Skip navigation

Desconstruindo Phantasy Star: veja como o jogo resolve os combates!

Atenção, pessoal, que isto aqui é coisa fina! Finíssima!

Talvez vocês não conheçam o René “Kilgamma” Dare, um dos mais antigos membros da Lista de Algol. Programador de mão cheia, ele não só criou um excelente emulador de Master System chamado Saya-RX como chegou a “emprestar” o host dele para que eu hospedasse a Gazeta há alguns anos, quando a minha grana era muito curta.

Um dia, o René apareceu na Lista com a ideia biruta de dissecar o código do primeiro Phantasy Star. E conforme ia estudando o código, ele ia liberando informações na Lista — informações inéditas, curiosíssimas, sobre como o jogo funcionava.

Eis que agora, nosso excelentíssimo amigo René preparou uma bela explicação sobre o funcionamento dos combates de Phantasy Star. São informações que vocês nunca viram em lugar nenhum, extraídas diretamente do código do jogo. Dentre outras coisas, o trabalho do René explica como o jogo define quem ataca primeiro, como o dano é calculado, o que acontece quando o Werebat “fica nervoso” e por que um pífio Sworm consegue causar mais danos aos heróis quando eles estão em níveis avançados do que no início do jogo.

Há uma boa dose de matemática envolvida, mas o René ilustrou o texto com exemplos de combate que facilitam o entendimento. Confiram, porque o material é realmente fantástico.

> > Desconstruindo Phantasy Star < <

Fanmade, Capas/Covers de Phantasy Star I

Bom dia humanos!

Há algum tempo, depois de muito conversar com outros “phans” sobre as capas de Phantasy Star, cheguei à conclusão de que não gostava de nenhuma.

Sim, atirem pedras se quiserem, não me importo. Aliás, é ótimo começar um post atiçando uma flamewar, não?  Não?! Ok então… mas continuo não gostando das capas dos Phantasy Star clássicos. Para mim a melhorzinha é a de PSI de Mark III lançada no Japão, a primeira cover de Phantasy Star. Mas até ai era só opinião pessoal, nada demais. E o tempo passou.

phantasy-star-jap

“Capa original de Phantasy Star de Mark III”

 Num belo dia no grupo Retrogamers Brasil do Facebook, um rapaz mostrava uma foto bem contente de um cartucho de Phantasy Star de Master que ele havia conseguido num rolo da vida. Por que vocês sabem né? Hoje em dia temos um garimpo maior, e com mais garimpeiros do que nos áureos tempos da Serra Pelada procurando um cartucho original da série, quando alguém consegue, é pra glorificar de pé pela Grande Luz!  Read More »

PS II Dungeon Torture: Laboratório de Biossistemas

Ah, Phantasy Star II… que delícia os seus labirintos, hein?

Quem já jogou sabe que PSII é o RPG mais troll de todos os tempos. Os labirintos são infernais, difíceis de navegar até quando você tem um mapa em mãos. As rotas são complicadas, você se perde rapidinho, não dá para salvar dentro deles e ser surpreendido por um grupo particularmente forte pode significar o fim do seu grupo em um único turno. Bons tempos.

Enfim, estou jogando PSII novamente, agora em japonês na coletânea Phantasy Star Collection do Saturn. Como meus tempos de masoquista adolescente já passaram, peguei uns mapas para me orientar, e de posse deles eu consigo perceber ainda melhor como esse jogo é o sétimo filho do capeta. Querem ver?

Laboratório de Biossistemas

Não, esse não é nem de longe o labirinto mais difícil ou complexo de Phantasy Star II, mas é um bom exemplo de como os labirintos do jogo podem torturar a sua sanidade.

O laboratório de biossistemas é apenas o terceiro labirinto do jogo, você vai chegar a ele em algumas poucas horas. Os inimigos não são um grande problema se você estiver bem equipado e num nível razoável (leia-se, se não estiver fugindo de batalhas como um fracote, você já vai chegar aqui num nível bacaninha).

