sobre o funcionamento dos combates de Phantasy Star. São informações que vocês nunca viram em lugar nenhum, extraídas diretamente do código do jogo. Dentre outras coisas, o trabalho do René explica como o jogo define quem ataca primeiro, como o dano é calculado, o que acontece quando o Werebat “fica nervoso” e por que um pífio Sworm consegue causar mais danos aos heróis quando eles estão em níveis avançados do que no início do jogo.

Há uma boa dose de matemática envolvida, mas o René ilustrou o texto com exemplos de combate que facilitam o entendimento. Confiram, porque o material é realmente fantástico.

> > Desconstruindo Phantasy Star < <

2 Comments

  1. Thiago
    Posted 24/09/2014 at 10:48 am | Permalink

    Bem legal, mas acho que o fato do ataque do monstro ser calculado de acordo com o nível do personagem não foi uma idéia muito inteligente…

  2. thiago
    Posted 24/09/2014 at 9:45 pm | Permalink

    Muito interessante msm ^^!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*