Skip navigation

A Semana Bizarra de Phantasy Star III (dia 4)

Postado por em 31/03/2011

Abrindo Todas as Portas

Por Yoz

Apesar do subtítulo (“Abrindo Todas as Portas”) tudo o que eu farei aqui é iniciar o jogo normalmente e ensinar atalhos rápidos e fáceis para adquirirmos o Pendente de Laya e as Partes de Wren (Sem conotações sexuais :-)) ainda na geração de Rhys, e aproveitarei também para mostrar algumas micro curiosidades sobre o que acontece se irmos com o Rhys para um lugar que ele não deveria ir (A relação de um determinado objeto sobre outro), além, é claro, de divulgar outros códigos descobertos por mim.

A jornada será longa! Estão preparados?

Então vamos lá!

Obs: Orientem-se pelo mapa de Alisa III:

Primeiro inicie o jogo e tente fazer o casamento com Maia.

Após a abdução da princesa sem memória pelas garras do Dragão sem vergonha, Rhys será preso pelo próprio pai e depois jogado no “calabouca”, quer dizer, no calabouço para esfriar a cabeça. Aqui eu gostaria de chamar a atenção de uma coisa. Se você sair das masmorras do castelo de Landen sem falar com Lena (Quer seja usando o Escapipe ou o meu código de Pro Action Replay FFC000:AB01 combinado com o código Hinas FFD014:0064), ela não estará esperando por você no castelo de Shusoran (Eu adoro a programação desse game!).

Portanto, converse com ela e termine o ciclo e eventos referente a fuga de Rhys. Após fazer isso, assim que emergir na cidade de Landen, use os seguintes códigos combinados:

FFD024:01A4 Mystoke o Castelo do Silêncio.

e

FFD014:0064 Código Hinas.

Mesma ladainha das postagens anteriores, assim que a tela escurecer, desligue os dois códigos. Agora no Castelo de Mystoke, vá e procure pelo Pendente de Laya.

Aqui eu interrompo para mais uma observação interessante. Se um personagem de uma geração estiver num local onde não deveria estar (Como nesse caso de Rhys no castelo do Silêncio), as batalhas serão contra inimigos fracos, as vezes enfrentamos somente um Chirper por vez. Nesse caso é só ir fugindo se não quiser cegar a sua espada com besteiras.

Mas se mesmo assim você não quiser enfrentar inimigos, basta usar o seguinte código para não enfrentar batalhas:

0019CE:6006 Nenhum inimigo ou A2NT-AA8R

0019CE:600E Nenhum inimigo (Na ROM Japonesa)

Agora é hora de usar outra cria do papai aqui. Para retornar a Landen rápido, fácil, sem trauma e sem gastar o sebo das canelas, basta usar esse código aqui:

FFD014:0008 Leve-me de volta para casa versão 2 (Mais objetiva)

Obs: Desligue o código assim que a tela escurecer.

E você, no caso de Rhys, retornará as origens (Landen). Agora com o Pendente de Laya em mãos, você tem acesso a todos os domos de Alisa III via templos Layanos, mas a nossa aventura ainda não termina aqui.

Antes de prosseguirmos, porém, precisarei ensinar outro truquezinho. O código para atravessar paredes (O meu código preferido que descobri não tem tanto tempo assim), ou mais tecnicamente falando, o código que permite ignorar colisões entre os personagens e paredes, montanhas, NPC’s e etc (Menos portas e passagens).

Primeiro você insere e ativa esse código FFC000:AC01 e depois dê OK. Assim que confirmar o código e estiver no jogo (Mais precisamente controlando os personagens), abra novamente o local onde você inseriu o mesmo e o desligue.

Deixe-me tentar explicar melhor: Assim que você insere e ativa o código, todas as colisões serão ignoradas (Excetuando aquelas que permite passar de uma tela a outra, ou melhor dizendo, portas e passagens), mas se você entrar numa batalha com esse código ativado, o jogo dará Game Over, portanto, prossiga jogando com ele desativado que mesmo assim ele ainda estará funcionando.

Mas espere um minuto! Se eu quiser normalizar o jogo novamente fazendo com que as paredes voltem a fazer seu papel de paredes bloqueando o personagem?

Simples! Basta usar esse outro código aqui:

FFC000:AC02 Reativa as colisões

Ele simplesmente normalizará o jogo trazendo de volta todas as colisões, ou seja, as paredes voltarão a bloqueá-los assim como o mar, as pessoas, árvores e etc. Mas lembre-se de desligar o código para continuar jogando.

Bem, agora que você pode atravessar qualquer obstáculo simplesmente andando, vá para Oeste assim que sair de Landen.