Você precisa fazer duas coisas no laboratório de biossistemas: encontrar a dinamite e pegar a gravação do sistema em um grande terminal no subsolo. E você deve estar pensando, “oba, subsolo, é só descer uma escada, né?”

HA HA HA! Novato, você vai levar uma surra desse jogo! ^_^

Para chegar ao subsolo do laboratório, você precisa subir até o terceiro andar, e de lá cair por um buraco que vai levá-lo ao subsolo. É ou não é uma baita sacanagem?

Mas calma que fica pior, veja só a rota que você precisa fazer no primeiro andar:

biosystemslab1_rota

Você começa na parte sul. O lado leste é roubada, então você vai seguir para oeste, sempre junto à parede externa do labirinto, que “por acaso” é o caminho mais longo :( Observe que há três trechos em que você pode entrar errado, e quanto mais você andar no labirinto, mais monstros vai encontrar.  Read More »

Wren Core chegando na área!

Foto minha de formatura de colégio, não reparem. :-P

” Foto minha de formatura de colégio, não reparem. :-P

Bom dia Algolianos, tudo bom? Sou “Wren Core“, o androide parte carioca, parte algoliano que chegou para colaborar com a Gazeta de Algol a convite do “Orakio- Rob”.

Alguns devem me conhecer dos grupos do Facebook e do G+, outros dos eventos realizados no Rio de Janeiro e a maioria nunca deve ter ouvido falar de mim. :-P Diferente do Grande Yoz que manja muito da parte de romhacking, do Orakio-Rob e do Senil que são PHDs em Phantasy Star, Alan que coordena uma grande audioteca só da franquia e do Engleth que é profissional de Phantasy Star II, eu não possuo tanto conhecimento na área (não faço nem ideia de como estou escrevendo no wordpress!), então vou tentar me focar na área mais “phan” com fanmades e na área de eventos presencias, como já faço nos grupos.

Orakio falou pra virar a esquerda da nebulosa de Andrômeda, a Gazeta deve ser pouco ali na frente perto daquela Lua...

” Orakio falou pra virar a esquerda da nebulosa de Andrômeda, a Gazeta deve ser pouco ali na frente perto daquela Lua… “

Espero que curtam as postagens, ainda não mexo bem no wordpress mas vou aprendendo aos poucos. Em breve algumas novidades pra vocês! Fiquem à vontade para me adicionar no Facebook ou G+ para trocarmos umas ideias. Estão todos convidados a participar dos grupos/comunidades Phantasy Star Brasil, de Master System até PS Vita. Nós temos bolos de chocolate lá. ;-)

Saudações de Algol!

Phantasy Star Extended v1.00 já disponível!

UPDATE para a turma que está com problemas para baixar do GitHub, DOWNLOAD AQUI!

UPDATE 2: o jogo pode ser encontrado na seção de fangames da Gazeta. Vou tentar manter o download na Gazeta em dia, mas para ter certeza de que baixou a versão mais recente do jogo, acesse este link e clique em “Download ZIP”. Repetindo: DOWNLOAD AQUI! 

O fangame que gerou extrema ansiedade entre nossos visitantes (ansiedade até demais, tive que editar alguns comentários, rs…) finalmente foi lançado!!!

Screenshot_Enemy

Com vocês, o criador do jogo:

Prezados amigos,

Fico feliz de anunciar que acabo de lançar uma versão do remake do Phantasy Star I, conforme antecipado gentilmente pelo Orakio no post da Gazeta:
Peço que leiam o arquivo leaime.txt, ou então lembrem-se do seguinte:
1. Controles:
<Enter> -> Botão de ação
<Shift> -> Botão de menu
<Esc> -> Botão de cancelar
2. Executando o jogo:
Você precisa ter instalada a Java Runtime Envinronment (JRE).
Clique duas vezes no arquivo .jar ou rode o seguinte comando em linha de comando:
java -jar Phantasy.jar
Abraços,
Rafael, the Esper
O que vocês estão esperando? Baixem logo esse negócio e contem o que acharam!
Valeu mesmo pelo seu trabalho, Rafael! Estamos todos muito curiosos para ver o que você preparou para a gente!