Mais uma vez eu interrompo só para dizer o que acontece se entrarmos em Satera nesse momento. Apesar do ataque dos monstros ainda não ter ocorrido (Evento este que só acontece daqui a dezoito anos no futuro, isso se casarmos Rhys com Lena), o castelo estará em ruínas e o guarda pensará que Rhys é seu filho que ainda não nasceu, Nial.

Mas o nosso objetivo principal por enquanto é alcançar a caverna dos rebeldes que fica no domo de Elysium. Podemos chegar lá de duas maneiras, ou seguindo a pé, ou usando o seguintes códigos combinados:

FFD024:01EC Leva à Caverna dos Rebeldes

e

FFD014:0064 Código Hinas.

Mas eu optarei por ir a pé para mostrar algo em Divísia.

Saindo de Satera e seguindo rumo ao extremo Sudoeste de Landen, encontraremos uma caverna inter-domos não selada que nos dará acesso ao Domo de Elysium aonde finalmente chegaremos à cidade de Divísia.

Em Divísia Norte as pessoas falam de Alair, a irmã de Lune, que esta aprisionada no castelo de Divísia. Nas masmorras do referido castelo, porém, não há ninguém aprisionado. Na verdade eu adoraria ouvir ou ler algumas teorias de como estariam esses locais nessa época de Rhys. Onde será que anda o meu amigo e maior especialista em Phantasy Star III do Brasil, Thiago Mister Senil para me responder essa dúvida?

🙂

Mas aqui eu interrompo novamente para mostrar algo que nem é lá tão curioso assim, mas que eu queria deixar registrado (Inclusive isso foi até debatido com o pessoal da Lista de Algol). O normal, aqui nas masmorras de Divísia, é você vir sempre pelo norte, quando você faz isso, as grades da cela podem ser abertas sem problemas, porque o personagem sempre vai vir de cima. Mas se você tentar abrir a cela vindo de baixo, as grades não se abrirão.

Portanto, na geração de Nial, já que ele não abre nenhum baú contendo alguma chave e nem recebe as mesmas da mão de ninguém, Alair poderia muito bem abrir a cela sozinha e escapar por Divísia sul.

Mas esse é só um detalhe. Vamos seguindo.

Finalmente chegando à caverna dos rebeldes, olha só o que encontramos por lá:

Será esta uma aventura alternativa completamente desobediente ao cânon da saga?

Acho que Ryan ainda era muito pequeno nessa época para liderar um exercito contra Lune (Que por sinal, a essa altura do campeonato, ainda deve estar em sono criogênico). Por isso que Lyle veio dar o ar da Graça nesse momento se fazendo passar pelo Galã de óculos e cabelos escuros.

Como esperado a história segue “normalmente” como se tivéssemos jogando com Nial. Inclusive, Lune desperta por um instante só para desejar “boas vindas” aos próprios inimigos. Após a discussão e a resolução do mal entendido, Mieu entra na equipe e Rhys poderá pegar o Sub Parte de Wren e se transformar em submersível.

!?!?!?!?!


Bem, aqui vale mais uma explicação. Infelizmente eu não consegui “puxar” um personagem de uma geração posterior ou anterior (Quer seja por código ou por indução de evento) por causa disso no Phantasy Star III. É que o jogo já esta com todos os seus eventos de entrada de protagonistas programados, e parece haver uma forte linha que distingue uma geração de outra. O que eu estou querendo dizer é que se você iniciar numa geração e tentar pegar um personagem de outra, quem entrará é o personagem que esta na vez da geração a qual ele pertence. Nesse caso aqui, por exemplo, quando quem deveria entrar na equipe era Ryan (Pertencente a uma geração posterior a de Rhys) acabou entrando a Mieu, porque é a vez dela entrar (Já que Rhys esta sozinho e ela seria a primeira a entrar). O mesmo ocorreria se tentássemos pegar o Lyle ou Wren, mesmo na própria geração de Rhys, antes de pegar a Mieu.

Continuando, após pegar o Sub Parte de Wren, o nosso objetivo será pegar as outras partes dele. A próxima será o Aero Parte, o problema é que ele esta na Lua de Lune, e mesmo indo para Aerone (Bem próxima da caverna dos rebeldes diga-se de passagem) e tentássemos pegar a nave espacial no subsolo, o jogo não poderia prosseguir, isso acontece porque muito embora alguns dos eventos de Nial estejam ativos na geração de Rhys, a nave espacial de Aerone não pode ser usada.

Na geração de Rhys, entretanto, só existe um meio de ir para a lua Dahlia, que seria usando o expresso via código de Pro Action Replay. Ou melhor dizendo, os seguintes códigos combinados:

FFD014:0064 Equivalente ao Hinas.

e

FFD024:0012 Expresso para a Lua Dahlia


Lembre se que o caminho para o Aero Parte de Wren está protegido por Lune, portanto, se você não tiver com o seu código de atravessar paredes ativado, é melhor ativar o mesmo e seguir andando para a direita.

Agora só falta um parte de Wren (O Aqua Parte), e este esta no castelo flutuante de Skyhaven. E aqui temos mais uma seqüência de curiosidades bizarras dependendo do modo como você escolher ir para lá. Mas como dizia Jack o Estripador, “Vamos por parte”.

:-p

Se você optar por usar os dois códigos a seguir combinados:

FFD014:0064 Equivalente ao Hinas.

e

FFD024:0242 Nivel inferior de Skyhaven

Você emergirá no subsolo de Skyhaven e aí é só pegar o Parte final de Wren.

Porem, todavia, entretanto e no entanto, se você optar em ir para lá simplesmente transformando o Wren ausente em Jato no domo de Frigidia….

🙂

…bem, você terá uma surpresa. Mesmo sem ter Wren na equipe, ele se transformará tanto em Jato, quanto em Aquamarine ou Submersível.

Vamos pela rota mais longa para demonstrar isso.

Primeiro eu uso o código FFD014:0008 (Usá-lo sozinho) para me deixar em Landen (Já que eu não posso sair de Dahlia usando a nave espacial), depois eu sigo para o Domo de Frigidia através dos palácios de Laya. Para isso será necessário usar o palácio de Laya que fica a sudeste do Domo de Landen e depois pegar outro palácio que fica a Sudoeste do Domo de Aridia. Depois é só encostar num aeroporto qualquer, pois mesmo sem Wren na equipe, ele se transformará em Jato.

“Espere um minuto! E se resolvêssemos tentar sair de Skyhaven sem termos o Jato? O que aconteceria?”

A resposta é simples: “Ele, mesmo assim, se transformará em Jato normalmente como se já tivesse com o Aero Parte nos itens e Wren na equipe. E ainda digo mais, se você tentar aterrissar num aeroporto mesmo estando na forma de Jato, você NÃO voltará a forma humana. Ficando transformado em Jato para sempre, ou se retornar novamente para um dos castelos flutuantes.” Isso acontece porque o jogo previu que você só poderia alcançar tanto Skyhaven quanto Lashute somente depois que tivesse com Wren na equipe e com o AreoParte nos itens. Portanto, por mais ilógico que seja, o game não te deixa na mão. Mas eu adoraria ver a galera despencando desses lugares flutuantes e se estabanando lá em baixo no mar.

😀

Só mais uma pergunta: “Dá para alcançarmos Skyhaven indo a pé?”

A resposta é não, assim como não podemos entrar a pé no palácio submerso no Domo de Landen (O que contem a Espada de Orakio com o espírito de Dark Force).

Obs: Olha só que interessante, na imagem acima, mesmo Rhys estando a quilômetros a baixo, e impressão que temos é que ele esta acima do castelo flutuante.

Agora que temos o poder de ir “onde quisermos”, ou aonde nenhum Rhys jamais esteve :-), vamos fazer umas visitinhas breves em locais distintos.

O primeiro deles é a câmara criogênica de Laya. Basta se aproximar do rio diretamente ao sul de Hazatak.

O que é interessante, conforme já mencionei, é que mesmo sem Wren na equipe, ele se transforma nos veículos sem problema algum.

Bem, agora que estamos neste mundo esverdeado a baixo do Domo de Arídia, finalmente chegamos ao palacete e olha só quem nos espera lá.

Pelo visto o nosso amigo Lyle gosta de estar em todas. Porém, para não fazer papel de mulherzinha, o cavaleiro dragão Layano resolveu deixar parte do evento nas mãos de uma mulher de verdade. Ou melhor dizendo, deixou que Lena se passasse por Laya. Quem ela pensa que esta enganando?

:-p

Devo dizer que esse troca-troca todo é muito bizarro.

Mas acontece a mesma coisa de outrora, quando surge a mensagem dizendo que Laya juntou-se ao grupo, nem Lyle e nem Lena, quem entra e a Mieu (Porque ela é a “bola da vez”).

Vamos seguindo.

Em Términus basta usar o código para atravessar paredes para passarmos por dentro de Rulakir e enfrentar o Dark Force (Isso mesmo! Não precisamos nem libertá-lo da Espada do Orakio). Mas o que acontece se fizermos isso já foi dito no post anterior a esse.

Mas espere um minuto! Como vencer o Dark Force sozinho com o Rhys se o Left Hand não para de restaurar o restante do corpo?

Simples, basta usar esse código aqui que eu criei especialmente para esse momento: FFD2F4:270F. A boa notícia é que esse código simplesmente fará com que você tire 9999 de danos num ataque (Quase um Final Fantasy). A má notícia é que o Dark Force também vai tirar essa mesma quantia de você quando atacá-lo :-). Portanto, basta usar mais esses dois códigos aqui para você ficar invencível.