Fanart: Alis Landale, por Soterio Salles

Nossa, como estamos recebendo artes ultimamente! Que beleza!

Geralmente é o Yoz que vem postar essas coisas por aqui, mas o PC dele está dodói, então eu vou ter que “emular” o Yoz. Vamos ver se eu consigo…

Nosso amigo  Soterio Salles/MajinZERO mandou mais uma arte caprichada da Alis para a gente. Como de costume com as artes dele, vamos mostrar a coisa tomando forma diante dos seus olhos. Começando pelo desenho inicial:

Novo Documento

Putz, o cara nem pintou ainda e já tá bom pra caramba…

Mas vamos lá, vamos ver como o desenho fica com cores:  Read More »

Fanart: Finding Maia (Marlena Le Cille), de Sarah Waters

E eis que mais uma vez, o seu amigo algoliano que vos escreve neste momento traz mais uma arte fabulosa feita por nossa amiga, também do sistema solar Algol, Sarah Waters.

maiaoflanden

Esta arte da Sarah está sensacional! Para quem não sabe, Maia ou Marlena Le Cille é a garota encontrada desacordada e desmemoriada na beira da praia na introdução de Phantasy Star III SEGA Genesis.

beachmaia

E mais uma vez eu me despeço com esta breve postagem, mas já ansiando por mais desenhos de nossa amiga.

Será que ela ainda vai fazer mais algum? ;-) Fiquem ligados!

Lyle La Mirah por Sarah Waters

Agora temos outra arte belezura feita pela Sarah, só que desta vez de um Personagem de Phantasy Star III, o Lyle La Mirah (Cavaleiro Dragão para muitos), influenciada e inspirada nesta arte do protagonista de Samurai X Rurouni Kenshin.

shapeshifter

Ah! E antes de terminar aqui este texto, MAIS um convite! ;-) gostaria de aproveitar e convidá-los (Você que tem face) a participar da comunidade Phantasy Star Brasil no Facebook:

994419_575419435883796_784680092_n

Por hoje é só! Será que teremos outra arte da Sarah Waters? Esperamos que sim!

Fiquem atentos…

Campanha “Elsydeon no Man at Arms”!

Ecoando aqui a mensagem do meu amigo Wren, do Grupo Phantasy Star Brasil:

* * *

elsydeon_no_man_at_arms

Então galera, vocês conhecem o canal “Man at Arms”? Se não olhe esse link aqui:http://www.youtube.com/user/AweMeChannel?feature=watch

Os caras são “ferreiros modernos” e fazem armas que o publico pede. A coisa é simples, as pessoas assistem os videos e comentam qual arma querem ver no próximo vídeo deles. Já apareceu a Espada do Cloud FFVII, Espada Justiceira dos Thundercats, a Ferroada do Hobbit enfim… Uma cacetada de nerdices legais.
Comentando com um colega de faculdade que estuda sobre os Piqueiros Suíços da Idade media, veio a pergunta ” Pq vc não sugere aos amigos do seu grupo eles fazerem a espada do teu jogo ai?” E honestamente, é uma ótima ideia, então bora por em pratica? Vamos até o canal do Man at Arms e pedir para eles fazerem uma ELSYDEON!!! 

É isso mesmo galera, escrever lá “We want Elsydeon sword of Phantasy star game”, se tivermos muitos comentários e views pode ser capaz de vermos uma feita de verdade cortando coisas no final. Então bora trabaiá!

‪#‎phantasystar‬ ‪#‎manatarms‬

* * *

Vamos lá, rapaziada!

Clonagem de Itens em Phantasy Star II (Mega Drive)

Esta dica foi inicialmente publicada num antigo blog meu que foi descontinuado. Para muitos, não é novidade alguma, e foi descoberta por mim em meados de 1995, num momento de fúria e desespero (muitas coisas acontecem assim em Phantasy Star II), e hoje estou adaptando para o Blog De Algol.

Sem mais delongas, vamos ao “Cheat” se é que posso definir isso desse modo.  Read More »