010330:6034 + 010562:6034


Vamos seguindo para a cidade de Lensol localizado ao sudoeste do Domo de Dracônia. Lá o local estará “desabitado” (Tem o pessoal nas casas), e o castelo estará fechado (Nem adianta falar com o cara do vilarejo de Endora que mesmo assim os portões não serão abertos). Entretanto, se você ativar o código de atravessar paredes e caminhar em direção ao portão, você conseguirá entrar no castelo. Lá dentro, mais precisamente no subsolo, olha só! Lyle marcando presença! 🙂 Como será que ele chega tão rápido a esses locais? Será que ele tem um Ryuka e está escondendo o jogo, ou é capaz de se transformar em algum animal alado?

😛

Obs: Diferente das celas das masmorras de Divísia, aqui em Lensol, as grades são abertas quando nos aproximamos de baixo para cima.

Diferente do ocorrido no palacete de Laya, aqui Lyle resolve assumir o lado fêmea dele, ou mais precisamente, assumir o papel da filha que ele ainda não teve.

O engraçado é que se você for para esses locais mesmo já tendo Lyle na equipe, outro Lyle estará presente.

Em Techna não haverá nave espacial.

Nossa aventura irá se encerrar no Domo de Aquática, que ainda se encontra congelada. No decorrer normal de jogo, o correto seria descongelarmos o local arrumando o clima, mas aqui eu poderei visitar os locais isolados simplesmente caminhando sobre as águas congeladas. Mas até que não seria incoerente se realmente pudéssemos andar sobre o gelo.

Aqui acontece mais uma coisa peculiar. Mesmo o Domo estando congelado, as cidades, diferente de Rysel (o vilarejo de pesca localizado no mesmo Domo) os reinos de Agoe, Shusoran e Cille não estarão tomados pelo gelo.

E as peculiaridades não terminam por aqui: Quando o Domo estiver congelado, você não poderá entrar em Shusoran vindo pelo norte. Mas, se você entrar em Shusoran vindo pelo Sul e sair pelo norte, o Domo milagrosamente estará descongelado e os portões do norte estarão acessíveis, assim como ocorre se entrarmos e sairmos da caverna da ilha Sage.

A embarcação, mesmo com o lugar descongelado, não poderá ser pega, e se entrarmos em Rysel, o vilarejo estará congelado novamente assim como o restante do Domo se sairmos novamente.

Por falar em ilha Sage, se você entrar lá e conversar com Siren, a tela escurecerá e ficará assim para sempre, portanto, nem chegue perto dele quando estiver na geração errada.

E por fim, se você vencer o Rei Cille estando só com o Rhys, após o casamento, você retornará para um ponto específico do Domo de Landen com o nível 1 e somente com os itens que tinha quando iniciou o game.

E assim eu termino o post de hoje, mas ciente de que ainda tem vários lugares para visitarmos tanto com a geração de Ayn quando com a de Nial. Mas isso eu deixo nas mãos de vocês, já mostrei como fazer, agora só resta os demais jogadores de Phantasy Star III desvendar esse mistério.

No nosso próximo e derradeiro encontro, irei falar sobre os códigos que eu descobri, abrangendo tanto aqueles com alguma utilidade quando os completamente inúteis.

Até lá!

3 Comments

  1. Posted 31/03/2011 at 12:09 pm | Permalink

    hehehe Este foi realmente interessante! Esse Ryuka por códigos é algo maneiro; podiam ter implementado algo assim. Às vezes é um saco mesmo ter que passar por três domos para chegar aonde se quer (especialmente nas segundas gerações antes de pegarmos o pendante de Laya).

    Quanto à sua pergunta, posso pensar mais a respeito? hehe

    E, novamente, fica evidente o esmero dos caras ao programar esse jogo. hehehe Imagina a bizarrice de ter Laya, Ryan e Thea no mesmo grupo? huahuahuahuhaua

  2. Posted 01/04/2011 at 12:10 pm | Permalink

    Gostaria muito de ver isso Thiago!

  3. Posted 02/04/2011 at 12:18 am | Permalink

    Yoz, mandou bem neste aqui! Muito bom!

    Você mencionou o “galã” Ryan… sabe que eu não suporto o Ryan? Acho que ele tem um visual estranho, que não combina com o dos outros personagens.

    Ri muito com essa sua “caça aos paradoxos”, como quando o guarda chama o Rhys de Nial, he he…

    Tem uma coisa em você que eu realmente admiro. A gente sabe que o jogo não se programou para essas situações que você armou. Logo, é óbvio que não vai rolar nada de especial, tipo cenas inéditas.

    A maioria das pessoas não se daria ao trabalho de ficar caçando bizarrices, mas você fica testando tudinho, e acaba encontrando situações engraçadas e inusitadas. Tipo essa da Alair: é óbvio que ela não vai fugir agora que você viu que a porta abre, mas é engraçado mesmo assim!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *
*
*